8 de mai. de 2011

FIQUE DE OLHO: “Zé Nilto venha cá, resolver os problemas do nosso lugar”

Assim como Propriá, o prefeito de Pirambu não aparece na cidade. Lá, pelo menos, as coisas acontecem, aqui, elas simplesmente não existem
Por Claudomir Tavares

A cidade de Pirambu vive um absoluto caos. O prefeito Zé Nilton (PMDB) tem dado provas irrefutáveis de sua incompetência, desorganização, zelo com o nosso patrimônio público, não cuidando de cada centavo do dinheiro do povo como se comprometeu de público com os eleitores em repetidas reuniões.
Tem promovido uma farra com os cargos em comissão, nomeando apadrinhados políticos, sendo aí as maiores disparidades e distorções, onde não respeita as inúmeras decisões judiciais e joga de forma malogra contra aqueles que realmente trabalham, os mártires do poder executivo.
Por outro lado, vem protegendo com o manto da imoralidade um punhado de aliados que simplesmente não trabalham, embora seus vultosos salários sejam depositados religiosamente todos os meses. A administração municipal não presta conta dos seus atos, embora tenha reclamado minuto a minuto da falta de recursos.
Recursos é artigo que não falta ao município de Pirambu, um dos poucos em Sergipe que tem neste item sua auto-sustentabilidade. A Câmara Municipal, conhecida como “Casa da Prosperidade”, tem assistido isso com tamanha passividade, o que caracteriza uma conivência.
O prefeito Zé Nilton que tem sido avaliado pela sociedade pirambuense como a maior tragédia administrativa de toda a História de Pirambu, a maior aberração de todos os tempos, tem sido “habilidoso” em suas composições políticas. Quando quer, quando precisa, conta com oito dos nove vereadores da “Casa da Prosperidade”. Incrível!
Se pensa ele que esta habilidade irá funcionar quando da sua campanha pela reeleição, quando irá operar no sentido de montar um “esquema” infalível para se perpetuar no poder, está redondamente enganada. Os que ainda sonham com uma administração séria, irão resistir e impedir que o atraso de ontem e de hoje retorne, permaneçam.
A justiça está na eminência de nos próximos meses decidir sobre os destinos dos recursos provenientes dos royalties bloqueados, cabendo a Pirambu, independentemente do percentual, um quinhão altamente volumoso, o que daria para o município de Pirambu resolver questões da habitação, estradas, saneamento básico, etc.
A temeridade é que, como Zé Nilton não tem cuidado “de cada centavo do povo de Pirambu”, e diferente do que se propôs, em poder “contrariar um aliado, mas jamais o povo de Pirambu”, tem feito exatamente o contrário. É de acreditar que a justiça, agindo pelo bom senso, só libere os valores bloqueados a partir de 2013. Seria o óbvio.
Assim como a cidade de Propriá, o prefeito de Pirambu (aliás, como 90% dos prefeitos de Sergipe), nem reside na cidade, nem aparece nela. A diferença é que em Propriá, as coisas acontecem, e o prefeito Paulo Britto (PT) tem sua administração avaliada pelo conjunto de sua obra, como a mais realizadora dos últimos 50 anos.
Aqui em Pirambu, a administração do prefeito Zé Nilton é considerada a mais desastrosa, dos últimos 48 anos de emancipação política e 46 de vida administrativa. Zé caminha não só para confirmar sua condição de pior prefeito da História de Pirambu, mas de Sergipe, do Brasil, do Mundo, do Planeta, da Via Láctea, do Universo!
Vale, neste momento, o canto popular que vem das ruas do povoado Maribondo, onde Zé não acentou um único paralepípedo: “Zé Nilto venha cá, resolver os problemas do nosso lugar”. Isso se ele ainda sabe em que direção fica a cidade, já que o caminho do “administrador, empreendedor”, ele esqueceu (se é que um dia o foi). E tenho dito!

Se for para comprar votos, prefiro não ser candidato

O ex-juiz e ex-secretário de segurança de Justiça e também de Segurança Pública João Guilherme de Carvalho (PSB) tem defendido a tese de que “se for para ser candidato a prefeito de Pirambu comprando os votos e consciências do povo, prefere não ser”. A informação foi dada pelo empresário Rui Bolivar, proprietário do Restaurante Pirambeleza, um dos incentivadores da candidatura do senhor João Guilherme, que dentro do PSB tem a preferência do prefeito de Capela, Manoel Messias dos Santos, o Sukita, escalado pelo senador Antônio Carlos Valadares para coordenar o processo de escolha dos candidatos a prefeito do litoral Norte.

André lidera pesquisa em Capela

Levantamento feito para consumo interno indicou o deputado federal André Moura (PSC) como o preferido para a prefeitura da cidade de Capela. André aparece bem a frente das outras opções, como o também deputado federal Valadares Filho, a ex-desembargadora e atual secretária de Educação daquele município, Jusefa Paixão e a ex-prefeita e atual vereadora, Aurelina Sobral, a Lea.

Apesar de você...

Enganam-se aqueles que pensam que a prefeita de Japaratuba Lara Moura (PR) não conseguirá a reeleição. Os argumentos dos que defendem esta possibilidade é que a prefeita não realizou nestes dois anos e quatro meses um terço do que prometeu em campanha. Erram eles quando avaliam que a atual administração é pior do que aquela que a antecedeu, uma vez que o prefeito passado não conseguiu eleger seu vice-prefeito ao seu cargo, justamente pela pífia gestão de oito anos que deixou para quem o sucedeu uma “herança maldita”, como definem os aliados da prefeita.

Alexandre nunca foi testado...

O eterno candidato a vereador (2000, 2004, 2008, ...) Alexandre Espinheira (ex-PP, ex-PSB e ainda no PCdoB) reapareceu esta semana na Tribuna da Praia, informando que seu partido não está “boiando” e que ele será candidato a vereador em 2012. Através de um cidadão que se identificou com o pseudônimo de Paulo Leite, Alexandre deu sinais de que estará no páreo e tentará pela quarta vez chegar a Câmara de Vereadores de Pirambu.

... não é macaco velho, ...

Segundo Paulo Leite, “Erra quem acha que Alexandre Espinheira está boiando, muito pelo contrário, ele fara novamenta a diferença em 2012. Aguardem!!!!!!! Vocês vão ter uma grande surpresa... Alexandre nunca foi testado, não é macaco velho, nem medalhão queimado. Todos de Pirambu sabem de sua coragem para enfrentar seus opositores e seu enorme coração para ajudar a quem o procura”. Entendemos o recado!

... nem medalhão queimado

Resta saber com quem estará desta vez Alexandre Espinheira, que na primeira eleição apoio André Moura, na segunda e terceira apoiou Zé Nilton e, decepcionado quando não ocupou uma secretaria municipal, pode tomar qualquer rumo... inclusive de voltar ao antigo ninho ou permanecer onde está.

Cine PT estréia com “Tropa de Elite 2”

O Diretório Municipal de Pirambu estreou na noite de ontem o Projeto Cultural “Cine PT”, exibindo no Espaço de Festas de Delmiro Britto, o filme “Tropa de Elite 2”. Esperava-se que, um partido que trilhou os caminhos da esquerda e hoje caminha pela vertente da social liberal, ousasse em nos brindar com um filme sobre os “Anos de Chumbo” ou “Anos Rebeldes”, próprios do período em que surge o Partido dos Trabalhadores no ABC Paulista em 1978/80.

Secretário de Turismo em Pirambu

O vereador licenciado de Aracaju, atual secretário de estado do Turismo, Elber Batalha Filho (PSB) esteve visitando no final da manhã de ontem a cidade de Pirambu, onde ao lado da ex-prefeita Sílvia Cruz e do vice-prefeito Marcos Cruz, ambos do PSB, visitaram o Terminal Turístico, empreendimento do governo de Sergipe construído em 1987 e abandonado pelos últimos governos (incluindo o atual Marcelo Déda), visitou também propriedades rurais, a Lagoa Redonda, propriedades rurais e outros pontos do município.

Prefeito e secretário não acompanharam Elber Batalha Filho

O objetivo da visita foi recolher subsídios para promover algumas intervenções da pasta que dirige no município e Litoral Norte de Sergipe. O encerramento da visita deu-se no aconchegante e atrativo Restaurante Pirambeleza, dos empresários Rui e Joselita, na praia de Pirambu. Surpreende a ausência do prefeito Zé Nilton (PMDB), do secretário municipal de Turismo, Carlos Alberto Mendonça (PMDB), que não acompanharam o secretário de estado.

PSOL está vivo e participará da eleição 2012

A bióloga Dayse Rocha, servidora concursada da secretaria de estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, administradora do Parque de Viamão, não perdeu o vínculo com a cidade que durante mais de 15 anos manteve uma constante ação política, cultural, ambiental, de exercício da cidadania. Ex-candidata a prefeita e presidente municipal do PSOL, a “bióloga do parque”, como é conhecida no Rio Grande, ela afirma que “o PSOIL estará na disputa e deverá lançar candidatos em 2012”.

PCB defenderá aliança com o PSOL

É possível que o seu partido estabeleça aliança política e eleitoral com o PCB, cujo arco de aliança deste partido aprovado em seu XIV Congresso Nacional realizado em 2009 fixa uma frente integrada pelo PCB, PSOL, PSTU e PCO. Considerando que o PCO não está instalado em Pirambu e o PSTU existe apenas cartorialmente, os dois (PCB e PSOL) marchem juntos em 2012. Os encaminhamentos deverão ser mantidos nos próximos meses e a consolidação deve dar-se efetivamente quando da celebração das convenções.

PV na mira de três grupos

Pelo menos três grupos disputam o comando do Partido Verde em Pirambu. Um ligado ao prefeito Zé Nilton (PMDB) e outro que pretende-se manter independente, formado por remanescentes do partido. Outro corre por fora e tenta atrair o partido para o projeto que terá como candidato a prefeito Elio Martins (PSC). Sobre o PV, a única certeza que temos é que não temos certeza de nada, pois enquanto o partido estiver sobre o comando de elementos como Penna (Nacional) e Reynaldo (Estadual), pode se esperar de tudo... e mais um pouco. Lamentável!

Abandonado por Jackson, Pirambu na mira de Amorim

Na eleição passada o infiel governador Marcelo Déda (PT) teve que trair o seu partido e apoiar um candidato adversário, para atender aos acordos escabrosos celebrados com Jackson Barreto (PMDB). Como o vice-governador, presidente estadual do PMDB, não pretende mais apostar ficha alguma na reeleição do prefeito Zé Nilton, seu correligionário, o caminho está livre para o senador Eduardo Amorim (PSC), que dentro de um loteamento que fará no estado entre ele, Déda, Jackson, Valadares, caberá a prioridade em indicar o candidato do clã que governa o estado atualmente.

Elinho seria a “bola da vez”

E a bola da vez será Elinho Martins (PSC), que teria não somente o apoio de Amorim, como de Déda, Jackson e Valadares. Há quem diga que Jackson se absteria por não apoiar um candidato ligado aos Mouras, bem como Valadares deixaria para Sukita resolver a pendenga com André, que poderia atrair ao projeto de retorno a prefeitura os ex-prefeitos Marcos e Sílvia e o ex-juiz João Guilherme, três pré-candidatos a prefeito pelo PSB (um deles seria candidato a vice). Nossa!

Quando o navio naufraga, os ratos pulam fora

Dentro do “barco de madeira” pilotado pelo prefeito Zé Nilton, muitos “aliados” aguardam o “sinal” para migrar para o “iate” pilotado por André Moura quando setembro chegar. É que este pessoal não vive sem um “cecesinho” e estaria disposto a sacrificar alguns meses por seguros oito anos de um possível governo de Elinho Martins. O justo seria a população de Pirambu deixar a deriva a corja de oportunistas que fica migrando de navio para barco, de barco para iate e assim encerrar suas viagens que tem sido danosa a nossa tão sofrida cidade.

Mário Trindade: um baú de problemas

Apesar de insistentes apelos desde portal, de sucessivas denúncias de pais, professores e alunos, de audiências no Ministério Público, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz padece de problemas crônicos, ampliados pelo descaso, inversão de prioridades da prefeitura municipal de Pirambu e da secretaria municipal de Educação (cuja política educacional foi considerada pelo segundo ano consecutivo como a pior de Sergipe), que decidiu taxativamente abandonar aquela instituição que em anos passados fora uma referência em educação pública na região, inclusive alcançando o primeiro lugar nos Jogos da Primavera entre as escolas da rede municipal de Sergipe.

Um atentado aos direitos humanos

Não há investimentos, reformas, de reparos na sua rede elétrica e hidráulica, ali parece mais um depósito de seres humanos – um atentado aos direitos humanos. As relações interpessoais sofrem ataques diariamente, não há respeito aos profissionais do ensino, falta democracia, diálogo e respeito às decisões soberanas dos fóruns que tentaram-se se instalar. Assédio moral, calúnias, perseguições, enfim, nunca em todos estes quase 32 anos daquela instituição esta fora tão agredida como na gestão de Zé (Nilton) e Maria (de Lourdes). Mas se pensam que não haverá resistência, estão redondamente enganados. Elas só estão começando!

Prefeitura abandona Estádio Municipal

Quem frequentava o Estádio Municipal de Pirambu desde dezembro de 2004 quando fora inaugurado e até 2007, quando sofreu sua última intervenção em reparos do poder público, e retornou em 2008, 2009, 2010 e 2011 pensa que passou um trator por aquele local. Nem de longe lembra o cenário em que o Pirambu sagrou-se três vezes campeão sergipano: 2005 (Série A2), 2006 (Série A1) e 2007 (Juniores).

Esporte não é prioridade na administração de “Zé Nilto”

Até entendemos os esforços dos seus administradores, mas o problema mesmo é de gestão (ou falta dela) do prefeito Zé Nilton, cuja política de apoio ao esporte é ineficiente (isso para ser gentil) ou inexiste ( isso para ser realista). Com uma arrecadação suntuosa, é inadmissível que a atual administração abandone a principal praça de esporte local e dispense “esmolas” para o esporte local, que não tem sido encarado como prioridade pelo prefeito “Zé Nilto”. Absurdo!

Para reflexão:

“Apesar de você, amanhã há de ser, um novo dia” (Gonzaguinha).
______________________________________
* Claudomir Tavares (42 anos) é professor concursado das redes municipal (Pirambu), estadual (Propriá) e do Pré-Universitário (SEED). Licenciado em História, com aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Recursos Hídricos (todos pela UFS) e Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luís de França) e mestrando em Gestão Ambiental (Universidade San Carlos).

Fonte: Tribuna da Praia - Em: 08/05/2011

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS