22 de dez. de 2010

Tartarugas são atrações na praia de Pirambu

A temporada 2010-2011 (setembro a março) de desova das tartarugas marinhas em Pirambu reservou uma novidade: é que o Projeto Tamar, responsável pela preservação das espécies desde 1980 decidiu manter os ovos depositados pelos quelônios em seus próprios ninhos localizados no longo dos km's 1 e 2 (da foz do Rio Japaratuba a sede da Reserva Biológica de Santa Isabel), ao invés de levá-los ao cercado na sede do Projeto.


A quantidade de ninhos tem despertado a atenção de turistas, mas o que poderia constituir em uma curiosidade por parte deste contingente de pessoas qe visitam Pirambu neste período, pode constituir-se em uma ameaça ao livre e natural ciclo de vida dos simpáticos, símbolo de Pirambu no mundo.

Segundo Rui Bolivar, proprietário do Restaurante Pirambeleza, "a manutenção dos ovos em ninhos de desova consolida uma parceria tartaruga-turista", disse. O que deveria ser coibido era o trânsito de veículos na areia da praia, um atentado, transgressão a Lei dos Crimes Ambientais", acrescenta.

"A intenção do Projeto (Tamar) em deixar os ovos no local tem o objetivo de sensibilizar o turista para a necessidade de respeitar a Lei da Natureza e não de atrai-los ao local", justifica Adriano Henrique, funcionário da Fundação Pro-Tamar.

Sobre a circulação de veículos na praia de Pirambu, este portal defende a formação de uma força-tarefa envovendo Projeto Tamar, Prefeitura de Pirambu, Pelotão Ambiental, Polícia de Trânsito, entre outros órgãos que possam ser recrutados para esta árdua, necessária e premente tarefa.

Por Claudomir Tavares (via celular)

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS