18 de jun. de 2010

Começou a Festa de São João Batista no povoado Maribondo

Celebração começou terça-feira e se estende até o dia do santo
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net


Teve início na última terça-feira, 15 e se estende até a próxima quinta-feira, 25, a festa de São João Batista, padroeiro do povoado Maribondo, uma das mais tradicionais no município de Pirambu. Tendo com tema: “São João Anuncia o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, o novenário tem a responsabilidade de pessoas, comunidades e segmentos ligados ou vinculados a igreja católica, patrimônio cultural daquela comunidade.

Na sua abertura, dia 15, a Missa teve como sub-tema “Voz que clama no deserto” (MT, 3, 1-3 e foi patrocinada pelos agricultores e terço dos homens. Celebrada pelo padre Inaldo César, de Japaratuba, foi organizada por Luciene e Gileno. Em sua segunda noite, 16, o sub-tema foi “Veste e Comida” (MT, 3-4), patrocinada pela comunidade do povoado Bebedouro, funcionários públicos e dizimistas. Celebrada pelo padre Natale Brambilla, foi organizada pela Flávia e Sandra. Já na noite de ontem, 17, a celebração do sub-tema “Saiam à sua Procura” o povo procura profetas e confessa os pecados” (MT.3-5) coube do padre Manuel Messias e ficou sob a responsabilidade da Escola Municipal Odete Pereira de Santana e da Secretaria Municipal de Educação.

O novenário que acontece sempre às 19 horas, seguido de missa e na noite de hoje o sub-tema é “Denúncia Fariseus e Saduceus de ontem e de hoje”, MT. 3-7 e terá a celebração do padre Nanay, do Assentamento 13 de Maio, em Japaratuba, tendo como patrocínio o Apostolado da Oração e Comerciantes, estando sob a responsabilidade das senhoras Leda e Maria Guimarães. A programação religiosa segue todas as noites até 23 de Junho, tendo ponto alto no dia 24, quando teremos missa e batizados pela manhã, seguido da procissão pelas principais ruas do povoado, pela tarde.

São Pedro – Já no período de 27 a 29 de Junho acontece o Tríduo em homenagem a São Pedro, também naquele povoado. A procissão acontece a partir das 16 horas do dia 29. A festa social está prevista para os dias 28 e 29 de julho, cuja programação está sob a responsabilidade de secretaria municipal de Cultura, parceira na realização deste momento festivo do povoado Maribondo.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS