18 de mar. de 2011

Colégio Polivalente sem comando

Escola agoniza e problemas se acumulam, estando prestes a explodir.

Localizado na cidade de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju, o Colégio Estadual “Joana de Freitas Barbosa”, conhecido carinhosamente por Polivalente, o antigo Premem foi inaugurado em março de 1980 e constituiu-se a partir daquele momento na maior e mais representativa escola do Baixo São Francisco.

Ao longo dos seus 31 anos contribuiu sobremaneira e decisivamente para a elevação cultural e educacional da cidade de Propriá, onde está sediado, bem como dos municípios ribeirinhos de Sergipe (Telha, Cedro de São João, São Francisco e Neópolis) e de Alagoas (Porto Real do Colégio e São Brás).

Com um quadro de professores qualificados, todos eles habilitados em suas respectivas disciplinas e com especialização em áreas de atuação, conta com uma razoável estrutura de salas de aulas, laboratórios, auditório, espaço abertos e fechados, mas já há algum tempo carente de manutenção, em função do desgaste natural em função da sua utilização.

Sem direção desde o mês de dezembro de 2010, quando encerrou-se o ciclo da professora Aldemir Silvestre Gomes, a escola está literalmente sem comando, cabendo aos seus coordenadores (Vera, Norma e Jussiêr) e secretária (Fatinha) a árdua tarefa de conduzi a instituição nos três turnos, sem saber o dia e a hora em que assumirá um novo diretor.

A professora Maria de Fátima Danas (Fatinha), secretária da instituição e que neste período tem se esmerado no sentido de dar conta das tarefas que lhes são imputadas, com o aumento da carga de responsabilidade que ela divide com os colegas de gestão nesta fase em que a escola encontra-se acéfala. “Aguardamos uma nova diretora na próxima semana”, prevê.

Faltam professores em vaias disciplinas, estando os estudantes sem as aulas decorrido mais de um mês de aula, considerando que estas tiveram início em 14 de fevereiro. Outros professores, se quer iniciaram o ano letivo, devendo os mesmos se justificar perante a instituição a Diretoria Regional de Educação (DRE’ 06).

Uma quadra inaugurada em setembro de 2010, em plena campanha eleitoral pelo então vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) encontra-se em estado avançado de abandono, uma vez que funciona no espaço do Colégio, mas que destina-se ao uso da sociedade, ocorre que a esta falta uma ação no sentido de gerenciamento do uso e proporcionar a segurança.

A segurança é um item em falta naquela escola de importância irretocável, ocorrendo situações que se proliferam, como furos, agressões a professores, ameaças, intimidações e outras anomalias que tem sido repetição de situações ocorridas só nos grandes centros sociais. Isso tem contribuído com a diminuição da matrícula, que esse ano registra sua menor ocorência.

É preciso a mobilização da sociedade no sentido de retirar a escola da agonia em que se encontra. Preocupado com a situação de desconforto, o Grêmio Estudantil José Tibúrcio da Silva está fazendo circular um abaixo- assinado reivindicando do poder público mais segurança naquela instituição.

Na Câmara Municipal já houve manifestações em socorro da escola que ainda é um orgulho do ensino público no baixo São Francisco. O vereador José Aelson Santos (PDT), líder do prefeito naquela casa está se mobilizando em, levantadas as demandas levá-las a secretaria de estado da Educação, “assim como fizemos com a questão da segurança”, disse Aelson.

Nesta semana o vereador se inteirou sobre a questão de outra escola, a Dom Antônio dos Santos Cabral, com as atividades paralisadas desde 2009, estando suas atividades pedagógica acontecendo momentaneamente no CAIC Josias Ferreira Nunes. “Foi aberto um processo licitatório e as obras serão retomada nos próximos dias”, informa Aelson.

“De hoje até o início da próxima semana estaremos nos empenhando em levantar toda as demandas e correr atrás das soluções, apresentando um balanço de nossa movimentação na Sessão da próxima terça-feira”, conclui o vereador que preside a Câmara Regional do Baixo São Francisco.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS