3 de abr. de 2010

Definida primeira chapa majoritária em Sergipe

Partido Verde apresenta sua chapa de pré-candidatos a governador e vice-governador
Pirambu (Da Redação) – Reunidos no dia 15 de março de 2010, os membros da Comissão Executiva Estadual do PV definiram por unanimidade que o partido não desistiu de seu projeto de candidatura própria ao governo do estado e que a partir daquele momento estava reafirmado que em Sergipe os verdes iriam construir um palanque para Marina Silva, pré-candidata a presidência da república. A partir daí alguns nomes foram citados, entre eles do militante histórico, o engenheiro civil Reynaldo Nunes, membro da Executiva Nacional e integrante da comissão que está discutindo o projeto Marina Silva, e da liderança ascendente do interior, o professor Claudomir Silva, presidente da Executiva Municipal de Pirambu e membro da Executiva Estadual.

Após alguns contados com lideranças políticas verdes, membros da direção estadual e com militantes do partido, foi celebrada hoje pela manhã a formação da primeira chapa de pré-candidatos a governador e vice-governador para disputar as eleições 2010. Assim, o Partido Verde, prevalecendo o sentimento da maioria da Executiva Estadual, a quem compete definir em última instância os nomes do time que o PV vai colocar em campo, irá de Reynaldo Nunes (governador) e de Claudomir Silva (vice-governador). “A partir de 17 de abril o PV irá iniciar o debate com sua militância quando realizara na cidade de Pirambu o primeiro dos três pré-encontros estaduais (os demais serão realizados em Lagarto e Simão Dias), preparatórios para o Encontro Estadual que será realizado no final de maio, em Aracaju, provavelmente com a presença da senadora Marina Silva, dependendo dos ajustes de sua concorrida agenda”, informa Reynaldo Nunes.

:: Convivência X Conveniência

“Esta chapa é a aliança estratégica da capital e interior, da história política com a marca da combatividade, baseada nos princípios que norteiam a construção do Partido Verde hoje em Sergipe. Ela dá-se pela convivência política, não a partir da conveniência que tem caracterizado as composições em nosso estado”, afirma Claudomir Silva. “O nome de Reynaldo Nunes, cuja história confunde-se com a trajetória do PV em Sergipe e no Brasil, associado ao nosso nome, cuja matiz ideológica tem a mesma raiz da senadora Marina Silva (ambos fomos do PT, sendo que eu saí em 2003), está na agenda de discussão para assumirmos esta tarefa inadiável cuja história reservou aos verdes de Sergipe”, completa Claudomir.

Sobre a complementação da chapa majoritária, que inclui ainda até dois pré-candidatos ao senado, os verdes deverão lançar os dois, sendo um deles o ator e publicitário Antônio Leite, podendo ainda reservar uma delas para aliança com os partidos que decidam integrar-se ao projeto que terá, inevitavelmente o PV na chapa majoritária disputando o governo de Sergipe. “No encontro de Pirambu, iremos abrir o processo de debate, inclusive dos prováveis pré-candidatos a deputados federais e estaduais. Apresentaremos uma chapa competitiva e com amplas chances de elegermos dois deputados estaduais e entrarmos na disputa para a Câmara Federal”, prevê Reynaldo Nunes.

:: Evitar as polêmicas

Claudomir Silva preferiu não comentar a polêmica levantada nos últimos dias por dirigentes e lideranças do partido. “Todos temos livre arbítrio, sendo que cada ação corresponderá a uma reação no sentido contrário, na mesma intensidade, devendo às respostas as afirmações açodadas, serem dadas nos fóruns de discussões partidárias, e tivemos a oportunidade em 15 de março, quando reunimos a Executiva Estadual e voltaremos a ter estes momentos privilegiados nos pré-encontros de Pirambu, Lagarto e Simão Dias”, pondera Claudomir. “Acredito que, conforme nos ensina a Bíblia Sagrada, que há tempo para tudo entre o Céu e a Terra, e que como afirmou certa vez o sergipano Carlos Britto, nosso cérebro responde com a razão através de seu lado esquerdo e com a emoção através do direito. Devemos saber usá-lo de forma comedida, até para preservarmos as pessoas, não as ferindo nem em seu carater nem em sua história política, este patrimônio que está presente em cada um de nós”, acautela-se.

:: Energia SIM! Nuclear, NÃO!

No Pré-Encontro Estadual, em local ainda a ser confirmado no decorrer desta semana, os verdes lançam a campanha contra a instalação de uma usina nuclear em territórios sergipanos. Segundo a Constituição Estadual, em seu capítulo IV do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, artigo 232, inciso 8º, “ficam proibidos a construção de usinas nucleares e depósito de lixo atômico no território estadual, bem como o transporte de cargas radioativas, exceto quando destinadas a fins terapêuticos, técnicos e científicos, obedecidas as especificações de segurança em vigor”. Neste encontro “estarão presentes dirigentes nacionais e estaduais, vereadores e presidentes dos diretórios municipais, lideranças e militantes verdes vindos de todos os rincões de Sergipe e aqui em nossa cidade levantarão a voz contra esta iniciativa que se constitui em um crime contra o povo sergipano”, afirma o professor Claudomir Silva.

Convidados – Além da militância, dirigentes, parlamentares e lideranças do PV, integrantes de partidos aliados na última eleição municipal em Pirambu serão convidados, a exemplo do PT, PHS, PSL e mais o PPS, o PRP e demais forças políticas que se empenharam no projeto político que teve o Partido Verde como um de seus mais significativos protagonistas. Representantes da sociedade civil, da comunidade científica e educacional, ambientalistas, professores e estudantes estarão integrando-se a esta atividade que abre o calendário político de Sergipe em Pirambu

Marina Silva – “Apesar de nosso nome ter sido lançado como pré-candidato a deputado federal e depois a governador pelo professor Anderson Góis (hoje fora do processo eleitoral, pelo menos na condição de pré-candidato a governador, por opção pessoal), o que nos honra e multiplicam as responsabilidades dentro do partido e com a sociedade sergipana, estou empenhado na defesa do nome do companheiro Reynaldo Nunes de Morais, praticamente um consenso dentro do fórum que irá escolher os pré-candidatos, inclusive a governador, por entender que dentro do partido é aquele que tem o melhor perfil para a tarefa inadiável de candidatura própria para construirmos um palanque para Marina em Sergipe”, acrescenta Claudomir.

Ricardo Almeida – Aqui em Pirambu, como nas demais cidades em que se realizarão os Pré-Encontros Estaduais, o professor Claudomir Silva irá defender “a regionalização do partido, com a instalação das coordenações regionais da Pré-Campanha Marina Silva, e que servirão de núcleos para a Coordenação do Partido Verde no Vale do Japaratuba”, informa. “Da mesma forma, que estaremos anunciando a pré-candidatura do companheiro Ricardo Almeida para deputado federal ou estadual, cuja decisão é exclusivamente dele, tendo nesta região o nosso modesto apoio. Vamos defender isso em outras cidades, onde temos nomes em potencial, preferindo anunciá-los após consultá-los, naturalmente”, finaliza o dirigente verde.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS