22 de mar. de 2010
“Água limpa para um mundo saudável”
Começa hoje a Semana da Água em Pirambu. Escolas, este portal, outras instituições devem realizar atividades até a próxima sexta-feira, quando esta encerra-se, pelo menos, em tratando-se de dias letivos. Para um melhor entendimento, vamos apresentar abaixo alguns argumentos que nos levam a refletir sobre o tema do Dia da Água que em 2010 terá como tema “Água limpa para um mundo saudável”.
1. A água e o corpo humano
Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno
2. Dia Mundial da Água
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo.
Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
3. Dia Nacional da Água
No Brasil a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.
4. Agenda anual
O Dia Mundial da Água (22/3) coloca em pauta, todos os anos, uma discussão diferente. Veja abaixo o que já foi tratado mundialmente:
2010 - Água limpa para um Mundo Saudável
2009 – Águas transformadas
2008 - Saneamento
2007 - Escassez de água
2006 - Água e Cultura
2005 - Água para a Vida (2005-2015)
2004 - A Água e os Desastres
2003 - Água para o Futuro
2002 - Água para o Desenvolvimento
2001 - Água para a Saúde
2000 - Água para o Século XXI
1999 - Todos vivem rio abaixo
1998 - Água subterrânea: o recurso invisível
1997 - Águas do Mundo: há suficiente?
1996 - Água para cidades sedentas
1995 - Mulheres e Água
1994 - Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um
5. Mar
Desde a Antiguidade, os mares são os receptores naturais de grandes quantidades de resíduos. O Mediterrâneo, o mar do Norte, o canal da Mancha e os mares do Japão são alguns dos mais contaminados do mundo. Os agentes contaminadores que trazem maior risco ao ecossistema marinho são:
○ Os acidentes com barcos petroleiros que provocam grandes desastres ecológicos, poluindo a água do mar.
○ O petróleo, como conseqüência dos acidentes, descuidos ou ações voluntárias.
○ Os produtos químicos procedentes do continente, que chegam ao mar por meio da chuva e dos rios ou das águas residuais.
6. Como economizar água
Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.
Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.
Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.
Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.
Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura!
7. Curiosidades
Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.
Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.
8. Distribuição da água
Na Terra há cerca de 1 360 000 000 km³ de água que se distribuem da seguinte forma:
• 1 320 000 000 km³ (97%) são água do mar.
. 40 000 000 km³ (3%) são água doce.
. 25 000 000 km³ (1,8%) como gelo.
. 13 000 000 km³ (0,96%) como água subterrânea.
. 250 000 km³ (0,02%) em lagos e rios.
. 13 000 km³ (0,001%) como vapor de água.
9. Os Direitos da Água
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
• A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
• A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
• O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
• Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
• A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
• A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
• A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
• A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
• O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
• A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.
10. Ciclo da Água
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
11. Água potável e água tratada
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares.
Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.
12. Água contaminada
Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
• Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
• Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
• Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
13. O problema já começou
A falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Até o ano 2050, as previsões são sombrias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água.
China - O suprimento de água está no limite. A demanda agroindustrial e a população de 1,2 bilhão de habitantes fazem com que milhões de chineses andem quilômetros por dia para conseguir água.
Índia - Com uma população de 1 bilhão de habitantes, o governo indiano enfrenta o dilema da água constatando oesgotamento hídrico de seu principal curso-d'água, o rio Ganges.
Oriente Médio - A região inclui países como Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait. Estudos apontam que dentro de 40 anos só haverá água doce para consumo doméstico. Atividades agrícolas e industriais terão de fazer uso de esgoto tratado.
Norte da África - Nos próximos 30 anos, a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida em 80%. A região abrange países situados no deserto do Saara, como Argélia e Líbia.
14. Motivo para guerras
A humanidade poderá presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.
Naquele ano, os árabes fizeram obras para desviar o curso do rio Jordão e de seus afluentes. Ele é considerado o principal rio da região, nasce ao sul do Líbano e banha Israel e Jordânia. Com a nova rota, Israel perderia boa parte de sua capacidade hídrica. O governo israelense ordenou o bombardeamento da obra, acirrando ainda mais a rivalidade com os países vizinhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TODAS AS NOTÍCIAS
-
►
2011
(131)
- ► julho 2011 (36)
- ► abril 2011 (23)
- ► março 2011 (21)
- ► fevereiro 2011 (29)
- ► janeiro 2011 (6)
-
▼
2010
(502)
- ► dezembro 2010 (16)
- ► novembro 2010 (38)
- ► outubro 2010 (39)
- ► setembro 2010 (61)
- ► agosto 2010 (39)
- ► julho 2010 (41)
- ► junho 2010 (30)
- ► abril 2010 (33)
-
▼
março 2010
(41)
- A República Brasileira de 1964 a 1985... (Parte III)
- Só de Sccanagem... (Texto)
- Verdes de Sergipe lançam em Pirambu campanha contr...
- Polivalente e as ‘Águas de Propriá’
- CE JOSÉ AMARAL LEMOS, em Pirambu, escreveu uma das...
- O Poeta, o Vinho e o Violão
- Também vou participar da Hora do Planeta
- "Águas de Propriá" em debate no Polivalente
- A República Brasileira de 1964 a 1985 (Parte II)
- A República Brasileira de 1964 a 1985 (Parte I)
- ‘Águas de Pirambu’ em debate no Amaral Lemos
- “Água limpa para um mundo saudável”
- “ÁGUA LIMPA PARA UM MUNDO SAUDÁVEL”, TEMA DO DIA M...
- 22/03: Dia Mundial da Água
- 27 DE MARÇO DE 2010: MAIS UM DIA PARA FICAR NA HIS...
- Hora do Planeta nos quatro cantos do Brasil
- WWF-Brasil lançou para a Hora do Planeta 2010
- Locais famosos do Mundo vão apagar suas luzes
- WWF-Brasil convoca para a Hora do Planeta 2010
- Seminário ENSINO OBRIGATÓRIO DE FILOSOFIA, SOCIOLO...
- Verdes reúnem-se hoje e Claudomir pode confirmar p...
- Educação no Brasil: a História das rupturas
- Filosofia da Educação
- A Alegria de Ensinar
- Para lê, ouvir e baixar: A Rede Glogo não divulga ...
- CE José Amaral Lemos: 40 anos do berço cultural de...
- POEMA: "Mulher da Vida"
- Existe um lugar chamado Brejo do Cajueiro
- O lixo nosso de cada dia
- Pirambu e Frei Paulo na mira da CGU
- As várias fomes de Marina
- Direito à Educação
- Arte na Caatinga invade São José, em Japaratuba
- TAC garantrá regularização da situação de servidor...
- Dia a dia de professores de Sergipe vira filme
- Debate sobre o ensino médio reúne professores, ges...
- Semarh se prepara para realização da Semana da Água
- Fundação Bradesco promove Dia Nacional da Ação Vol...
- FIQUE DE OLHO: Vereadores reagem a matéria da Trib...
- Constituição estadual proibe construção de usinas
- Reunião de Mobilização dos Membros do Comitê do Sã...
- ► fevereiro 2010 (42)
- ► janeiro 2010 (90)
-
►
2009
(172)
- ► dezembro 2009 (60)
- ► novembro 2009 (28)
- ► outubro 2009 (17)
- ► setembro 2009 (38)
- ► agosto 2009 (16)
- ► abril 2009 (3)
- ► março 2009 (4)
- ► fevereiro 2009 (2)
-
►
2008
(109)
- ► outubro 2008 (6)
- ► agosto 2008 (1)
- ► junho 2008 (29)
- ► abril 2008 (27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário