15 de out. de 2008

Mais de 2.879 professores vão receber computadores

Do Portal CNotícias

O Governo de Sergipe vai promover de 22 a 24 de outubro, a 1ª Exposição de Tecnologia Educacional (Expotec), no Complexo do SESI da Avenida Tancredo Neves. Na ocasião, 16 empresas apresentarão os computadores que serão disponibilizados para 2.879 professores da rede estadual, cadastrados no Programa de Inclusão Digital dos Profissionais do Magistério Público Estadual (Proid). Em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), o governo vai financiar 100% do valor do equipamento. O investimento total será de R$ 3,7 milhões.

A exposição também será palco para apresentação de outras ferramentas de tecnologia educacional, utilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) no âmbito dos setores e das unidades escolares, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e da administração.

O Proid foi suspenso em outubro de 2006, e reestruturado pela Lei Nº 6.422 de maio de 2008 e Decreto Nº 25.419, de 16 de julho de 2008. O objetivo do programa é promover a inclusão digital entre os profissionais do magistério estadual. Dentre os critérios estabelecidos pelo novo decreto governamental, para ter direito ao computador o profissional do magistério tem que se encontrar em sala de aula.

Nos estandes da Expotec, os beneficiados pelo Proid terão acesso às explicações sobre as configurações dos equipamentos, formas de financiamento do programa e encaminhamento das propostas. Representantes da Secretaria da Educação, do Banese e das 16 empresas especializadas em equipamentos de tecnologia de informática, habilitadas pela Engetis e Compranest, serão os responsáveis pelo repasse das informações.

O programa permite que seja disponibilizado um computador ou um notebook, desde que atenda a configuração mínima estabelecida no decreto governamental e não ultrapasse R$ 1 mil. Caso o beneficiado escolha um computador de preço mais elevado, deve se responsabilizar pela diferença no valor do produto.

:: Outras ferramentas

Durante a Expotec, a SEED apresentará projetos e programas que estão sendo desenvolvidos para acompanhar as novas ferramentas tecnológicas que garantem a agilização das demandas administrativas, em benefício do aluno, professor, servidores e gestores. Serão também apresentados programa que estão sendo aplicados em sala de aula com o propósito de elevar a aprendizagem.

Dentre os programas serão apresentados o Sistema Integrado de Gestão (Siga), Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), os programas Oitonomundo, TV Pendrive e TV Escola, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE´s), o Programa de Inclusão nas Tecnologias para alunos com Necessidades Especiais (PROINESP) e o PROINFO, programa da Secretaria de Educação à Distância do MEC, que visa atender a todas as escolas públicas da zona urbana e rural, com a inserção de equipamentos tecnológicos.
.

Nenhum comentário: