18 de mar. de 2011

Começaram as aulas do Pré-Universitário em Propriá

Ontem foram iniciadas as aulas de História, ministradas pelo professor Claudomir Tavares
Com a antecipação das provas do concurso vestibular de dezembro para novembro de 2011 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Curso Pré-Universitário da Secretária de Estado da Educação (Pré-SEED) nos vários pólos instalados no interior de Sergipe as aulas foram iniciadas mais cedo este ano. Em Propriá e nas demais cidades elas começaram na última segunda-feira, 14, mesma data em que se iniciou o Semestre 2011.1 da UFS.

Na noite de ontem aconteceram as aulas de História, ministradas pelo professor Claudomir Tavares da Silva e de Geografia, ministradas pelo professor Marcelo José Góis Ribeiro. “Ontem apresentamos o Projeto Pré-Universitário, o Curso de História da UFS, o Programa da Disciplina e iniciamos uma troca de experiência que foi na perspectiva de motivá-los para que estes alcancem o sucesso ao final do curso preparatório”, informou Claudomir Tavares.

I – Apresentação:
O Pré-Universitário, programa integrante do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional - DASE, tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, bem como daqueles egressos das escolas públicas garantindo os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Nesse sentido, é ofertado um curso preparatório para os vestibulares com 5.390 vagas distribuídas em 34 pólos localizados em 18 municípios do estado de Sergipe. Paralelo a esse curso, o Pré-Universitário coordena o Simuladão aplicado em todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, além de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas para o aluno vestibulando nessas escolas. Desta forma, o Pré-Universitário tem se constituido em um Programa de Assistência ao Aluno Vestibulando.
II – O Curso de História na UFS:
 1. Objetivos:
O curso de graduação em História da UFS tem por objetivos:

• formar o licenciado em História apto a abordar cientificamente os temas históricos com a inventividade e o rigor metodológico necessários à investigação científica;

• proporcionar a superação da dicotomia teoria/conteúdo, ensino/pesquisa, professor/pesquisador, desenvolvendo uma nova mentalidade em relação ao estudo e ao ensino da História;

• formar um profissional capaz de exercer sua profissão tanto no magistério como em qualquer outro setor que exija a produção do conhecimento histórico.
2. Perfil do profissional:
O curso de Graduação em História deverá favorecer o desenvolvimento de habilidades que permitam a aquisição da competência técnica e científica capacitando o profissional a:

• produzir e transmitir o conhecimento histórico de modo a imprimir ao ensino da história um caráter dinâmico, crítico e participativo;

• refletir sobre as novas concepções do trabalho do historiador;

• exercer suas atividades no campo do magistério do ensino fundamental e médio e em outros setores onde se exija a produção do conhecimento histórico;

• superar as concepções tradicionais da História associadas unicamente à idéia de sistematização cronológica, linear e personalista, por uma concepção mais comprometida com problemas da atualidade.
III – Conteúdos do Pré-Universitário:
1ª Série
Aula Nº 01

1. Introdução à História: conceitos, funções, fontes. Relações da história com as demais ciências humanas. A questão do patrimônio cultural

2. A Hominização. A Revolução Neolítica. Pré-História americana, brasileira e sergipana

Aula Nº 02

3. As Civilizações do Oriente: egípcios, povos mesopotâmicos e hebreus

Aula Nº 03

4. As Civilizações Clássicas: Grécia e Roma

Aula Nº 04

5. O Império Bizantino. O Islã e os povos que o difundiram.

6. A Igreja na Idade Média

7. A Sociedade Feudal

Aula Nº 05

8. A Transição do Feudalismo para o Capitalismo

Aula Nº 06

9. O Renascimento e as Reformas Religiosas

10. Os estados nacionais, o mercantilismo e a expansão marítima européia

Aula Nº 07

11. A situação mundial nos séculos XV e XVI: África, Ásia e América

12. Conquista e colonização de Sergipe

13. Povos indígenas e africanos no Brasil Colonial

Aula Nº 08

14. O Estado Colonial Português

15. A Economia do Brasil Colonial

Aula Nº 09

16. O Brasil Holandês e o Papel de Sergipe

17. Cultura popular no Brasil Colonial
2ª Série:
Aula Nº 10

1. A Revolução Inglesa e o Parlamentarismo no século XVII

2. O Movimento Iluminista Europeu

Aula Nº 11

3. Movimento Nativista

4. A Revolução Industrial

5. O Pensamento Liberal

Aula Nº 12

6. A Revolução Francesa

7. A Era Napoleônica

Aula Nº 13

8. Movimentos Separatistas

9. A Insurreição Pernambucana de 1817

Aula Nº 14

10. Os Estados Unidos no Século XIX

11. 1948: Revoluções na Europa

Aula Nº 15

12. A crise do sistema colonial

13. O processo de independência política do Brasil

Aula Nº 16

14. A emancipação política de Sergipe

15. Primeiro Reinado

16. Regências

Aula Nº 17

17. A unificação Italiana e Alemã

Aula Nº 18

18. Segundo Império

19. Cultura e Sociedade em Sergipe

Aula Nº 19

20. Imperialismo e Neo-Colonialismo

Aula Nº 20

21. Crise do escravismo, movimento abolicionista

22. A crise do Império

23. A implantação da República

3ª Série:
Aula Nº 21

1. A Primeira Guerra Mundial e os seus reflexos no Brasil

2. A Revolução Russa

Aula Nº 22

3. A questão social na República Velha

4. A cultura na República Velha

5. O Movimento Tenentista no Brasil e em Sergipe

Aula Nº 23

6. A Crise do Capitalismo e o período entre-guerras

7. Os Regimes Totalitários europeus e latino-americanos

Aula Nº 24

8. A Segunda Guerra Mundial

9. “A Era de Vargas”. Sergipe sob o domínio dos interventores: 1930 a 1945

Aula Nº 25

10. Descolonização da Ásia e da África

11. A Redemocratização (1945-1965) e o desenvolvimentismo

Aula Nº 26

12. Os Governos Militares e a política econômica e social

13. Movimentos Sociais na América Latina

Aula Nº 27

14. Sergipe sob o regime militar

15. A Crise do Regime Militar: a abertura e o movimento sindical

Aula Nº 28

16. Movimentos sociais e culturais no Brasil nas décadas de 60 a 80

17. Sociedade e Cultura em Sergipe contemporâneo

Aula Nº 29

18. A Crise do Socialismo, as lutas interétnicas na Europa e no Oriente Médio

19. A Globalização e seus efeitos

Leia mais:

http://claudomirtavares.blogspot.com/2010/06/pre-universitarioseed.html

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