28 de mar. de 2010

Polivalente e as ‘Águas de Propriá’

Palestra abordou ‘água limpa para um mundo saudável’

Estudantes dos 4º e 5º anos do Colégio Estadual ‘Joana de Freitas Barbosa’ (Polivalente), da cidade de Propriá, participaram na última sexta-feira, 26/03, de uma palestra intitulada ‘Águas de Propriá’. Ministrada pelo professor Claudomir Tavares da Silva, historiador e especialista em gestão de recursos hídricos, a palestra abordou a temática ‘Águas de Propriá’, dentro da proposta da ONU ‘água limpa para um mundo saudável’, que desde 1992 decidiu discutir em 22/03 sobre os usos dos recursos hídricos em nosso Planeta e a partir de 1994 é escolhido um tema para reflexão.

A palestra teve início às 10h15min com a exibição de um vídeo elaborado pela WWF em que um cidadão descarregava uma caçamba de lixo em um rio e em seguida uma latinha de refrigerante, mesmo havendo uma placa que alertava para a proibição. Daí, ao chegar em casa e ligava o chuveiro, aquele lixo invadia seu banheiro, como um mostro querendo engoli-lo. Uma mensagem em inglês “if you think pollution doesn’t affect you...” (se você acha que a poluição não afeta você...).

Em seguida foi apresentado um slide dividido em quatro partes, mais a introdução. Nela eram apresentadas as temáticas da Semana da Água desde 1994. A primeira parte discutiu a História do Dia Mundial da Água, Dia Nacional da Água, água e o corpo humano, águas do mar, como economizar água, curiosidades, distribuição de água na Terra, distribuição de água no Brasil, os direitos da água, ciclo da água, água potável e água tratada, água contaminada, o problema já começou e motivos para a guerra. Na segunda parte é apresentada às águas em Sergipe.

Na terceira parte, a palestra centra-se nas ‘Águas de Propriá’: Localização e acesso, população, povoados, rede hidrográfica, água tratada, águas superficiais e águas subterrâneas de Propriá. Na quarta e última parte, ficou um espaço reservado para os agradecimentos e uma atividade lúdica que constou de representar através de balões (bexigas, bola de assopro), simbolizando as gotas d’água. No final, foram estourados os balões, uma verdadeira farra.

A palestra ‘Águas de Propriá’ está disponível em nosso banco de dados “e disponível para apresentação em escolas, instituições e comunidades, não só por ocasião do dia da água, mas durante todo o ano, uma vez que ‘todo dia é dia da água”, afirma Claudomir Tavares, que deverá está apresentando Águas de Pirambu’, em data a ser confirmada em escolas da rede pública estadual e municipal. Maiores informações pelo celular (079) 9917.0510!

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS