4 de dez. de 2010

Estudantes de Propriá visitam São Cristóvão

Atividade integra o projeto de Educação Patrimonial da maior e mais representativa escola pública do Baixo São Francisco


Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, a maior e mais representativa escola pública do Baixo São Francisco esteve visitando no último sábado, 27/11, a cidade de São Cristóvão, patrimônio histórico nacional. Composto por 87 estudantes dos 3º seriados do Ensino Médio, matriculados em seis turmas dos três turnos, eles saíram às 07 horas da cidade ribeirinha e às 09 horas já estavam no Alto de São Gonçalo, onde está edificado o Cristo Redentor, monumento construído em 1926 pelo então presidente de Sergipe, Maurício Graccho Cardoso.

De lá o grupo seguiu para a Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, onde estão localizados os museus de Artes Sacra e Histórico de Sergipe. Divididos em dois grupos e cada um deste subdividido em dois, quatro professores assumiram a coordenação dos mesmos: um, denominado A1, foi coordenado pela professora Fabíola Souza e Silva visitou o Museu de Artes Sacra enquanto o denominado A2, coordenado pela professora Maria Selma Santos, visitou o Museu Histórico de Sergipe. Depois estes se inverteram.

Outros dois grupos, coordenado pelos professores Marcelo José Silva Ribeiro (B1) e Gileno do Carmo Santos (B2), visitaram as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, do Amparo, o Conjunto do Carmo (Igreja Senhor dos Passos e Igreja Conventual) e Igreja Nossa Senhora da Vitória. A tarde ocorreu a inversão, com os grupos A1 e A2 visitando as igrejas e os grupos B1 e B2 visitando os museus, alternando-se.

A excursão foi coordenada pelo professor Claudomir Tavares da Silva, da disciplina Cultura Sergipana, um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas História (Gileno) e Geografia (Marcelo), ampliado para as professoras convidadas (Fabíola e Selma).

Elogios e Conflitos – Os estudantes de Propriá foram elogiados pelos seus comportamentos e condutas dentro dos espaços públicos visitados (igrejas, museus), retribuindo com aplausos em alguns deles. Em um deles, no Museu de Artes Sacras, eles foram destratados por um Guia Turístico, o que será motivo de documento que está sendo confeccionado e em breve será entregue a direção do museu, a secretaria de estado da Cultura e da Educação, a 8ª Superintendência do IPHAN em Sergipe, a Polícia Militar de Sergipe e imprensa de Sergipe pela gravidade dos termos utilizados por um cidadão que se mostrou desqualificado para atuar em um espaço da mais alta importância para a pesquisa, a história e a cultura sergipana.

Educação Patrimonial – O Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa tem uma trajetória gloriosa em sua ação pedagógica de educação patrimonial. Em sua atual fase, já foram feitas várias incursões e excursões desta natureza, como a Xingó (SE/AL), Laranjeiras, São Cristóvão (professores Suzy e Claudomir) 1e Penedo/AL (professor Telmo Carlos). “A partir de 2011 inicia-se um novo roteiro em cidades do baixo São Francisco, incluindo os municípios de Japoatã, Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis e Sanana do São Francisco”, anuncia Claudomir Tavares.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS