13 de mai. de 2010

Seminário aborda Vida e Obra de Luckesi

Vida e Obra de Luckesi abriu Ciclo de Seminários em Propriá
Teve início na noite de ontem, o Ciclo de Seminários em que estudantes dos 4º Normais A, B e C do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, em Propriá, o maior e mais representativo do Baixo São Francisco, apresentarão os resultados de suas pesquisas sobre a Vida, Obra de vários pensadores da Educação em Sergipe, no Brasil e no Mundo. Este Ciclo faz parte da 2ª Unidade da disciplina Filosofia da Educação, ministrada na instituição pelo professor Claudomir Tavares da Silva.

Nos meses de maio e junho, 15 grupos irão apresentar as contribuições de Cipriano Carlos Luckesi, Darci Ribeiro, Emilia Ferreiro, Tobias Barreto, Santo Agostinho, São Tomaz de Aquino, entre outros, sendo um tema por semana em cada turma. Na noite de ontem, 12, foi a vez do Grupo 01, da Turma B, abrir este ciclo, falando sobre a Vida e a Obra deste grande educador brasileiro nascido em Charqueada, no município de Ribeirão Preto (SP), atualmente residindo em Salvador (BA), e cuja contribuição ao processo de Avaliação da Aprendizagem e Planejamento Escolar são referências em todo o país.

Cipriano Carlos Luckesi é um dos nomes de referência em avaliação da aprendizagem escolar, assunto no qual se especializou ao longo de quatro décadas. Nessa trajetória, que começou pelo conhecimento técnico dos instrumentos de medição de aproveitamento, o educador avançou para o aprofundamento das questões teóricas, chegando à seguinte definição de avaliação escolar: "Um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão". Portanto, segundo essa concepção, não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem.

Atingido esse ponto, Luckesi passou a estudar as implicações políticas da avaliação, suas relações com o planejamento e a prática de ensino e, finalmente, seus aspectos psicológicos. As conclusões do professor paulista, que vive desde 1970 em Salvador, apontam para a superação de toda uma cultura escolar que ainda relaciona avaliação com exames e reprovação. "Estamos trilhando um novo caminho, que precisa de tempo para ser sedimentado", diz.

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