Ontem foram iniciadas as aulas de História, ministradas pelo professor Claudomir Tavares
Com a antecipação das provas do concurso vestibular de dezembro para novembro de 2011 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Curso Pré-Universitário da Secretária de Estado da Educação (Pré-SEED) nos vários pólos instalados no interior de Sergipe as aulas foram iniciadas mais cedo este ano. Em Propriá e nas demais cidades elas começaram na última segunda-feira, 14, mesma data em que se iniciou o Semestre 2011.1 da UFS.
Na noite de ontem aconteceram as aulas de História, ministradas pelo professor Claudomir Tavares da Silva e de Geografia, ministradas pelo professor Marcelo José Góis Ribeiro. “Ontem apresentamos o Projeto Pré-Universitário, o Curso de História da UFS, o Programa da Disciplina e iniciamos uma troca de experiência que foi na perspectiva de motivá-los para que estes alcancem o sucesso ao final do curso preparatório”, informou Claudomir Tavares.
I – Apresentação:
O Pré-Universitário, programa integrante do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional - DASE, tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, bem como daqueles egressos das escolas públicas garantindo os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Nesse sentido, é ofertado um curso preparatório para os vestibulares com 5.390 vagas distribuídas em 34 pólos localizados em 18 municípios do estado de Sergipe. Paralelo a esse curso, o Pré-Universitário coordena o Simuladão aplicado em todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, além de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas para o aluno vestibulando nessas escolas. Desta forma, o Pré-Universitário tem se constituido em um Programa de Assistência ao Aluno Vestibulando.
II – O Curso de História na UFS:
1. Objetivos:
O curso de graduação em História da UFS tem por objetivos:
• formar o licenciado em História apto a abordar cientificamente os temas históricos com a inventividade e o rigor metodológico necessários à investigação científica;
• proporcionar a superação da dicotomia teoria/conteúdo, ensino/pesquisa, professor/pesquisador, desenvolvendo uma nova mentalidade em relação ao estudo e ao ensino da História;
• formar um profissional capaz de exercer sua profissão tanto no magistério como em qualquer outro setor que exija a produção do conhecimento histórico.
2. Perfil do profissional:
O curso de Graduação em História deverá favorecer o desenvolvimento de habilidades que permitam a aquisição da competência técnica e científica capacitando o profissional a:
• produzir e transmitir o conhecimento histórico de modo a imprimir ao ensino da história um caráter dinâmico, crítico e participativo;
• refletir sobre as novas concepções do trabalho do historiador;
• exercer suas atividades no campo do magistério do ensino fundamental e médio e em outros setores onde se exija a produção do conhecimento histórico;
• superar as concepções tradicionais da História associadas unicamente à idéia de sistematização cronológica, linear e personalista, por uma concepção mais comprometida com problemas da atualidade.
III – Conteúdos do Pré-Universitário:
1ª Série
Aula Nº 01
1. Introdução à História: conceitos, funções, fontes. Relações da história com as demais ciências humanas. A questão do patrimônio cultural
2. A Hominização. A Revolução Neolítica. Pré-História americana, brasileira e sergipana
Aula Nº 02
3. As Civilizações do Oriente: egípcios, povos mesopotâmicos e hebreus
Aula Nº 03
4. As Civilizações Clássicas: Grécia e Roma
Aula Nº 04
5. O Império Bizantino. O Islã e os povos que o difundiram.
6. A Igreja na Idade Média
7. A Sociedade Feudal
Aula Nº 05
8. A Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Aula Nº 06
9. O Renascimento e as Reformas Religiosas
10. Os estados nacionais, o mercantilismo e a expansão marítima européia
Aula Nº 07
11. A situação mundial nos séculos XV e XVI: África, Ásia e América
12. Conquista e colonização de Sergipe
13. Povos indígenas e africanos no Brasil Colonial
Aula Nº 08
14. O Estado Colonial Português
15. A Economia do Brasil Colonial
Aula Nº 09
16. O Brasil Holandês e o Papel de Sergipe
17. Cultura popular no Brasil Colonial
2ª Série:
Aula Nº 10
1. A Revolução Inglesa e o Parlamentarismo no século XVII
2. O Movimento Iluminista Europeu
Aula Nº 11
3. Movimento Nativista
4. A Revolução Industrial
5. O Pensamento Liberal
Aula Nº 12
6. A Revolução Francesa
7. A Era Napoleônica
Aula Nº 13
8. Movimentos Separatistas
9. A Insurreição Pernambucana de 1817
Aula Nº 14
10. Os Estados Unidos no Século XIX
11. 1948: Revoluções na Europa
Aula Nº 15
12. A crise do sistema colonial
13. O processo de independência política do Brasil
Aula Nº 16
14. A emancipação política de Sergipe
15. Primeiro Reinado
16. Regências
Aula Nº 17
17. A unificação Italiana e Alemã
Aula Nº 18
18. Segundo Império
19. Cultura e Sociedade em Sergipe
Aula Nº 19
20. Imperialismo e Neo-Colonialismo
Aula Nº 20
21. Crise do escravismo, movimento abolicionista
22. A crise do Império
23. A implantação da República
3ª Série:
Aula Nº 21
1. A Primeira Guerra Mundial e os seus reflexos no Brasil
2. A Revolução Russa
Aula Nº 22
3. A questão social na República Velha
4. A cultura na República Velha
5. O Movimento Tenentista no Brasil e em Sergipe
Aula Nº 23
6. A Crise do Capitalismo e o período entre-guerras
7. Os Regimes Totalitários europeus e latino-americanos
Aula Nº 24
8. A Segunda Guerra Mundial
9. “A Era de Vargas”. Sergipe sob o domínio dos interventores: 1930 a 1945
Aula Nº 25
10. Descolonização da Ásia e da África
11. A Redemocratização (1945-1965) e o desenvolvimentismo
Aula Nº 26
12. Os Governos Militares e a política econômica e social
13. Movimentos Sociais na América Latina
Aula Nº 27
14. Sergipe sob o regime militar
15. A Crise do Regime Militar: a abertura e o movimento sindical
Aula Nº 28
16. Movimentos sociais e culturais no Brasil nas décadas de 60 a 80
17. Sociedade e Cultura em Sergipe contemporâneo
Aula Nº 29
18. A Crise do Socialismo, as lutas interétnicas na Europa e no Oriente Médio
19. A Globalização e seus efeitos
Leia mais:
http://claudomirtavares.blogspot.com/2010/06/pre-universitarioseed.html
Com a antecipação das provas do concurso vestibular de dezembro para novembro de 2011 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Curso Pré-Universitário da Secretária de Estado da Educação (Pré-SEED) nos vários pólos instalados no interior de Sergipe as aulas foram iniciadas mais cedo este ano. Em Propriá e nas demais cidades elas começaram na última segunda-feira, 14, mesma data em que se iniciou o Semestre 2011.1 da UFS.
Na noite de ontem aconteceram as aulas de História, ministradas pelo professor Claudomir Tavares da Silva e de Geografia, ministradas pelo professor Marcelo José Góis Ribeiro. “Ontem apresentamos o Projeto Pré-Universitário, o Curso de História da UFS, o Programa da Disciplina e iniciamos uma troca de experiência que foi na perspectiva de motivá-los para que estes alcancem o sucesso ao final do curso preparatório”, informou Claudomir Tavares.
I – Apresentação:
O Pré-Universitário, programa integrante do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional - DASE, tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, bem como daqueles egressos das escolas públicas garantindo os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Nesse sentido, é ofertado um curso preparatório para os vestibulares com 5.390 vagas distribuídas em 34 pólos localizados em 18 municípios do estado de Sergipe. Paralelo a esse curso, o Pré-Universitário coordena o Simuladão aplicado em todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, além de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas para o aluno vestibulando nessas escolas. Desta forma, o Pré-Universitário tem se constituido em um Programa de Assistência ao Aluno Vestibulando.
II – O Curso de História na UFS:
1. Objetivos:
O curso de graduação em História da UFS tem por objetivos:
• formar o licenciado em História apto a abordar cientificamente os temas históricos com a inventividade e o rigor metodológico necessários à investigação científica;
• proporcionar a superação da dicotomia teoria/conteúdo, ensino/pesquisa, professor/pesquisador, desenvolvendo uma nova mentalidade em relação ao estudo e ao ensino da História;
• formar um profissional capaz de exercer sua profissão tanto no magistério como em qualquer outro setor que exija a produção do conhecimento histórico.
2. Perfil do profissional:
O curso de Graduação em História deverá favorecer o desenvolvimento de habilidades que permitam a aquisição da competência técnica e científica capacitando o profissional a:
• produzir e transmitir o conhecimento histórico de modo a imprimir ao ensino da história um caráter dinâmico, crítico e participativo;
• refletir sobre as novas concepções do trabalho do historiador;
• exercer suas atividades no campo do magistério do ensino fundamental e médio e em outros setores onde se exija a produção do conhecimento histórico;
• superar as concepções tradicionais da História associadas unicamente à idéia de sistematização cronológica, linear e personalista, por uma concepção mais comprometida com problemas da atualidade.
III – Conteúdos do Pré-Universitário:
1ª Série
Aula Nº 01
1. Introdução à História: conceitos, funções, fontes. Relações da história com as demais ciências humanas. A questão do patrimônio cultural
2. A Hominização. A Revolução Neolítica. Pré-História americana, brasileira e sergipana
Aula Nº 02
3. As Civilizações do Oriente: egípcios, povos mesopotâmicos e hebreus
Aula Nº 03
4. As Civilizações Clássicas: Grécia e Roma
Aula Nº 04
5. O Império Bizantino. O Islã e os povos que o difundiram.
6. A Igreja na Idade Média
7. A Sociedade Feudal
Aula Nº 05
8. A Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Aula Nº 06
9. O Renascimento e as Reformas Religiosas
10. Os estados nacionais, o mercantilismo e a expansão marítima européia
Aula Nº 07
11. A situação mundial nos séculos XV e XVI: África, Ásia e América
12. Conquista e colonização de Sergipe
13. Povos indígenas e africanos no Brasil Colonial
Aula Nº 08
14. O Estado Colonial Português
15. A Economia do Brasil Colonial
Aula Nº 09
16. O Brasil Holandês e o Papel de Sergipe
17. Cultura popular no Brasil Colonial
2ª Série:
Aula Nº 10
1. A Revolução Inglesa e o Parlamentarismo no século XVII
2. O Movimento Iluminista Europeu
Aula Nº 11
3. Movimento Nativista
4. A Revolução Industrial
5. O Pensamento Liberal
Aula Nº 12
6. A Revolução Francesa
7. A Era Napoleônica
Aula Nº 13
8. Movimentos Separatistas
9. A Insurreição Pernambucana de 1817
Aula Nº 14
10. Os Estados Unidos no Século XIX
11. 1948: Revoluções na Europa
Aula Nº 15
12. A crise do sistema colonial
13. O processo de independência política do Brasil
Aula Nº 16
14. A emancipação política de Sergipe
15. Primeiro Reinado
16. Regências
Aula Nº 17
17. A unificação Italiana e Alemã
Aula Nº 18
18. Segundo Império
19. Cultura e Sociedade em Sergipe
Aula Nº 19
20. Imperialismo e Neo-Colonialismo
Aula Nº 20
21. Crise do escravismo, movimento abolicionista
22. A crise do Império
23. A implantação da República
3ª Série:
Aula Nº 21
1. A Primeira Guerra Mundial e os seus reflexos no Brasil
2. A Revolução Russa
Aula Nº 22
3. A questão social na República Velha
4. A cultura na República Velha
5. O Movimento Tenentista no Brasil e em Sergipe
Aula Nº 23
6. A Crise do Capitalismo e o período entre-guerras
7. Os Regimes Totalitários europeus e latino-americanos
Aula Nº 24
8. A Segunda Guerra Mundial
9. “A Era de Vargas”. Sergipe sob o domínio dos interventores: 1930 a 1945
Aula Nº 25
10. Descolonização da Ásia e da África
11. A Redemocratização (1945-1965) e o desenvolvimentismo
Aula Nº 26
12. Os Governos Militares e a política econômica e social
13. Movimentos Sociais na América Latina
Aula Nº 27
14. Sergipe sob o regime militar
15. A Crise do Regime Militar: a abertura e o movimento sindical
Aula Nº 28
16. Movimentos sociais e culturais no Brasil nas décadas de 60 a 80
17. Sociedade e Cultura em Sergipe contemporâneo
Aula Nº 29
18. A Crise do Socialismo, as lutas interétnicas na Europa e no Oriente Médio
19. A Globalização e seus efeitos
Leia mais:
http://claudomirtavares.blogspot.com/2010/06/pre-universitarioseed.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário