20 de mar. de 2010

Hora do Planeta nos quatro cantos do Brasil


Iracema, a virgem dos lábios de mel, foi imortalizada nos versos do escritor José de Alencar e se tornou símbolo da cidade de Fortaleza. Agora, também será símbolo da Hora do Planeta. A estátua de Iracema, na lagoa de Messejana, na capital do Ceará, será um dos ícones a serem apagados no dia 27 de março, às 20h30.  Isso porque, a cidade de Fortaleza aderiu ao movimento global que, agora, estará bem representado em todas as regiões do país.

A cidade, que foi a primeira no nordeste a anunciar sua participação na Hora do Planeta 2010, confirmou que irá desligar as luzes, além da estátua de Iracema, de mais cinco monumentos, entre eles o Arco da Praça Portugal, o monumento na Praça Regis Jucá, o Seminário da Prainha e a Coluna da Hora na Praça do Ferreira.

Vitória (ES) e Rio Branco (AC) também não vão ficar de fora. As capitais do Espírito Santo e Acre se juntaram às outras 2.124 cidades espalhadas em 115 países ao redor do mundo que irão desligar suas luzes para mostrar que se preocupam com o planeta. Em Vitória, a Ponte da Passagem, o Morro do Penedo e as torres de transmissão dos bairros Jesus de Nazareth e Maria Ortiz ficarão no escuro durante a Hora do Planeta. Já em Rio Branco, o local a ser apagado será o Horto Florestal, onde está sediada a secretaria municipal de meio ambiente da prefeitura.

Além das capitais, cidades em diversos estados do país estão apoiando o movimento. Até agora, a quase uma semana da grande noite, a Hora do Planeta 2010 no Brasil conta com a participação de 37 cidades, das quais 11 são capitais. O estado com o maior número de participações por enquanto é São Paulo, com 10 prefeituras engajadas, entre elas a capital, Barueri, Osasco, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Taubaté que vai apagar sua estátua do Cristo Redentor.

Os últimos municípios confirmados são Quirinópolis, em Goiás; Poços de Caldas, em Minas Gerais; Viana, no Espírito Santo; Tibagi, no Paraná e Niterói, no Rio de Janeiro, que vai a apagar o Museu de Arte Contemporânea, desenhado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.  Além disso, o evento conta, até o momento, com a adesão de 1.089 empresas e 189 organizações, entre elas os patrocinadores oficiais do evento – a Coca-Cola Brasil, Walmart Brasil, o HSBC e a TIM – e a construtora Rossi, que também apoia o movimento.

“O movimento está crescendo muito a cada dia. Ainda resta uma semana para divulgar e mobilizar a sociedade a participar desse ato simbólico contra o aquecimento global e a favor da preservação dos ecossistemas, e tornar a Hora do Planeta 2010 ainda mais bonita que a do ano passado”, diz Regina Cavini, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do WWF-Brasil, incentivando todos a se unirem ao mundo no dia 27 de março, às 20h30.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS