6 de mai de 2010

Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura


Por Ronaldo Pereira de Lima | ronperlim@bol.com.br

Este trabalhe segue rigorosamente o plano de aula estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2008, sob a coordenação da professora Josenice Pereira da Silva que estabeleceu os objetivos, com base na LDBEN, para que o alunado possa “reconhecer semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertence a seu próprio tempo e espaço”.

Segundo a professora Josenice Pereira da Silva, ex-coordenadora de ensino, “O material analisado consiste numa fonte de pesquisa de fundamental importância para a Educação colegiense. Indicado pra ser utilizado a partir da 3ª série (4º ano) do Ensino Fundamental, tendo em vista a necessidade de incluir no currículo escolar o estudo da realidade social e política, resgatando assim a cultura, conforme a Legislação Educacional (LDBEN 9.394/96), que em seu Art. 26 estabelece uma base nacional comum a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade”.

O material analisado a que se referi a professora Josenice é Porto Real do Colégio: Geografia e História que recebeu da Biblioteca Nacional parecer técnico para registro e fazer parte de seu acervo; de onde extrai o conteúdo do plano de aula do ano de 2008, dando origem a obra Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura.

Nele, o alunado do Ensino Fundamental encontrará informações históricas, geográficas, culturais e complementares para que possam compreender o espaço onde nasceram e residem.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS