22 de out de 2009

100 Anos do Dr. LOURIVAL BOMFIM (22/10/1909-15/09/1996)

Quem foi Lourival Bomfim?

Nasceu em 22 de outubro de 1909, em Aracaju/SE, filho de Serafim Bomfim e Antônia Rosa de Melo e pai do médico Vollmer Bomfim. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1934. Atuou em Capela atendendo como clínico geral em 1935, transferindo-se logo em seguida para Aracaju. Foi radiologista dos hospitais de Cirurgia e Santa Isabel. Trabalhou no serviço de Radiologia e Tisiologia da Secretaria de Estado da Saúde e foi médico clínico da Fábrica Confiança.

Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Sergipe, onde lecionou a disciplina de biofísica. Em 1966, juntamente com Antonio Garcia e Vollmer Bomfim, fez curso de aperfeiçoamento para professores no Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco onde estudou com os Profs. Drs. Gilberto Guimarães Villela, Metry Bacila, Henrique Tastaldi, Marcionílio Lins e Tripolli Gaudensi. Teve forte atuação nas primeiras pesquisas no campo do meio ambiente em nosso Estado, com trabalhos nas áreas de piscosidade dos nossos rios, preservação dos manguezais, poluição dos rios e mares pelo petróleo. Inventor e cientista.

Teve seu currículo analisado pelas Nações Unidas e seu nome indicado para participar do I Fórum Mundial sobre Meio Ambiente, realizado em Estocolmo, na Suécia. Foi uma das primeiras vozes mundiais a alertar sobre o efeito estufa e aquecimento global. Principal mentor da criação da ADEMA na década de 1970, exerceu as funções de membro do Conselho de Controle da Poluição das Águas, membro do Conselho do Meio Ambiente.

Em Sergipe, foi pioneiro no estudo da rejeição de órgãos, justo quando, no mundo, estavam sendo iniciados os transplantes. Patrono da Cadeira trinta e seis da Academia Sergipana de Medicina. Faleceu em 15 de agosto de 1996, em Aracaju/SE , com 87 anos.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS