27 de mar. de 2010

CE JOSÉ AMARAL LEMOS, em Pirambu, escreveu uma das mais belas páginas de sua História

Escola celebra 40 anos com culto ecumênico em que se fizeram presentes quase todas as congregações religiosas de Pirambu
Por Claudomir Tavares * | claudomir@tribunadapraia.net


A coluna ‘FIQUE DE OLHO’, dedica especialmente na data de hoje, todo seu espaço ao Culto Ecumênico que o Colégio Estadual José Amaral Lemos, da cidade de Pirambu, promovendo na tarde e noite de ontem, 26, uma das mais belas páginas daquela instituição que é considerada ‘berço cultural de Pirambu’. Organizado pelos professores, direção, coordenação, funcionários e estudantes, a escola encheu-se de alegria, de fé e irreverência para celebrar com fervor a passagem pelos seus 40 anos, cuja data deu-se em 11 de março e as comemorações só estão começando, devendo ter como ponto culminante o desfile que a escola realizara em setembro de 2010.

Um culto ecumênico foi realizado, tendo a participação das igrejas Cristã Evangélica (Adriana Silva), Católica (Padre João Batista), Assembléia de Deus (Gleiciane Carvalho), Adventista do 7º Dia (Dimitry Silva), Evangelho Quadrangular (Geraldo Ferreira), Batista (Josivaldo Rocha) e Brasil para Cristo (Núzia Moura). Cada igreja com seu grupo de música, levando alegria, oração e depoimentos emocionados a celebração. Presente ao evento todo corpo diretivo da escola (Tereza Cariri), professores, articuladores, coordenadores, estudantes, pais de alunos, fiéis das várias igrejas.

A professora Sara Soares da Silva (Sarita) assumiu o cerimonial e mostrou-se extremamente competente em sua condução, o que para nós não é nenhuma surpresa, conhecendo-a desde criança e testemunho de seu talento e compromisso com a instituição. A professora Tereza Cariri, que está à frente do Amaral Lemos pela segunda vez, sendo a primeira a conseguir esta façanha, fez a saudação inicial, agradecendo o empenho de todos aqueles que deram o melhor de si para a preparação daquele momento. Em seguida, o ex-aluno e ex-professor da escola, Claudomir Tavares, escalado para falar sobre os 40 anos da escola, preferiu falar com o coração e deu uma espécie depoimento testemunho de sua passagem pelo Amaral. A diretora da DRE’ – 04, Adriana Oliveira compareceu ao Culto Ecumênico, trazendo consigo o reconhecimento daquela diretoria a uma das escolas mais bem conceituadas da rede pública estadual em Sergipe.

:: SABEDORIA (PAZ) X FORÇA (GUERRA)

Nas pregações de pastores, padre, missionárias e lideranças de igreja, cada um prestou sua homenagem à escola, levou músicas conhecidas, como as que se tornaram conhecidas nas vozes do Padre Fábio e do cantor Lázaro, encerrando com uma oração ou leitura bíblica. Em sua fala, o pastor Josivaldo (Igreja Batista) ex-aluno da escola, e atualmente professor da rede municipal de ensino, afirmou que “toda escola pública deveria ser como o Amaral, espelhar-se pelo seu exemplo”. Josivaldo se lembrou da contribuição dada por seus ex-professores, citando Claudomir Tavares (História), presente no ato e Geniro dos Santos (Matemática). “Quem se esquece de seu professor de Matemática”, brincou ele. Para ele, “devemos nos guiar pelo caminho da sabedoria, que é superior a força”, disse. “A força provoca a guerra, enquanto que a sabedoria provoca a paz”, comparou.

:: 40 ANOS DE: VITÓRIA

Irreverente, o ex-aluno Dimitry Silva (Igreja Adventista do 7º Dia) confessou a Tia Bel (professora Maria Izabel do Carmo, que começou como aluna do Amaral e que desde 1985 está na instituição, devendo aposentar-se este ano) ser o autor de uma travessura (risos). Citou Salomão que teve mil mulheres, mas que optou pela sabedoria, repetiu as palavras de Martin Luther King, herói da luta pela liberdade americana e levantou um coro: “Quando eu disser 40 anos de: ... Vocês respondem”, dizia ele, sendo seguido por ecos de “vitória”, repetiam.

:: UNIDADE DAS IGREJAS CRISTÃS

O padre João Batista, representando a Igreja Católica e registrou a importância da unidade das igrejas cristãs naquele ato, seguindo uma ‘orientação de Jesus’ e registrou a importância de todos se prepararem para celebrar a Páscoa. Ele se lembrou da Campanha da Fraternidade 2010– cujo tema é "Fraternidade e Economia" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24) e que a cada quatro anos dá-se de forma ecumênica, encampada pelos católicos e pelos irmãos de algumas igrejas mais tradicionais do campo evangélico. O padre João Batista é italiano e desde as celebrações por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da cidade, está a frente da Paróquia de Pirambu.

:: 25 ANOS DEPOIS

Núzia dos Santos Moura estava entre aquelas integrantes da primeira turma a concluir o 1º Grau (atual Ensino Fundamental) em dezembro de 1984, há 25 anos. Naquela escola estudaram dois de seus filhos e outros dois continuam na instituição. A hoje missionária da Igreja ‘Brasil para Cristo’ registrou que a juventude da sua igreja é composta por alunos e ex-alunos do Amaral e que ela é fruto daquela escola.

:: EXEMPLO DE GESTÃO

O pastor Geraldo Ferreira, que além de líder religioso, excelente pregador é também um exímio cantor, registrou a importância da unidade da equipe, da qualidade dos que integram a equipe diretiva, de seu quadro funcional, da forma de gestão, afirmando que “quem ganha com isso são, principalmente, os alunos, que tem uma equipe como esta, a quem enaltecemos o trabalho na pessoa da professora Tereza”, testemunhou o líder da Igreja do Evangelho Quadrangular.

:: UM GRUPO FORTE

A representante da Igreja Cristã Evangélica, Adriana da Silva dedicou sua fala e orações a honras e glórias ao ‘grupo’ Amaral Lemos. Grupo era a primeira nomenclatura do atual Colégio Estadual que já foi Grupo Escolar e Escola Estadual, conforme artigo publicado há quinze dias neste portal. Adriana foi a primeira a pregar, abrindo caminho para os demais irmãos que seguiram no mesmo caminho, unindo homenagens, cantos de louvores e orações.

:: AMARAL GOSPEL

Ao longo dos anos a escola tem mostrado em seu interior inúmeros talentos, nas mais variadas modalidades artística. Gleiciane Carvalho, aluna da 8ª Série, foi à responsável pela representação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Ela é uma militante ativa da igreja e, tem integrado as atividades mais gerais dos evangélicos de Pirambu, como o ‘Dia da Bíblia’, realizado anualmente no mês de dezembro pela União das Igrejas Evangélicas de Pirambu (UIEMP). Tem se revelado e consolidado como um excelente talento gospel, não devendo em nada para os grandes nomes da música cristã evangélica.

:: NAQUELE TEMPO

A professora aposentada Selma Maria Silva (Dona Selma) foi à quarta diretora do Amaral Lemos, ficando na função até 2004, destacando-se como sua primeira realização a implantação gradativa da segunda fase do 1º Grau (5ª Série – 1981, 6º Série – 1982, 7ª Série – 1983 e 8ª Série – 1984). Não dimensionando a sua importância, o marco operativo da época, ela humildemente afirmou que “naquele tempo não tínhamos professores tão preparados como temos hoje, não tínhamos computador, a autoridade se impunha pela força, não com o diálogo, como temos visto na gestão de Tereza, a quem pedimos a Deus que lhe ilumine e te conserve a frente desta escola por muitos anos, pois você é insubstituível”, não poupou palavras a grande mestre a quem, tem hoje uma grande discípula.

:: PARABÉNS

Ao final da solenidade, todos rezaram um Pai Nosso e cantaram os parabéns, encerrando a primeira parte do grande dia (diga-se tarde/noite) que teve sequência à noite com um grande encontro musical, promovido e realizado pelos alunos da instituição, que ‘invadiram’ a escola, apropriando-se da mesma como um patrimônio que pertence a todos eles e ficará marcado definitivamente em suas vidas. Aguardem ainda hoje a segunda parte desta matéria, com o que aconteceu durante a grande festa alusiva aos 40 anos do Amaral Lemos. Além disso, estamos preparando um álbum para ilustrar o espaço ‘Festas e Eventos’.

:: MURAL DE RECADOS:

"Sábado, 27/03 - Hora do Planeta! Apague as luzes entre às 20h30hs às 21h30min. De que lado você está? Faça sua parte!" (www.horadoplaneta.org.br)

:: 100,5 MIL ACESSOS NO INÍCIO DE 2008

A coluna ‘FIQUE DE OLHO’ informa na edição de hoje o número de acesso da Tribuna da Praia no PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2008. Nos meses de JANEIRO (31.163), FEVEREIRO (41.247) e MARÇO (28.113) 100.523 internautas acessaram nosso portal. Uma média de 1104,6 acessos/dia, contra os 1058,6 verificados no trimestre anterior. Somados aos 412.928 acessos de 24/04/2004 até 31/03/2008, atingimos um total de 513.451 acessos em quase quatro anos de operação do portal que há época já era, possivelmente, um dos mais acessado no interior de Sergipe. Atualmente a nossa freqüência diária é de 3741 acessos/dia, dados atualizados após a informação da média mensal de Outubro, Novembro e Dezembro de 2009. Em Propriá, Pirambu e Japaratuba estão distribuídas as maiores médias de freqüências, totalizando 1.700 dos 3741 acessos diários. Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Capela, são algumas das principais médias de acesso diário, contribuindo com uma média de 1.200 acessos diários. Em Alagoas, nossa maior média é verificada na cidade de Porto Real do Colégio, seguida de Maceió, São Brás, Penedo e Piranhas, que juntas representam mais de 300 acessos diários. O site tem sido acessado em outros países, a exemplo do Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Japão, entre outros. Na próxima edição a coluna informa a freqüência do segundo trimestre de 2008, quando o volume continua apresentando índices de crescimento da média diária, algo que se mantém nos meses seguintes.

:: FRASE DO DIA:

"Devo ao Amaral Lemos parte do que sou. Aqui vivi alguns dos momentos mais marcantes de minha vida" (Claudomir Tavares)
___________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de Sociedade e Cultura da Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu), de Filosofia, Filosofia da Educação e de Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá) – Situação em 2010. Licenciado em História pela UFS (2002), com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído - 2007/2008 / Cursando Especialização – 2009/2010) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2006). Foi secretário geral (2007/2008) e presidente (2008/2010) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba - SOS Rio Japaratuba (desde 1998), presidente municipal (desde 2008) e secretário estadual de Assuntos Parlamentares do Partido Verde (da Executiva Estadual desde 2005) e Diretor-Fundador do Jornal Tribuna da Praia (Impresso desde 1983 e Online desde 2004). Mantém site, blog, twitter, perfil e comunidade no Orkut.

PSIU: A utilização deste e outros artigos devem respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada por inscrito e as informações autorais devem ser preservadas.

Fonte: Tribuna da Praia - Em: 27/03/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS