1 de jun. de 2010

Pré-História



Fontes da Pré-História


·         O estudo das fontes da pré-história nos permite conhecer como vivia o homem naquela época.
·         Os objetos a ele relacionados, antes dos documentos escritos, são as fontes arqueológicas pré-históricas.
·         Os objetos conservados são muito escassos e constituem apenas uma parte mínima dos que realmente existiram.
·         Esses vestígios aparecem bastante destruídos, enterrados sob várias camadas de terra e para datá-los, existem vários sistemas.
·         O mais antigo consiste em relacioná-los com a data que os geólogos atribuem ao terreno onde foram encontrados. Os métodos mais modernos consistem em analisar os elementos químicos presentes nos objetos.

Os primórdios da humanidade

·         Os cientistas admitem, mesmo sem comprovação definitiva, que o nosso planeta tenha se formado há cerca de 5 bilhões de anos
·         A vida, em sua forma mais primitiva, surgiu um bilhão de anos depois S Há “apenas” 500 milhões de anos ocorreu a “explosão” da vida nos mares
·         Bem mais tarde, cerca de 250 milhões de anos, os primeiros vertebrados deslocaram-se para a terra firme, quando surgiram os répteis e os primeiros mamíferos
·         No estudo da vida sobre a Terra, em seus primórdios, e das transformações operadas no decorrer do tempo, é comum recorrer-se aos gigantescos períodos denominados eras geológicas.
  
Pré-História

·         Apesar do desconhecimento de formas intermediárias que levaram ao surgimento dos répteis e dos mamíferos, as pesquisas científicas indicam que eles evoluíram para espécies que resultaram nos dinossauros e nos mamíferos modernos - nestes últimos, incluídos os primatas.
·         No curso de sua evolução, esses primatas adquiriram maior capacidade de mover os membros, de fazer uso dos dedos polegares - que garantiram maior eficiência e destreza no uso da mão - e de manter o tronco ereto.
·         Entretanto os primatas apresentaram diferentes desenvolvimento do cérebro, o que possibilitou o aparecimento de formas superiores com a dos antropóiodes

A teoria da Evolução

O cientista e naturalista Charles Darwin é considerado o pai do evolucionismo- Essa teoria explica que, dentro de um mesmo grupo de seres, ocorre uma seleção natural. Essa seleção consiste na idéia de que os membros mais fortes sobrevivem e desaparecem os mais fracos. Isso faz com que nasçam seres mais resistentes e mais adaptáveis ao meio que os rodeia.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS