21 de nov. de 2009

O QUILOMBO DE PATIOBA EXISTE E RESISTE...

Plantando raízes para colher gerações, o 6º Quilombofest tem como objetivo elaborar uma proposta para o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br




A comunidade quilombola do povoado Patioba, distante 7 quilômetros da sede do município, Japaratuba está celebrando desde ontem, estendendo-se até amanhã, 22, o 6º Quilombofest, movimento de resistência e de mobilização para o crescimento da cultura do povoado. O evento tem como objetivo principal envolver a comunidade nas discussões em torno de uma proposta para desenvolvimento sócio-cultural de Patioba, promovendo a expansão e divulgação do povoado e de sua cultura, buscando caminhos para melhorar as condições de vida de nosso povo.

O 6º Quilombofest teve início na tarde de ontem 20, a partir das 16 horas, quando foram expostas pinturas feitas pelos alunos daquela comunidade. Às 19h30min tivemos a Abertura Oficial, com o Cine Patioba, quando foram exibidos vídeos sobre a temática relacionada à história de resistência dos afro-brasileiros. Na manhã de hoje, a organização do 6º Quilombofest recepcionou as outras comunidades, seguido da apresentação do tema do evento pela comunidade quilombola de Patioba. Às 10 horas tivemos a apresentação do Candomblé Nagô, daquele povoado, seguido de intervenções dos professores e historiadores Claudomir Tavares (Pirambu/Propriá) e Robson Anselmo (Aracaju).

Hoje a tarde teremos às 14 horas o início das Oficinas Temáticas: música e dança afro, folclórica de maculelê e de capoeira (teórica e prática) e a partir das 15h30min uma Mesa Redonda “a importância do negro para o desenvolvimento do Vale do Cotinguiba” (historiadores Claudomir Tavares, Geane Corrêa e José Antônio). As 16h30min teremos a apresentação de uma Peça Teatral, apresentando o espetáculo “O Quilombo da Patioba resiste...”. A programação terá continuidade a noite a partir das 20 horas com o desfile da Garota Quilombola, seguido de shows musicais, com destaque para a apresentação de Décio Nunes e banda.

O 6º Quilombofest terá culminância no domingo, 22, com alvorada festiva logo às 05h30min, seguido de caminhada pelas ruas do povoado, com manifestação de direitos da comunidade quilombola que não foram ainda adquiridos. Participam desta manifestação artistas, estudantes, professores, convidados e comunidades. Um café da manhã marca o encerramento desta manifestação a partir das 08 horas. Às 09 horas teremos um torneio de futebol, disputado por equipes locais e convidadas. A tarde teremos uma roda de capoeira, a partir das 14h30min, seguido de apresentação de resultados das oficinas de música e dança afro, folclórica de maculelê e de capoeira. Às 15h30min teremos a leitura da carta “O Quilombo de Patioba existe e resiste...”. O evento será encerrado às 16 horas com apresentação dos Timbaleiros ou Cultura Reggae.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS