7 de mai. de 2011

HISTÓRIA: Santos foi o primeiro campeão de futebol Pirambu

Glorioso alvinegro praiano conquistou título por antecipação. Guarany, segundo colocado, reivindicou título por vencer arquirrival no último jogo.
Por Claudomir Tavares / claudomir21@bol.com.br

Enquanto se disputa quem será o campeão municipal de futebol amador em Pirambu, a Tribuna da Praia, guardiã da memória de Pirambu, revirou seus arquivos e até lá disponibilizará aos seus leitores um pouco da História do Futebol, no que diz respeito às competições de futebol promovidas desde 1983, quando passamos a documentá-las. Trata-se de um documento indispensável para se conhecer e resgatar nossa memória.

Naquele ano, conforme o documento “Competições de Futebol Promovidas em Pirambu”, elaborado pelo Centro de Documentação Professor Paulo Freire, fundado em 15 de novembro de 1997 pelo Partido dos Trabalhadores (cópia do documento arquivado em nosso banco de dados), disputou-se a competição em três níveis: mirim, aspirante (2º Quadro) e Principal (1º Quadro).

Na categoria Mirim, o Flamenguinho (fundado pelo senhor Carlos Alberto Mendonça, o nosso querido Bolinha), sagrou-se campeão, vencendo na final ao Santa Cruz de Aguilhadas. A competição fora realizada em 1984, com ano calendário referente ao anterior. A organização deste campeonato teve a assinatura do jornal O Clarim (que evoluiu posteriormente para Tribuna da Praia).

Na categoria Aspirante (2º Quadro), o Santos que a época era dirigido pelo senhor Wilson das Virgens, o Tedoro, venceu a competição que teve o Flamengo, equipe do povoado Canal, em Barra dos Coqueiros, como vice-campeã. Equipes de outros municípios participaram como convidadas, como o Flamengo, São José e América (estas duas do povoado São Jose (Japaratuba).

O Santos, considerado o papa-torneio da década de 80 e 90, venceu ao Guarany, que ficou com o vice-campeonato. A conquista deu-se no povoado Aguilhadas, quando o Santos conquistou o título por antecipação. O último jogo do campeonato foi disputado excepcionalmente no Estádio Tozão, em Japaratuba, quando o Guarany, venceu por 2 X 0, resultado que fez os dirigentes, atletas e torcedores a reivindicar o título.

________________________________________________________

Fontes: CEDOC/PT e Jornal O CLARIM/Pirambu

Transcrito da Tribuna da Praia - Em: 07/05/2011

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS