23 de mai. de 2010

Verdes do Nordeste reuniram-se em Fortaleza

Objetivo da reunião foi integrar os verdes da região em torno do fortalecimento da pré-candidatura da senadora Marina Silva e dos projetos partidários nos estados

Salvador (do enviado especial em Conexão) – A capital cearense foi no dia de ontem, 22/05 o cenário do Encontro do Partido Verde do Nordeste. Dirigentes, lideranças, parlamentares de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão estiveram reunidos no auditório do Hotel Ponta Mar, na Avenida Beira Mar, no bairro Meireles, em Fortaleza para fazer uma avaliação do atual processo que encaminha o PV para o maior desafio eleitoral e sua história: este ano os verdes disputam a presidência da República e os governos em praticamente todos os estados da federação. A bancada federal deverá ser ampliada dos atuais 06 parlamentares para cerca de 30, conforme previsão de José Luiz Penna, presidente nacional do partido.

Lideranças e dirigentes nacionais estiveram presentes, entre eles o presidente nacional, José Luiz de França Penna (SP) e a prefeita de Natal (RN), Mikarla Souza, os secretários nacionais de Finanças, Reynaldo Nunes (SE), de Organização, Carla Piranda (SP) e de Juventude, Júlia Tuppre (RJ). O PV de Sergipe esteve representado pelos pré-candidatos a governador Reynaldo Nunes, vice-governador Claudomir Silva e deputado federal Itamar Amaral. Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta do discurso em libras, da pré-candidata a deputada estadual do Ceará, Vanessa Vidal, traduzido por Diná Souza, uma das intérpretes do Projeto ‘Caravana da Cidadania’, do qual Vanessa é responsável no estado (leia nas próximas atualizações matéria especial sobre a presença de Vanessa).

Avaliação – Falando para os verdes do Nordeste, o engenheiro Reynaldo Nunes expôs sobre o processo de discussão em torno da presença do PV de Sergipe nas eleições 2010, que tem seu nome como pré-candidato ao governo do Estado. Reinaldo fez uma retrospectiva das etapas e do atual estágio de discussão, que deverá ser concluído até o final de junho, quando será realizada a Convenção Estadual. Por sua vez, o advogado Itamar Nacional classificou o encontro como sendo “altamente positivo, tanto no que diz respeito ao seu caráter aglutinador, integrador, quando pela oxigenação a militância verde no Nordeste, momentos em que estamos nos preparado para levar Marina (Silva) ao segundo turno e elegê-la presidente do Brasil”, descreveu.

Encaminhamentos – Na próxima terça-feira, os verdes de Sergipe reúnem-se em Aracaju, quando então encaminharão as resoluções apontadas pelo Encontro de Fortaleza, definindo os passos da pré-campanha de Marina Silva para presidente e de Reynaldo Nunes para governador. Até o dia 05 de junho, os verdes de Sergipe conhecem as linhas norteadoras do Programa ‘Sergipe Sustentável’, que tem como coordenador o professor Claudomir Tavares que junto a uma comissão terão a tarefa de elaborá-lo.

Sergipe – As discussões em torno da participação do PV de Sergipe foram retomadas em 15 de março, quando o partido reafirmou seu projeto de candidatura própria ao governo do estado. Em 17 de abril, os verdes reuniram-se em Encontro Estadual, quando foram informados da predisposição dos nomes do engenheiro Reynaldo Nunes como pré-candidatos a governador e do professor Claudomir Silva para vice-governador. Dias depois, a Executiva Estadual, com o respaldo da Nacional confirmou por aclamação os nomes de ambos. De lá para cá reuniões tem acontecido, inserções de TV gravadas e exibidas com altos índices de audiência e com positivos comentários da crítica e dos telespectadores, devendo prosseguir os debates até a Convenção Estadual prevista para ocorrer no final de junho, quando se encerra o ciclo de deliberações.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS