4 de nov de 2009

ARTIGO: 30 Anos da Escola Mário Trindade Cruz



Ela é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino em Pirambu
Por Claudomir Tavares * | claudomir@infonet.com.br


A Escola Municipal ‘Mário Trindade Cruz’, a maior e mais representativa da rede municipal tem passado ao longo destes 30 anos de História por uma série de transformações, sejam elas de caráter físico, pedagógico e administrativo. Sendo a maior, é natural que seja a que atrai as maiores atenções da sociedade, estando sempre ‘no olho do furação’, mas que tem sobrevivido as maiores turbulências, numa prova inequívoca de sua capacidade de superar desafios sucessivos e contínuos.

:: A Escola

Criada através da Lei Municipal Nº 52, de 17 de novembro de 1979, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ funcionou na Avenida Agostinho Trindade até 1984, sendo transferida para a Rua Manuel Amaral Lemos, onde nas sucessivas administrações passou por diversas ampliações, reformas e redefinições de seu perfil.

A ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino. Nela estão matriculados mais de 1500 estudantes (cerca de 60% do total de toda rede municipal) de todos os estudantes da rede, e lotados mais de 60 (algo em torno de 50%) professores e mais de 20 funcionários, entre pessoal da secretaria, de apoio, merendeiras e vigilantes (também algo em torno de 50% dos funcionários da educação na rede municipal)

Desde 2002 a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ incorporou a Escola Estadual Leonor Barreto Franco, prédio pertencente à rede estadual, mas cedido ao município em regime de comodato, onde funciona a Educação Infantil. Ali, estão matriculadas 260 crianças, cujas aulas são ministradas por 15 professores. São 7 o número de pessoal de apoio, incluindo 2 merendeiras e 1 escriturário. Dois vigilantes prestam serviços na instituição.

Uma metamorfose na educação pública de Pirambu, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ iniciou suas atividades oferecendo as primeiras séries primárias, sendo ampliada para até a 4ª Série a partir de 1984. Em 1994, passou a funcionar na escola o Sistema Organizacional Modular do Ensino Médio – SOMEM, da Secretaria de Estado da Educação. O SOMEM funcionou até o ano 2000, passando a incorporar o Ensino Médio já vinculado ao Colégio Estadual José Amaral Lemos em 2001. Antes, em 1999 teve início a segunda etapa do Ensino Fundamental, oferecendo até a 8ª Série, formando a primeira turma em 2002. A partir de 2003 a escola passou a oferecer o Ensino Médio, formando as primeiras turmas em 2005 (Regular) e 2007 (Magistério).

Ao longo de sua trajetória, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ foi marcada pela sua parcial (ou total) dependência administrativa da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, o que está sendo rompido naturalmente pela tomada de atitude dos atores sociais que a constroem. Para efeito de registro, consta da Galeria de Diretores os seguintes professores:

• Profº. Natanael dos Santos – 1979/1984
• Profª Mirian Ferreira de Matos Cruz – 1984/1990
• Profª Genilza Ferreira Lisboa Alexandre – 1990/2001
• Profº Claudomir Tavares da Silva – 2001/2002
• Profª Maria dos Santos Morais – 2002/2007
• Profº Antônio Edvaldo Dantas de Oliveira – 2007
• Profª Cláudia Tavares da Silva – 2007/2009
• Profª Acácia Dias da Cruz – 2009
• Profª Sônia Maria Santos – Desde 2009

Em nossos registros, consta a relação das nossas primeiras professoras, entre outras, a saber:

• Maria Júlia Cruz Daltro
• Joselita da Silva Almeida
• Acidália da Silva Ferreira
• Luciene Ferreira Nunes

:: Mário Trindade Cruz

Mário Trindade Cruz foi ex-prefeito do município de Japaratuba, a época em que o território de Pirambu estava a ele integrado e exerceu forte influência na vida sócio-político do Vale do Japaratuba como um dos mais influentes políticos da região. Seus filhos Juarez Lopes Cruz (primeiro vice-prefito de Pirambu) e Marcos Lopes Cruz e sua nora, Sílvia Maria de Vasconcelos Palmeira Cruz, foram prefeitos de Pirambu, após sua emancipação em 1963.

:: 30 Anos do Mário Trindade

Uma Comissão Especial, constituída pelos professores Claudomir Tavares, Salomão, Inês Batista e Maria da Paz, foi indicada na última Reunião Pedagógica realizada sexta-feira passada, 30/10, para formatar a programação dos 30 anos do Mário Trindade e apresentar para o conjunto da comunidade escolar que deverá celebrar com fervor esta data marcante na História da Instituição. A proposta será apresentada nesta quarta-feira, 04/11, quando os professores estarão reunindo-se em mais uma reunião para discutir o PDE da Escola.
____________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de História, Sociedade e Cultura da Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu), de História, Filosofia, Sociologia e Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá). Licenciado em História pela UFS, com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído / Cursando Especialização) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba), presidente municipal e secretário estadual de parlamentares do Partido Verde e Diretor-Fundador da Tribuna da Praia

Referência Bibliográfica:

SILVA, Claudomir Tavares da. “Da História da Educação em Pirambu: Mário Trindade – A metamorfose de uma escola em Pirambu”. Pirambu: Claudomir, 2009. Disponível em:

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS