22 de abr. de 2008

Repertório Folclórico de Pirambu V


Riqueza e diversidade de um dos mais completos repertórios folclóricos deSergipe
Por Claudomir Tavares da Silva claudomir@infonet.com.br

V – Poeirinha: 15 anos valorizando a capacidade criadora da juventude

A tradição dos festejos juninos em Pirambu sempre foi muito forte, seja na sede do município, com os famosos arraias e casamentos de matutos, seja nos povoados, com a permanência de quadrilhas juninas que se tornaram referência para o estudo do Ciclo Junino em nosso município.

No início dos anos 90 tínhamos organizadas em Pirambu as quadrilhas Flor da Ilha (povoado Alagamar), Asa Branca (povoado Baixa Grande), Meu Xodó (povoado Lagoa Redonda), Luar do Sertão (povoado Maribondo), Milho Verde (povoado Aguilhadas) e Tartaruga e Poeirinha (sede do município).

No ano 2001 é organizada a quadrilha Bando de Cangaceiros, marcada pelo competente monitor Davi dos Santos, pertencente ao PETI local, mas deixada de lado depois da posse da senhora Neize Santana a frente da coordenação do Projeto.

Fundada em 1992, a Quadrilha Junina Poeirinha é a única remanescente desta manifestação cultural do período junino. Foi organizada graças a um trabalho profícuo e bastante consistente de duas senhoras: Dona Elze e Binha.

Quinze anos depois, a quadrilha que solitária representa ainda em nosso município o folclore junino na sua modalidade dos folguedos, a Poeirinha ainda tem em Dona Elze seu norte e em Cláudio Pinto seu novo coordenador.

É ela que tem se apresentado nas festas juninas promovidas em Pirambu, não deixando passar em branco, uma vez que tem sido nos últimos anos as escolas da rede pública estadual (Amaral Lemos), municipal (Mário Trindade) e particular (Experimental) que tem mantido acesa a chama o Ciclo Junino em Pirambu, com cavalgadas, gincanas e outros atrativos.

Aproveitamos este espaço para deixar externar aqui nossos parabéns e agradecimento a esta quadrilha que é um orgulho e um marco de resistência cultural em tempos de massacre que tem sido vítima a cultura popular em nosso município.

Continua...

Fonte: www.claudomir.com.br - Em: 01/04/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS