15 de mai. de 2010

O rock sergipano contra a energia nuclear!

Festival marca os 47 anos de emancipação política de Pirambu e assume posição contra a instalação da usina nuclear em Sergipe
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net


Há três anos, a Tribuna da Praia promoveu o Pirambu Rock Festival. Previsto para acontecer em dois dias (27 e 28 de abril), tivemos que eliminar o segundo dia, em função de chuvas torrenciais que impediram a realização dos shows na noite de sábado. O festival integrou a programação do ‘Dia Global do Voluntariado Jovem’ e teve como tema ‘O rock sergipano em defesa do Rio Japaratuba’. Bandas de Aracaju (Tchandala), Barra dos Coqueiros (Stigmata), Japaratuba (Legionários), Nossa Senhora do Socorro (Cessar Fogo), Pirambu (Pulsação Pop, Renovação Eterna, Salsugem e Tribo Urbana) e Propriá (Anjos Inocentes e Comando HC) estavam confirmadas. Além dos shows musicais, a programação inicial previa shows de skate e surf livre.

Algumas parcerias foram estabelecidas, destacando o 'Colégio Experimental', a Organização 'Vereda da Cultura', a 'Jovens em Ação e Cidadania' e o 'Clubinho da Tartaruga'. A prefeitura de Pirambu, que havia se comprometido em disponibilizar palco e som, nos deixou na mão, o que nos levou a desembolsar R$ 2 mil reais de nossas economias para viabilizar o som e a Vereda da Cultura viabilizar o palco, que fora avariado em função das chuvas.

Mesmo assim, o festival aconteceu e tivemos shows com um bom público, que vibrou ao som das bandas Renovação Eterna (gospel-evangélica), Legionários (pop rock), Stigmata (gospel-católica) e Cesar Fogo (heavy metal). As bandas se apresentaram sem cobrar cachê, pois todos estavam conscientes dos seus papéis, imbuídos da defesa do Rio Japaratuba, maior patrimônio natural de 20 municípios sergipanos, e que nasce na Serra da Boa Vista (entre Graccho Cardoso e Feira Nova) e deságua no Oceano Atlântico (entre Barra dos Coqueiros e Pirambu).

Refeitos dos imprevistos de 2007 e conscientes dos desafios que os aguardam, a Tribuna da Praia e seus parceiros estão pensando o Projeto do 2º Pirambu Rock Festival, cujo período de realização já está definido para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2010, na Orla de Pirambu. O festival terá sua abertura na noite em que o município comemora seus 47 anos de emancipação política, ato que se deu em 26 de novembro de 1963, através da Lei Nº 1234, de autoria do então deputado estadual Nivaldo Santos (PSD), mas que sua instalação só se dava em 1965, com a posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O Edital do 2º Pirambu Rock Festival será anunciado na noite de 28 de Maio de 2010, dentro da programação do Projeto Sexta d’Arte, que terá como local a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, evento que terá a cobertura exclusiva deste portal. Do que podemos anunciar, é que, como na primeira edição, teremos as presenças de bandas de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Pirambu e Propriá, sendo aberto através de votação para outras cidades de Sergipe. As bandas devem produzir duas músicas inéditas, sendo uma sobre Pirambu e outra contra a instalação da Usina Nuclear em Sergipe, objetivo maior do festival.

A princípio, como ocorreu na primeira edição, não haverá cachê para as bandas, sendo garantido espaços privilegiados para divulgações dos seus trabalhos em nosso portal, além de exemplares do CD Promocional (Energia, SIM! Nuclear, NÃO!) que deverá ser lançado durante o festival, caso reunamos os recursos previstos para sua gravação. Além dos espaços do site, iremos ocupar canais como Orkut, Twitter, Blogs e impressos como a Revista Seiva e outros veículos de comunicação parceiros (rádios, jornais, revistas, televisão e internet).

A Tribuna da Praia começa a divulgação do 2º Pirambu Rock Festival homenageando a banda Salsugem, da cidade de Pirambu, com uma foto do seu vocalista GGK, e que vai ilustrando a versão preliminar (que poderá virar permanente) do nosso cartaz e banner, disponíveis nesta data. Alguns eventos preliminares acontecem, entre eles, shows com as bandas de Pirambu em escolas e outros espaços, como forma de construir o 2º Pirambu Rock Festival, a realização de palestras sobre os temas: “Energia, SIM! Nuclear, NÃO!” e “Pirambu: 47 anos – História, Cultura e Desenvolvimento”, em parcerias com as instituições que se aliar ao processo de realização do maior festival de rock do litoral Norte sergipano.

Informações adicionais podem ser obtidas junto ao nosso e-mail e telefone celular (79) 9917.0510.

Fonte: TRIBUNA DA PRAIA.net - Em: 15/05/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS