17 de mai. de 2010

Mário Trindade na VIII Semana Nacional de Museus

Estudantes visitarão Museu da Tartaruga nesta terça-feira

O Dia Internacional de Museus é celebrado no dia 18 de maio. No Brasil é realizado desde 2003. O município de Pirambu integrou-se a esta ação imprescindível para a valorização deste espaço de educação patrimonial desde 2008, quando estudantes da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, conduzidos pelos professores Antônio Carlos Vieira Nunes (Geografia) e Claudomir Tavares da Silva (História) os conduziram ao Museu da Tartaruga, único espaço desta natureza em nossa cidade, localizado no Centro de Educação Ambiental do Projeto Tamar.

Promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Naquele ano, o tema da VI Semana Nacional de Museus foi ‘Museus como a Agente de Mudança Social e Desenvolvimento’ e foram registrados 1420 eventos em 447 museus de todas as regiões do país.

Dentro da 8ª Semana Nacional dos Museus, que acontecerá de 17 a 23 de maio, e terá como tema “Museus para a harmonia social”, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, através da disciplina Sociedade e Cultura, ministrada na instituição pelo professor Claudomir Tavares da Silva, promove visitas orientadas ao Museu da Tartaruga e ao Sitio Histórico de Pirambu. O município de Pirambu tem registrada sua participação pela segunda vez, apesar deste trabalho estar sendo realizado há 22 anos, o que marca seu pioneirismo no interior de Sergipe.

Claudomir irá abordar “a importância de incluir os museus como espaço de ação pedagógica, chamando a atenção dos estudantes para visitarem museus, memoriais, arquivos, exposições, não se descuidando da preservação da memória individual e coletiva da comunidade em que vive”, informou. “Os museus são espaços privilegiados de educação patrimonial, e nossa visita a um museu da cidade, e não em Laranjeiras e São Cristóvão, por exemplo, vai no sentido de iniciar todo um processo levando nossas crianças a criar em si a identidade com sua História”, completou.

Esta ação de Educação Patrimonial é uma seqüência daquelas iniciadas em anos anteriores, desenvolvida em escolas de Pirambu (Escola Municipal Mário Trindade Cruz e Colégio Estadual José Amaral Lemos), Aguilhadas (Escola Municipal Silvino Antônio de Araújo), Maribondo (Escola Municipal Odete Pereira de Santana) e na cidade de Propriá (Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa). Na Escola Mário Trindade Cruz, está estruturada em ações como o Projeto ‘Nos Rastros do Imperador’ – 2005 e ‘Re-Descobrindo Pirambu“ – 2005, 2006, 2007 e 2008 (sede do município num primeiro momento e povoados na segunda etapa), entre outras.

A proposta da Semana, que ocorre em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), é promover a integração das instituições, intensificando suas relações com a sociedade. O evento está previsto no Projeto Pedagógico da disciplina Sociedade & Cultura, e constará da programação a seguinte ordem que deverá ser seguida por cerca de 60 estudantes das 8ª séries A, B (Vespertino) e C (Noturno):

07h30min – Concentração em frente a Escola Municipal Mário Trindade Cruz
08h00min – Saída da Escola Municipal Mário Trindade Cruz
08h15min – Palestra: “Museus para a harmonia social” (Auditório do Museu)
08h30min – Visita a Exposição Permanente do Museu da Tartaruga
08h45min – Visita ao Centro de Visitação do Projeto Tamar
09h00min – Caminhada pela Praia de Pirambu
09h15min – Visita a Foz do Rio Japaratuba
09h30min – Aula campal “Pirambu: Da Atalainha a Orla – 47 anos de História, Cultura e Desenvolvimento”
10h00min – Encerramento

O Projeto Pedagógico “Museus para a harmonia social” estará publicado na íntegra no blog do professor Claudomir Tavares da Silva (http://claudomirtavares.blogspot.com).

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS