11 de out. de 2009

Centro Social Urbano (CSU), patrimônio do povo de São José da Caatinga

Local é um símbolo de resistência cultural no maior povoado de Japaratuba
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

Construído com recursos oriundos do poder público e entregue para que fosse gerenciado pela comunidade, através de instituições legitimadas, o Centro Social Urbano (CSU) Affonso de Oliveira Souza, no povoado São José, distante 9 km de Japaratuba, constitui-se em um dos mais significativos e representativos símbolos arquitetônicos daquela comunidade.

Conceito abrangente, dividido em 3 grandes categorias, segundo o mestre Huges de Varine Bohan, o patrimônio cultural está assim constituído: a) os elementos da natureza e meio ambiente; b) o conhecimento, as técnicas, o saber, o saber fazer e c) toda produção humana (objetos, artefatos e construções). O CSU de São José consegue reunir em um só lugar estas três categorias.

Alí está um exemplo de monumento da arquitetura moderna, o que representa a produção humana, na modalidade construções. Pela sua natureza e a função social, reúne o conhecimento humano, estando representado através do Centro Cultural Canudos em Movimento, da Biblioteca Comunitária e pelo seu majestoso espaço onde acontece as festas sociais mais representativas do povoado, sempre com as presenças das famílias, de todas as idades. Cercado de verde, por área de lazer, por uma igreja que é outro símbolo de São José da Caatinga, está completa o seu conjunto que lhe credencia como um patrimônio do Vale do Japaratuba.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS