26 de abr. de 2008

25 anos de luta por moradia - I


Problema social se arrasta desde 1982, ainda na administração do ex-prefeito Daniel Luiz
Por Claudomir Tavares ¹
claudomir@infonet.com.br

Há mais de 25 anos um problema social se arrasta na sede do município de Pirambu, envolvendo vários atores sociais e uma só reivindicação: um espaço pra morar. É uma das questões mais emblemática e que os sucessivos administradores municipais não encontraram uma solução pelo menos plausível, o que tem empurrado o problema com a barriga, caindo sempre o ‘abacaxi’ no colo do administrador de plantão, que agem como se não tivesse nada a ver com sua origem.

Acompanhe a partir de hoje, passo a passo, os principais episódios desta ‘novela’ da vida real, que teve início na administração do ex-prefeito Daniel Luiz dos Santos (1977/1983).

1982 – Invasão:

A primeira vez que o termo Invasão foi utilizado em Pirambu aconteceu em meados do ano de 1982. Era prefeito de Pirambu o senhor Daniel Luiz dos Santos, o Dié. Dezenas de sem tetos ocuparam o morro localizado onde hoje estão as ruas João Amaral Lemos e Gilberto Oliveira. Ali foram fincadas estrutura de madeira que dariam origem a casas de palha, protegidas por barros tapados a mão.

Não concordando com aquela situação de anomalia, Daniel montou em seu trator e, pessoalmente comandou a derrubada de todos os futuros barracos, sob os olhares desolados daqueles que seriam os desbravadores do bairro que seria chamado por décadas de Invasão.

Com o final da administração Daniel, a Invasão voltou a ser ocupada, dando origem a um dos bairros mais populosos da cidade de Pirambu.

Continua...

¹ Claudomir Tavares da Silva (39) é professor de História, Sociedade e Cultura Sergipana na rede pública municipal e estadual de ensino na cidade de Pirambu. Fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba) e Secretário Geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba – CBHJ.

Fonte: http://www.tribunadapraia.com/ - Em: 25/02/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS