17 de nov. de 2009

Hoje é dia do Mário Trindade Cruz

Maior escola da rede municipal de Pirambu comemora 30 anos com missa em ação de graças e estende comemoração com 1º Festival Zumbi dos Palmares
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br



Fundada em 17 de Novembro de 1979, através da Lei Municipal Nº 52, na gestão do prefeito Daniel Luiz dos Santos (ARENA/PDS), A Escola Municipal Mário Trindade Cruz está comemorando hoje 30 anos de uma das mais belas páginas da História da Educação em Pirambu. Para lembras esta que é mais importante data no Calendário Escolar, a escola promove na manhã de hoje, uma Missa em Ação de Graças a ser celebrada pelo Pe Natale Brambila, a partir dàs 09 horas, no pátio da instituição.

Festival Zumbi dos Palmares - A escola está convidando professores, estudantes, pais de aluno e a comunidade em geral para se fazer presente a este ato que marca o início das comemorações que terá prosseguimento quarta-feira, 18/11, com a abertura, a partir das 08 horas, do 1º Festival Zumbi dos Palmares, evento que marca as comemorações alusivas a Semana da Consciência Negra, que culminará na próxima sexta-feira, 20, dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Jogos Internos - As comemorações prosseguem na próxima semana com a realização dos 7º Jogos Internos do Mário Trindade Cruz, a realizar-se no período de 25 a 27, emendando com o 1º Festival de Futsal. “É um momento de reencontro da comunidade escolar com a própria escola e nada como estes eventos para reafirmação do Mário enquanto uma instituição que é um patrimônio da educação em nosso município”, descreve a professora Sônia Santos, diretora da escola.

História – A Escola Municipal Mário Trindade Cruz é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino. Nela estão matriculados cerca de 1500 estudantes (cerca de 60% do total de toda rede municipal) de todos os estudantes da rede, e lotados mais de 60 professores (algo em torno de 50%) e mais 2o funcionários (também algo em torno de 50% dos funcionários da educação na rede municipal). Desde 2002 incorporou a Escola Estadual Leonor Barreto Franco, prédio pertencente à rede estadual, mas cedido ao município em regime de comodato, onde funciona a Educação Infantil. Ali, estão matriculadas mais de 250 crianças, cujas aulas são ministradas por cerce de 15 professores.

Uma metamorfose na educação pública de Pirambu, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz iniciou suas atividades oferecendo as primeiras séries primárias, sendo ampliada para até a 4ª Série a partir de 1984. Em 1994, passou a funcionar na escola o Sistema Organizacional Modular do Ensino Médio – SOMEM, da Secretaria de Estado da Educação. O SOMEM funcionou até o ano 2000, passando a incorporar o Ensino Médio já vinculado ao Colégio Estadual José Amaral Lemos em 2001. Antes, em 1999 teve início a segunda etapa do Ensino Fundamental, oferecendo até a 8ª Série, formando a primeira turma em 2002. A partir de 2003 a escola passou a oferecer o Ensino Médio, formando as primeiras turmas em 2005 (Regular) e 2007 (Magistério).

Diretores – Ao longo de sua trajetória, a escola foi marcada pela sua parcial (ou total) dependência administrativa da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, o que está sendo rompido naturalmente pela tomada de atitude dos atores sociais que a constroem. Para efeito de registro, consta da Galeria de Diretores os seguintes professores:

• Profº. Natanael dos Santos – 1979/1984
• Profª Mirian Ferreira de Matos Cruz – 1984/1990
• Profª Genilza Ferreira Lisboa Alexandre – 1990/2001
• Profº Claudomir Tavares da Silva – 2001/2002
• Profª Maria dos Santos Morais – 2002/2007
• Profº Antônio Edvaldo Dantas de Oliveira – 2007
• Profª Cláudia Tavares da Silva – 2007/2008
• Profª Acácia Dias da Cruz – 2009
• Profª Sônia Maria Santos – Dese 2009

Em nossos registros, consta a relação das nossas primeiras professoras, as quais estarão para sempre em nossos corações, a saber:

• Maria Júlia Cruz Daltro (in memorian)
• Joselita da Silva Almeida
• Acidália da Silva Ferreira
• Luciene Ferreira Nunes

O Patrono – Mário Trindade Cruz foi ex-prefeito do município de Japaratuba, a época em que o território de Pirambu estava a ele integrado e exerceu forte influência na vida sócio-político do Vale do Japaratuba como um dos mais influentes políticos da região. Seus filhos Juarez Lopes Cruz e Marcos Lopes Cruz foram prefeitos de Pirambu, após sua emancipação em 1963.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS