9 de out. de 2009

...:: FIQUE DE OLHO: Papagaio come milho, periquito leva a fama

Ex-secretária de educação de Japaratuba omite nome de verdadeira responsável pela conquista de Prêmio Nacional em 2003
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


Idealizadora do projeto ‘Boa Idéia: comer, comer é o melhor para poder crescer’, a professora Elizabete Teles Souza Silva, do Jardim de Infância Cantinho da Criança, da rede municipal de Japaratuba foi uma das vencedoras em 2003 0 Prêmio Qualidade da Educação Infantil. A experiência de iniciativa da professora Elizabete Teles foi publicado no Boletim Informativo do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, em Outubro de 2003, que naquele ano estava em sua IV edição.

O projeto foi desenvolvido a partir de conversas das crianças das crianças sobre o programa Fome Zero, visto na televisão. Em decorrência dessa discussão, a professora teve a idéia de trabalhar a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os objetivos foram contribuir para a redução da desnutrição, levantar problemas decorrentes do desperdício alimentar, despertar curiosidade da criança em relação ao plantio e colheita dos alimentos. O trabalho atingiu não só as crianças, mas também os pais e a comunidade escolar, a fim de modificar os hábitos alimentares.

Para atingir estes objetivos, foram propostas palestras, observações, visitas as famílias, excursões, confecção de cartazes e mural, realização de teatrinho, brincadeiras, fantoches, músicas, entre outros.

:: Se muito vale o já feito...

O Prêmio Qualidade na Educação Infantil foi criado em 1999 para reconhecer a importância do papel do professor de educação infantil na formação da criança e a riqueza e diversidade das práticas. É organizado e realizado pela Fundação Orsa, da Undime e do MEC. Em cada edição são premiados 77 professores, um de cada unidade da federação. Os laureados recebem um valor em dinheiro, certificado e kit contendo material pedagógico para o trabalho com a criança. Os secretários de educação, responsáveis pelas instituições recebem uma estatueta e a secretaria de educação, a qual está subordinada o professor que alcança o primeiro lugar, é contemplada com um veículo contendo material pedagógico, brinquedos, livros, instrumentos musicais, TV, vídeo e computador. Naquele ano o projeto vencedor saiu para a professora Vera Lúcia Carvalho Gigliotti dos Reis, da ENEI Professor Marcinho Pereira de Castro, do município de Cruzeiro (SP), com o Projeto “E por falar em saudade...”

:: Papagaio come milho...

A conquista da professora Elizabete Teles foi uma conquista da sociedade japaratubense, que encheu-se de orgulho com o classificação de seu projeto que representou Sergipe na fase nacional.

:: ... periquito leva a fama

O que indignou a todos foi a divulgação através dos instrumentos de comunicação da administração de triste memória do ex-prefeito Gerard Olivier e da sua então secretária de educação, Lourdes Gouveia, como sendo uma conquista da malfadada gestão que não acrescentou na melhoria da qualidade da educação naquele município. Em nenhum momento foi citado o nome da professora Elizabete.

:: A justiça tarda...

Atendendo a insistentes pedidos, a Tribuna da Praia impressa fez as devidas reparações á época, replicando o nome da verdadeira responsável pela iniciativa e fez publicar numa edição cuja tiragem era de 5 mil exemplares, distribuídos na Grande Aracaju, Vale do Japaratuba e Baixo São Francisco (SE/AL), totalizando 42 municípios, sendo 30 sergipanos e 12 alagoanos.

:: ... mas não falha

Quando seis anos depois esperávamos uma correção daquela ‘omissão’ da prefeitura de Japaratuba, não é que a ex-secretária de Japaratuba, agora assumindo esta função em Pirambu, contabiliza ao citar insistentemente e recorrentemente sua biografia, este prêmio como uma conquista de sua gestão, como se o produto fosse fruto de sua passagem, nunca citando a professora Elizabete?

:: Para que a História faça registro

Em nossos arquivos implacáveis, recuperamos esta memória da educação em Japaratuba e fazemos publicar, até para que a História não deixe de registrar a contribuição de Elizabete Teles a melhoria da educação infantil naquele importante município.

:: Câmara realiza Audiência Pública I

Numa sessão bastante movimentada, a Câmara de Vereadores de Pirambu, de comprovada atuação em defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, comprometeu-se na última terça-feira, 06, em realizar uma Audiência Pública para discutir as inumeráveis denúncias de prática de crimes ambientais no Rio das Pedras, leito natural do Japaratuba, no município de Pirambu, nas proximidades dos limites dos municípios de Santo Amaro das Brotas, Carmópolis e Japaratuba.

:: Câmara realiza Audiência Pública II

A audiência será marcada pela Mesa Diretora e, com breve antecedência, convidados todos os atores sociais envolvidos com a questão, a saber: representantes dos pescadores, do Ministério Público, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, da Adema, do IBAMA e demais seguimentos. Por sugestão do vereador José Luiz de Andrade, participamos da sessão apresentando um rápido histórico da construção dos canais de Sergipe no século XIX e da condições dos rios em nossa região nos dias de hoje, levando o enfoque para as agressões ambientais no Rio Japaratuba.

:: Moção de Congratulação

O vereador Antônio Ferreira (PSB) apresentou e teve aprovada por unanimidade Moção de Congratulação a Escola Municipal Laudelina Moura Ferreira, na pessoa da diretora Dayse Dória, pelo Desfile Cívico realizado em 18 de setembro de 2009, em comemoração aos 150 anos de Independência do Brasil.

:: Posto 24 horas

Na mesma sessão o vereador José Luiz de Andrade teve aprovado Requerimento que pede providência para que o Posto de Saúde possa retornar ao seu atendimento 24 horas, como outrora acontecia. No texto do requerimento, o edil solicita que no local estejam médico, ambulância, e pessoal para os atendimentos mínimos que se fizerem necessário.

:: Professores aprovam Tabela Salarial

Reunidos no final da manhã da última terça-feira, 06, professores da rede municipal de Pirambu aprovaram com uma abstenção Proposta de Tabela Salarial elaborada pelo SINTESE, a partir da qual aguarda da administração municipal o cumprimento da Lei do Piso Salarial. Pela tabela, são preservadas conquistas, propõe algumas correções e ajustes, de forma que garantam a redução dos maiores vencimentos e promovam um ganho, ainda que pequeno, naqueles que recebem os menores salários.

:: Justiça Salarial

“Estamos construindo o início de uma justiça entre os valores, os quais cabem a prefeitura promover maiores correções”, disse a professora Veralúcia Santana, coordenadora sindical de base do SINTESE em Pirambu. Na manhã de ontem eles apresentaram a proposta a administração, que tinha solicitado uma proposta da categoria e agora estuda com carinho a proposta encaminhada pelos professores.

:: Audiência discute queimadas em Pirambu

Numa proposta elaborada pela Associação dos Apicultores do Vale do Japaratuba (Apivale), presidida por Antônio Edson Barreto, está marcada para o dia 20 de Outubro de 2009, a partir das 09 horas da manhã, na Câmara de Vereadores de Pirambu uma Audiência Pública para discutir o uso das queimadas em regiões de apicum e outras localidades com interesses econômicos. “Participarão da audiência além da Apivale, da Câmara de Vereadores, o Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município e Colônia de Pescadores”, previu Edson, que oficializou convite a estas instituições.

:: Infraestrutura Hídrica em debate

Representantes dos órgãos que atuam na gestão de recursos hídricos afins e do setor privado, reuniram-se na manhã de ontem, 08 no Auditório da ADEMA, uma reunião de preparação do Plano Nacional Nordeste de Infraestrutura Hídrica. A reunião proposta pelo Ministério da Integração Nacional e acatada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e discutiu a concepção inicial do Plano Nacional de Infraestrutura Hídrica, as diversas ações do Governo Federal no Estado de Sergipe, entre outras questões. Foi uma reunião proveitosa onde os presentes puderam ouvir e apresentar suas observações, questionamentos e sugestões ao que foi apresentado Demétrios Christofides, do Ministério da Integração Nacional. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, por nós presidido, esteve representado na reunião.

:: Mural de Recado:

“Visitei Pirambu em 2004. Gostei do local preparei um projeto econômico para o local veja no meu blog e só uma parte do projeto .http://bambusocial.blogspot.com/ (Uemerson)

:: Frase do dia:

“Os grandes sonhos se fazem com grandes sacrifícios”. (Aleida Guevara, Filha de Che Guevara)

:: Anteriores:

09/10/2009 – Papagaio come milho, periquito leva a fama
05/10/2009 – Carlos Amaral renuncia supersecretaria
02/10/2009 – Juci Santana – eficiência, competência e dinamismo a frente da SEFIN ...
30/09/2009 – Rui Brandão: um vereador cujo mandato está a frente do seu tempo
24/09/2009 – Ocupantes do Reinaldo Moura devem desocupá-lo até o dia 14...
23/09/2009 – Américo imprime seu ritmo em Propriá
22/09/2009 – Pe Geraldo foi contratado para tirar os pecados do governo Déda
31/08/2009 – Quem será o novo presidente do PT em Pirambu?
18/08/2009 – Nada mais parecido com um João ou Albano que um Déda no poder

PSIU: Siga a TRIBUNA DA PRAIA no Twitter | http://twitter.com/tribunadapraia
___________________________________
* A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS