5 de out. de 2009

Pirambu presente na 1ª Semana das Águas do Rio São Francisco

Presidentes da Câmara de Pirambu e do Comitê da Bacia do Rio Japaratuba se integraram as atividades em defesa do rio da integração nacional durante a 1ª Semana das Águas do Rio São Francisco

A cidade de Penedo, distante 160 km de Maceió (AL), está sediando desde ontem, 04, a 1ª Semana das Águas do Rio São Francisco promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco. A primeira semana do mês de outubro foi escolhida para que ocorra, anualmente, a ‘semana’.

O evento, que será encerrado no dia 10 de outubro, começou ontem com um ato de protesto em defesa do rio. Teve início às 17 horas com um ato na avenida Beira Mar, seguido de apresentações. Na parte da noite, às 20 horas, aconteceu uma sessão solene na Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco e Diretoria do CBHSF. Na ocasião, foram homenageadas pessoas e entidades que se destacaram em defesa do rio e da gestão das águas. São elas: José Theodomiro de Araújo (homenagem póstuma); Toinho Pescador (homenagem especial); José Carlos Carvalho e Jorge Khoury (ex-presidentes do comitê).

No dia de hoje, às 9h, no Teatro Sete de Setembro, será iniciado o Fórum das Águas do Rio São Francisco, no qual duas mesas redondas serão instaladas. Uma abordando a revitalização do baixo curso do rio e a outra as alterações das vazões e seus impactos no baixo e foz. No período da tarde, no auditório do Sebrae, ocorre uma reunião ampliada da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco e Diretoria Colegiada do CBHSF.

Durante o evento alguns destaques na defesa do rio São Francisco serão homenageados: Frei Luiz Cappio; Apolo Heringer; João Abner; João Suassuna; Luciana Khoury. As instituições de destaque: Canoa de Tolda; Olha o Chico; Articulação Popular do Baixo São Francisco; Ministério Público Estadual de Sergipe - Promotorias da Bacia. Homenagem destaque a ex-membros do CBHSF, Anivaldo Miranda e José Holanda Neto. Para Luiz Carlos Fontes, integrante do CBHSF, o evento resgata a discussão em torno do rio São Francisco. “É bom que sergipanos e alagoanos não esqueçam da importância rio”, ressalta.

Transposição – As obras de transposição do rio São Francisco em Cabrobó e Itaparica, em Pernambuco, continuam. De acordo com Luiz Carlos Fontes, o Exército está no local há dois anos e nesse período apenas dois quilômetros de obra foram realizadas. “Mesmo com 14 ações no Supremo Tribunal Federal, as obras de transposição continham. Não entendemos porque as ações não são julgadas”, relata.

Fontes diz que a revitalização está em andamento, mas o CBHSF pleiteia que sejam feitas mudanças no programa. “O programa poderia contar com uma maior participação do comitê”, defende.

Pirambu presente – A cidade de Pirambu, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, cujo um de seus afluentes banha o povoado Alagamar, esteve presente, através do vereador Juarez de Deus Alves, presidente da Câmara Municipal, do Secretário Executivo daquela casa, Valdezito Rodrigues dos Santos e do professor Claudomir Tavares, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. Segundo Juarez, três motivos estão lhe fazendo participar deste evento. “Sou natural de um povoado (Alagamar) banhado pelas águas do Rio São Francisco, através de um de seus afluentes. Minha vida se confunde com a defesa dos rios, das águas, pois sou filho de pescador, sendo também pescador profissional. E por último, a Câmara Municipal de Pirambu tem se empenhado em defesa do Rio Japaratuba, cuja bacia soma-se, se integra a do São Francisco”, justifica.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS