26 de out. de 2009

Ação coletiva garantiu sucesso da Campanha ‘Praias e Rios’ em Pirambu

Mutirão mobilizou 76 pessoas na campanha para limpar e aprender a não sujar em um quilômetro de praia
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


A cidade de Pirambu marcou presença pelo terceiro ano consecutivo na campanha ‘Praias e Rios: vamos limpar e aprender a não sujar’. O mutirão de recolhimento de resíduos sólidos aconteceu neste domingo, 25, das 08 às 10 horas na praia de Pirambu, no percurso compreendido entre o Bar e Restaurante ‘Estação Verão’, até o Terminal Turístico, nos limites com o Projeto Tamar. A organização do evento registrou a presença de 76 participantes (voluntários), 36 a mais que 2008, quando o número foi de 40, conforme livro de presença da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba), uma das ONG’s presentes a campanha.

A concentração aconteceu às 08 horas no Clubinho da Tartaruga, um dos parceiros da campanha. Presente ao início dos trabalhos, o representante da secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Leopoldo Lima (Popô), um dos articuladores da campanha junto à administração municipal, parceira da campanha. No Clubinho da Tartaruga, integrantes do Clube de Desbravadores “Guardiões da Mata” (Igreja Adventista do 7º Dia), liderados pela sua presidente, Raquel de Andrade, realizaram sua reunião, onde renovaram seus princípios de defensores da natureza, incorporando-se a esta atividade. O grupo já havia se integrado a Campanha ‘Praias e Rios’ em 2007, ficando de fora em 2008 por um erro que se reparou pela comissão em 2009.

Em seguida, o professor e cordelista Agnaldo Cordelista deu as boas vindas a todos, passou os informes e objetivos do projeto ‘Praias e Rios’ e alertou para a necessidade de preservarmos os mares, oceanos, rios, riachos e lagoas, em grande quantidade em nosso município. Agnaldo é professor de História da rede municipal (Mário Trindade Cruz) e estadual (José Amaral Lemos), radialista e produtor da Rádio Megafone e Presidente da Organização Vereda da Cultura. Pela dimensão, alcance de sua ação de comprava defesa das questões ambientais em nossa cidade, foi escolhido pela equipe de articulação do mutirão para esta tarefa.

Do Clubinho da Tartaruga, depois de devidamente credenciados, vestidos na camisa da campanha e municiados de sacos de lixo, os participantes (voluntários) seguiram em caminhada pelas ruas do Loteamento Paraíso da Praia, chegando a praia de Pirambu, onde iniciaram a coleta por volta das 09 horas. Em duplas, em grupos maiores ou de forma individualizadas, homens, mulheres, crianças, algumas com pouco mais de dois anos, ‘caíram em campo’, para recolher uma quantidade simbólica de copos descartáveis, sacos plásticos, garrafas pet’s, isopor, calçados, ferragens, tampas de garrafas plásticas, uma infinidade de produtos a base de plástico. Um trator cedido pela secretaria municipal de Obras, ‘pilotado’ pelo experiente Teixeira, acompanhou todo o percurso, servindo não só como ‘carro de apoio’, mas também como ponto de coleta dos sacos de lixos recolhidos pelos participantes.

Com a mão na massa - Surfista, músico e um cidadão antenado com o meio em que vive, Luiz Teles da Silva (acompanhado do seu filho Ravi), secretário municipal de Cultura não só compareceu ao evento como envolveu-se de corpo e alma, recolhendo os resíduos sólidos na segunda parte do trecho da praia. A diretora de políticas para mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Maria das Graças, não só compareceu como levou à pequena Agnes, ‘batizando-a’ na campanha. O jovem José Fábio dos Santos, idealizador e coordenador da Rádio Megafone (http://www.webradiomegafone.blogspot.com) participou do evento, levando as ondas online da rádio as informações da campanha. Merece destaque a grande participação de jovens estudantes, de evangélicos da Igreja Adventista do 7º Dia (Clube de Desbravadores “Guardiões da Mata”).

A campanha – A campanha ‘Praias e Rios: vamos limpar e aprender a não sujar’ acontece em mais de 150 países. Em Sergipe ela acontece pelo quarto ano consecutivo, idealizada pelo jornalista Osmário Santos, coordenador da Frente das Águas de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/SE). Além de ser um instrumento de Educação Ambiental, marca a comemoração em Sergipe do Dia Mundial pela Limpeza da Água (19 de Setembro). Aqui em Pirambu ela acontece pelo terceiro ano consecutivo. Foi realizada pela primeira vez em 23 de Setembro de 2007, com a participação da Prefeitura Municipal, através dos programas da secretaria da Ação Social (Peti, etc), das escolas José Amaral Lemos (rede estadual) e Mário Trindade Cruz (rede municipal), Clube de Desbravadores “Guardiões da Mata” (Igreja Adventista do 7º Dia) e Clubinho da Tartaruga, que estiveram representadas por um número fixado com antecedência de integrantes.

Ação Coletiva – Várias entidades e instituições compareceram ao chamado da comissão, fazendo parte deste momento que se traduz em uma ação simbólica, mas de uma importância fundamental para sensibilização da sociedade diante da necessidade de não só limpar, mas de aprender a não sujar as nossas praias, rios, lagos, lagoas, o ambiente onde vivemos. Confira a relação das instituições presentes a 3ª Campanha “Praias e Rios: vamos limpar e aprender a não sujar”:

1. Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ)
2. Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba)
3. Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pirambu
4. Clube de Desbravadores “Guardiões da Mata” (Igreja Adventista do 7º Dia)
5. Organização Vereda da Cultura
6. Secretaria Municipal de Obras
7. Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente
8. Secretaria Municipal de Cultura
9. Secretaria Municipal de Ação Social (Projovem)
10. Escola Municipal Mário Trindade Cruz
11. Colégio Estadual José Amaral Lemos
12. Clubinho da Tartaruga
13. Instituto Tuturubá
14. Rádio Web Megafone
15. Jornal Tribuna da Praia Online

O comparecimento de tão representativas instituições mostra o caráter coletivo da campanha, que cresce a cada ano, consolidando-se em Sergipe como aquela que envolve o maior número de instituições e consequentemente pessoas, dando uma dimensão coletiva, de apropriação social aos bens da natureza pela sociedade civil, poder público, aqueles que usam e tem a obrigação de preservar a nossa praia.

Coordenação – Em 2008, ela aconteceu no dia 26 de Outubro e contou com a participação da SOS Rio Japaratuba, Vereda da Cultura, Jornal Tribuna da Praia, Escola Municipal Mário Trindade Cruz e Prefeitura Municipal de Pirambu. No primeiro ano as ações foram coordenadas pela equipe de Intervenção. No segundo pela SOS Rio Japaratuba. Este ano pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, que em 2007 e 2008 coordenou a campanha no Balneário Prata, migrando para Pirambu em 2009. Para 2010, a idéia é criar uma Coordenação, formada por um Coletivo das entidades participantes, dando um caráter colegiado à campanha que chegou, cresceu e consolidou-se como uma das mais bem sucedidas experiências de Educação Ambiental.

40 anos da Deso – Não passou despercebido a participação da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), cuja marca estampada nas camisas vestidas pelos voluntários de Pirambu, deu visibilidade aos 40 anos da companhia, que tem se revelado nos últimos anos em uma parceira de primeira linha das campanhas ambientais de Sergipe, seja através de ações promovidas ou encampadas pelo conjunto de sua presença em praticamente todo o território de Sergipe.

Parabéns a todos nós – Ao final da atividade, uma grande roda foi realizada, em sinal de agradecimento a todos nós, cujos parabéns e agradecimentos estende-se a todas as pessoas e instituições que de forma presentes ou representadas deram suas contribuições, sem as quais a campanha não havia logrado êxito.

A campanha continua – Ainda este ano outras atividades serão realizadas dentro do desdobramento da campanha, que nos anos anteriores foram estendidas para o Balneário Prata (Japaratuba), povoado Canal de São Sebastião (Barra dos Coqueiros) e Lagoa Redonda (Pirambu).

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS