2 de jan. de 2011

HISTÓRIA: Pirambu Pesca completou 30 anos (Condepi 25)

Prédio inaugurado em 31 de janeiro de 1980 pertence atualmente ao Condepi que comemora em setembro bodas de prata.
Inaugurado em 31 de janeiro de 1980, o prédio da extinta Pirambu Pesca (fundada em 1976) completou ontem 30 anos, constituindo-se ainda em uma das maiores obras arquitetônicas e da engenharia civil em nossa cidade. Atualmente pertence ao Condepi – Conselho de Desenvolvimento de Pirambu e cumpre sua função social para os fins a que se propôs quando de sua idealização.
A Pirambu Pesca foi pensada na metade dos anos 70 e teve como um de seus principais avalistas José Lauro Ferreira, o saudoso “Zé Ilaro”, que empenhou seu cavalo e sua carroça para levantar os recursos necessários para que fossem feito os investimentos iniciais para aquisição de sede, barco e apetrecho de pesca. A partir de recursos provenientes dos governos da Bélica e da Holanda, fora erguido o novo prédio que celebra amanhã 30 anos.
25 anos do Condepi – Construído em setembro de 1986, o prédio do Conselho de Desenvolvimento de Pirambu (Condepí) entra o ano de suas bodas de prata. A partir de sua consolidação como “porto seguro” da pesca, adquire através de compra o prédio da Pirambu Pesca, que havia falido, graças aos desentendimentos e dispersão dos seus sócios. 2011, portanto, tem uma importância muito grande na História da Pesca em Pirambu.
________________________________________
Por Claudomir Tavares da Silva (42), professor da rede pública estadual e municipal, historiador e diretor da Tribuna da Praia online.

Nenhum comentário: