30 de abr. de 2011

VALDEZITO RODRIGUES: Registro de 15 anos de existencia da Feira Livre de Pirambu

Nobre colega Claudomir,

Gostaria de utilizar desse espaço informativo que é o Tribuna da Praia On Line, para registrar os 15 de existência da Feira Livre de Pirambu. Antes a feira de Pirambu se restringia em apenas o Talho de Carne, a Banca de Verduras e frutas do Sr. Adalto e as pequenas mercearias de Seo Genário (in memória) Seo Andrade (in memória), Seo Juarez (in memória), "João Cacetão" (in memória), e Seo Cicinho (pai do nobre colega), enfim era esse o comercio de Pirambu até 1996 quando surgiu a idéia pelo Sr. José Alexandre que lançou em reuniao quando que era membro do CONDEC - Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Pirambu.

José Alexandre amadureceu a idéia fazendo uma visita nas feiras livres da maiorias das cidades de sergipe, coletando dos feirantes opiniões de qual dia era melhor para fazer a feira de Pirambu, colocando em votação os dias: Sexta, Sábado e Domingo, onde foi aclamado pelos feirantes o dia da Sexta-feira, pois não atrapalharia eles nas outras feiras e que a sexta-feira era mais uma opção para eles poder ganhar o dinheiro deles.

Quando, de posse das assinaturas com o dia escolhido para a realizaçao da feira de Pirambu, lançou a pesquisa com sua idéia na Reunião do Conselho, quando foi aceita com sucesso pelos Conselheiros do Condec que eram: Geniro (Presidente do Condec), Ana Cristina (Pronese), Maria de Fátima (Emdagro) José Alexandre (Sindicato), Valdezito (Asmop), José dos Santos (Pov. Baixa Grande), José dos Santos (Pov. Alagamar), Juca (Pov. Santa Isabel), Vandete (Pov. Marimbondo), Adelmo (Colônia Z-5 de Pescadores), Etiene Poncin (Condepi), José Augusto Magalhães Carneiro (Pov Aguilhadas), e os primeiros feirantes de Pirambu, como: Vandete Moura, Altair da Conceição (in memória), Dona Nazilde, Dona Neilde, Adalto, Gedalva, Giselda Moura Mendes, Jucélia, Erinaldo, O próprio José Alexandre, Maria Francisca, Joaquim (Miúdo), José Alagoano, Manoel Constantino dentre outros de Pirambu que não me recordo no momento, mas que fez parte da história. com todo esse pessoal envolvido foi lançado o Projeto Feira Livre que teve o apoio do Pronese em liberar o recurso para a criação da Feira Livre, bem como da Prefeita Drª Sílvia que deu toda condição desde trasnporte para pesquisa orçamentária.

O Projeto Feira Livre estava pronto com bancas de madeira, cobertas com lonas personalizadas, prontas para serem ocupadas pelos feirantes de Pirambu e regiao. chegando ao grande dia para ser instalada a Sexta-feira, dia 26 de Abril de 1996, cuja estreia teve a benção do Padre Peretti que abençou com água benta, todas as bancas e a participação de diversas autoridades da Prefeitura Municipal, do Pronese, da Emdagro, das Associações, Sindicato Rural, Colônia de Pescadores, Condepi a população em geral.

Não gostaria de esquecer desses feirantes que muitos ainda são feirantes daqui e outros que não fazem mais parte da feira, mas faz parte da história da Feira Livre de Pirambu:
Japaratuba: Pancadinha da Carne de Porco, Marcos da Carne Bovina, Pedro Almeida & Irmão; - Carmópolis: Tonho das Fitas Cassetes, Jacinto do amendoim; Capela: Dora das Verduras, Anita das Verduras, Valberício do Frango, Erivaldo do Queijo, Quirino da Carne, Bino e salu, Volúcia das Frutas; Aquidabã: Edileno da mercearia; Nossa Senhora das Dores: Zé do ovo, Jacingo do Queijo, Thaís Calçados, Cristina das Verduras; Siriri:Véio das Verduras, Enoque da carne; Itabaiana: Cigano das Verduras, Nossa Senhora da Glória: Vilma Confecção, Maria das Verduras, Ari do Queijo. Me desculpem as demais cidades, pois de nome não lembro dos feirantes, mas reconheço se os ver.

Portanto, caro Claudomir, gostaria que publicasse esse relato de como e quando surgiu a Feira Livre de Pirambu, que fez 15 anos de existência, no último dia 26 (terça-feira).

Data de criação: 26 de Abril de 1996.
Um Abraço!


Att.

Valdezito Rodrigues [valdezitocmp@hotmail.com]



Nota da Redação:

Parabéns Dezito pelo texo. Pela importância histórica e riqueza de dados, indispensável dizer que ele está incorporado definitivamente nos Anais da História de Pirambu.

Claudomir Tavares

Diretor/Tribuna da Praia

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS