1. CONCEITO DE HISTÓRIA:
- História é a ciência que estuda a mudança.
- História é vida, é movimento, é transformação.
- A História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.
2. O TERMO HISTÓRIA:
- Os gregos foram os primeiros a utilizá-lo: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos.
- “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
- Por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico.
- História passou a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra histórica.
3. SENTIDOS DA PALAVRA HISTÓRIA:
- Realidade histórica: conjunto dos fenômenos pelos quais se manifestou, se manifesta ou se manifestará a vida da humanidade Ò a realidade objetiva do movimento do mundo e das coisas.
- Conhecimento histórico: a observação subjetiva da realidade pelo historiador.
- Obra histórica: o registro da observação da realidade feita pelo historiador num relato escrito.
4. O AGENTE DA HISTÓRIA:
- O Homem é o agente fazedor da História
5. CULTURA:
- Cultura é a maneira de manifestar vida de um grupo humano. - é o conjunto das diversas formas naturais e espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias simbólicas para a geração seguinte. - o Homem produz cultura: produz objetos e idéias de acordo com suas necessidades de sobrevivência.
6. FONTES HISTÓRICAS:
+ vestígios (documento) que permitem a reconstituição do passado.
- arqueológicos: restos de animais, utensílios, fósseis, ruínas de templos, palácios e túmulos, esculturas, pinturas, cerâmicas, moedas, medalhas, armas, etc.
- escritos: códigos, decretos, tratados, constituições, leis, editais, relatórios, registros civis, memórias, crônicas, etc.
- orais: tradições, lendas, mitos, fábulas, narrações poéticas, canções populares, etc.
7. FATO HISTÓRICO:
- o fato histórico é o objeto de estudo da História.
- é singular, irreversível e de repercussão social.
8. CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:
- Economia: estuda os meios de produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza.
- Sociologia: estuda o homem em sociedade.
- Geografia: estuda a superfície da terra no seu aspecto físico e humano.
- Antropologia: estuda o homem no aspecto biológico e cultural.
- Arqueologia: estuda as culturas extintas.
- Paleontologia: estuda os fósseis.
- Cronologia: localização dos fatos no tempo.
- Paleografia: escritos antigos em materiais leves.
- Epigrafia: escritos antigos em materiais pesados.
- Heráldica: brasões, escudos e insígnias.
- Numismática: moedas.
9. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?
- para dar consciências aos homens do seu poder de transformar a realidade.
10. PERIODIZAÇÃO HISTÓRICA:
• Periodização Tradicional: Pré-História e História.
+ Pré-História:
I. Paleolítico.
II. Neolítico.
+ História:
I. Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
II. Idade Média: da queda do império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
III. Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
IV. dade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais.
- nem todos os historiadores concordam com a periodização tradicional da História baseada na história política.
- existem outras propostas de divisões inspiradas, por exemplo, no enfoque econômico (modo de produção), tecnológico-científico, etc.
- a divisão da História em períodos não é precisa nem natural.
- a divisão tradicional da História é hoje bastante discutível porque uniformiza os vários períodos quanto a sua importância, conduz à idéia de hierarquia nos vários acontecimentos, leva em consideração apenas a civilização ocidental e demonstra a fragilidade desta compartimentação, relegando fatos históricos também considerados importantes.
- o tempo é universal, mas não é absoluto.
- nem todos os povos adotam o calendário cristão (calendário gregoriano, instituído pela Igreja Católica no séc. XVI, para adequar o anterior (Juliano) às suas festividades religiosas). Muçulmanos e judeus, por exemplo, têm sistemas próprios de demarcação de tempo.
11. TEORIA DA HISTÓRIA:
- a historiografia é a arte ou o modo de escrever a História ou o estudo crítico da História.
- os conceitos de espaço e de tempo, essenciais no conhecimento histórico, evidenciam a inter-relação da História com a Geografia.
- a História, como as outras formas de conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela produz nunca é perfeito ou acabado.
- a História dos homens na transformação da natureza e na organização das sociedades é objeto de controvérsia permanente para historiadores e cientistas sociais.
- o passado histórico não deve ser apresentado de maneira única, como uma verdade absoluta, desvinculado das discussões que envolvam o presente.
- o historiador não é homem neutro, imparcial e isolado de sua época. O mundo de hoje contagia de alguma maneira o trabalho do historiador, refletindo-se na reconstrução que ele elabora do passado.
- a compreensão do presente e o estudo do passado não se relacionam entre si de forma mecânica, estreita e determinista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TODAS AS NOTÍCIAS
-
►
2011
(131)
- ► julho 2011 (36)
- ► abril 2011 (23)
- ► março 2011 (21)
- ► fevereiro 2011 (29)
- ► janeiro 2011 (6)
-
▼
2010
(502)
- ► dezembro 2010 (16)
- ► novembro 2010 (38)
- ► outubro 2010 (39)
- ► setembro 2010 (61)
- ► agosto 2010 (39)
- ► julho 2010 (41)
- ► junho 2010 (30)
-
▼
maio 2010
(32)
- Cultura Popular no Brasil Colonial
- Patrimônio Cultural
- Patrimônio Cultural e História
- Introdução a História
- Resumo de História Antiga I
- O Pré-Universitário SEED
- The Beatles songs (A-Z)
- A verdadeira beleza da Miss Brasil Beleza Internac...
- Filmes - História
- Verdes do Nordeste reuniram-se em Fortaleza
- A energia nuclear é uma boa solução para o Brasil?
- Pro inferno com as 50 usinas nucleares que o Brasi...
- Sucesso na X OIA: Olimpíada Interna do Amaral
- Palavras desarmam mentira nuclear
- Estudantes visitam Museu da Tartaruga
- Mário Trindade na VIII Semana Nacional de Museus
- Chernobyl 24 anos: a ameaça é maior do que a gente...
- O rock sergipano contra a energia nuclear!
- Escritor colegiense exporá sua obra em Propriá
- Seminário aborda Vida e Obra de Luckesi
- Audiência Pública em Pirambu prejudicada pela ausê...
- Pega na mentira: Dilma ou “Raquel”
- Vem aí o III Sexta DÁrte
- Reeducação Política
- Revista SEIVA lançada em passeio pelo São Francisco
- Usinas nucleares - perigo constante
- Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura
- Claudomir coordenará elaboração de programa de gov...
- XIII Reunião do Comitê do Rio Japaratuba em Maruim
- Tempo de Mudança
- Situação de escolas públicas de Pirambu em debate
- Dia Internacional dos Trabalhadores
- ► abril 2010 (33)
- ► março 2010 (41)
- ► fevereiro 2010 (42)
- ► janeiro 2010 (90)
-
►
2009
(172)
- ► dezembro 2009 (60)
- ► novembro 2009 (28)
- ► outubro 2009 (17)
- ► setembro 2009 (38)
- ► agosto 2009 (16)
- ► abril 2009 (3)
- ► março 2009 (4)
- ► fevereiro 2009 (2)
-
►
2008
(109)
- ► outubro 2008 (6)
- ► agosto 2008 (1)
- ► junho 2008 (29)
- ► abril 2008 (27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário