22 de mar. de 2010

“ÁGUA LIMPA PARA UM MUNDO SAUDÁVEL”, TEMA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2010

Por Diêgo Lôbo


Desde pequenos aprendemos que apesar de 2/3 de nosso Planeta serem constituídos de água, apenas 3% desse valor é de água doce; desse total 79% está congelado e 20% são águas subterrâneas, o que nos deixa com 1% de água doce superficial de fácil acesso. O Brasil possui 11,6% de toda a água doce mundial, além do maior Rio, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta – o Sistema Aqüífero Guarani.

Segundo informações da Organização das Nações Unidas – ONU, todos os dias 2 milhões de dejetos domésticos, industriais e de agricultura são despejados em lagos, rios e mares. No âmbito doméstico, o descarte sanitário incorreto é o maior responsável por essa poluição. Em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas vivem sem condições sanitárias adequadas, o que causa mais mortes que todas as formas de violência, incluindo guerras. Em países como Índia milhares de crianças morrem todos os anos devido a doenças causadas por contaminação da água, como a diarréia, que é responsável por 15% de toda a mortalidade infantil do Planeta, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Ainda há o problema de desperdício: as cidades desperdiçam em geral 50% de seus suprimentos de água devido a vazamentos em sua estrutura; a agricultura desperdiça 60% do recurso que utilizada (além de poluir aquíferos com os produtos químicos levados com a água da irrigação).

Outra questão que agrava esse problema é o crescimento populacional. Hoje somos quase 7 bilhões de pessoas. Alguns teóricos falam em 9 bilhões em 2050. Quais problemas serão agravados com esse crescimento desordenado? Muitos! Falta de comida, doenças, disputa de território e por aí vai… O que podemos fazer então? Sempre que vou fazer meus posts lembro de Harlan e seu ceticismo. Eu defendo que nós devemos fazer a nossa parte, pois o pequeno localizado pode torna-se o global unificado. Meu amigo falaria: “tá, muito bacana cada um fazer a sua parte, porém, no final, são o 1º e 2º segundo setores da economia os grandes responsáveis pelo problema ambiental mundial.” Nunca disse que discordava, mas acho que acredito um pouco mais nas pessoas que ele e aí que entra a nossa capacidade cooperação em prol de um bem comum. É aquilo: comprar de empresas que tenham uma postura ambiental, pressionar o Governo a fiscalizar e fazer a sua parte. Eu tento fazer, e se todos fizéssemos?

Devemos pensar importância da água para a nossa vida: ela está presente em todo ser vivo, é essencial ao desenvolvimento econômica e está ligada a toda atividade humana. Ainda há pessoas que pensam na água como um recurso ilimitado, mas se pensarmos no seu ciclo e a forma como o homem tem interferido nesse processo, facilmente podemos perceber o risco que corremos ao desperdiçá-la.

A fim de chamar atenção à causa, a ONU criou em 22 de Março de 1992 o Dia Mundial da Água. Nesse dia, todos os anos, o Planeta discute as ações dos outros 364 dias, de como temos poluído, da irresponsabilidade de Governos e empresas e, principalmente, do futuro. Segundo o Art. 5º da Declaração Universal dos Direitos da Água:

“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.”

Isso só impacta a mim? As vezes acho que sim.

Antes que a água se torne o próximo Ouro Negro, literalmente, acho que ainda podemos tentar algo. Sim, tentar, pois do jeito que as pessoas se importam o mais próximo que meus netos conhecerão de Meio Ambiente será através de Avatar 4D.

AGENDA ANUAL

O Dia Mundial da Água (22/3) coloca em pauta, todos os anos, uma discussão diferente. Veja abaixo o que já foi tratado mundialmente:

2010 - Água limpa para um Mundo Saudável
2009 – Águas transformadas
2008 - Saneamento
2007 - Escassez de água
2006 - Água e Cultura
2005 - Água para a Vida (2005-2015)
2004 - A Água e os Desastres
2003 - Água para o Futuro
2002 - Água para o Desenvolvimento
2001 - Água para a Saúde
2000 - Água para o Século XXI
1999 - Todos vivem rio abaixo
1998 - Água subterrânea: o recurso invisível
1997 - Águas do Mundo: há suficiente?
1996 - Água para cidades sedentas
1995 - Mulheres e Água
1994 - Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um

POESIA: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Frei Marcos Antônio de Andrade, Agudos-SP

"'Louvado sejas, meu Senhor, pela
irmã Água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta'.

A água, que é o berço da vida e
elemento indispensável a toda espécie de vida,
está sendo agredida com as mais diversas
formas de poluição.

A morte da água é a morte de toda a espécie
de vida no planeta Terra.

E a cada dia observamos isso acontecendo
com as derrubadas da cobertura florestal
fazendo secar as fontes dos rios e
riachos, a poluição das águas de diversas
formas, os aterros nos manguezais, o lixo
jogado nos rios e mares que comprometem
o bem mais precioso para nossa
sobrevivência.

Mais grave ainda é a perda da consciência
de que somos parte do planeta.

Estamos perdendo o sentimento
do Sagrado face ao cosmos
e a cada um dos seres humanos."

http://www.sonhofeliz.ezdir.net

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS