3 de abr. de 2010

14º Porto Folia no Canal de São Sebastião

Farra do porco acontece no sábado de aleluia no povoado Canal em Barra dos Coqueiros

O povoado Canal de São Sebastião, distante 24 km da sede do município, Barra dos Coqueiros, e há 04 quilômetros da vizinha Pirambu, será cenário neste sábado de aleluia, da 14ª edição do Porco Folia, ‘farra’ do porco que acontece de forma ininterrupta desde 1997, no Bar de Nem, as margens do Canal do Pomonga. A festa tem atraído anualmente um público cada vez mais crescente da cidade e povoados da Barra dos Coqueiros e dos municípios vizinhos de Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Carmópolis e Japaratuba. A festa consiste em ‘pega’ do porco e os que conseguirem a proeza, terá como prêmio o próprio suíno.

Esta ‘farra’, que já consta no calendário popular de Barra dos Coqueiros tem dividido opiniões. Os festeiros de plantão e a maioria da população aplaude e participa intensamente. Os ambientalistas e protetores dos animais, reclamam diante do que classificam “graves estes casos de agressões ou maus tratos contra os porcos, um abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados”, lamenta o senhor Augusto Carvalho, que testemunhou a festa em 2006. “Participei, acho que os proprietários o fazem sem a intenção, mas que é um ato de maus tratos, é sim”, protesta.

Já a jovem Carmem Castilhos, que participou da festa em 2008 disse que “não vê nada de mais, pois os porcos circulam livremente e as pessoas apenas o pegam, sem feri-lo, numa brincadeira que tem também seu elemento cultural, uma tradição do povoado Canal’, justifica. Então tire suas próprias conclusões e visite o povoado Canal de São Sebastião, durante o 14º Porco Folia que acontece no dia 03/04/2010, no Bar do Nem, às margens do Canal do Pomonga.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS