16 de out. de 2008

X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - Parte I

Apresentação

Neste ano de 2008, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza seu décimo Encontro Nacional com a expectativa da presença de 2.000 participantes e representantes dos 150 Comitês de Bacia atualmente instalados no território brasileiro.

O seu Colegiado Coordenador definiu, como tema principal para o evento, “O Fortalecimento da Gestão Participativa das Águas – 10 anos de Articulação dos Comitês de Bacia no Brasil”, justamente para caracterizar a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas dentro do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil.

Implantados em 18 Estados da Federação e em discussão para serem instalados nos demais Estados, os Comitês de Bacias Hidrográficas ganham maior importância dentro do Sistema quando se constata que, dentro destes plenários, encontram-se representantes de todos os segmentos, seja o poder público, usuários ou a sociedade civil organizada, que, em discussão integrada, participativa e compartilhada, definem o futuro de suas bacias hidrográficas, buscando sempre a melhoria para a qualidade e quantidade de suas águas.

O X Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, portanto, além de apontar para uma simbólica reflexão pelos dez anos de articulação dos Comitês de Bacia dentro dos Sistemas Nacional e Estaduais, retrata o fortalecimento da gestão participativa e compartilhada, evidenciada assim como único caminho para a sustentabilidade dos recursos hídricos dentro do solo brasileiro.

:: Os objetivos do Encontro são:

- Possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidadedos recursos hídricos.

- Integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor.

- Discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.

Acesse: www.ecbhs.com.br
.

Nenhum comentário: