19 de nov. de 2010

Estudantes de Propriá visitaram São Cristóvão

Na Excursão Pedagógica, uma aula de Educação Patrimonial na quarta cidade mais velha do Brasil


Estudantes do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, a maior e mais representativa do baixo São Francisco sergipano, da cidade de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju, visitaram na última quarta-feira, 17, a cidade de São Cristóvão, patrimônio histórico nacional e que com o advento da eleição da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade, entra no rol mundial dos 18 conjuntos reconhecidos pela UNESCO nesta condição.

A excursão pedagógica foi coordenada pela professora Sezy Cristina Almeida Santos, da disciplina Artes e foi acompanhada pelos professores Antônio César (Ciências e Física), Claudomir Tavares (Filosofia), Conceição Lino (Português e Redação) e Regina Colossoco (Educação Física) e contou com a participação de 40 estudantes das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.

O grupo saí de Propriá às 07h30min, retornando às 18h30min, visitando na primeira capital de Sergipe (São Cristóvão foi fundada em 1º/01/1590 e capital do Estado até 17/03/1855, quando perdeu esta posição para Aracaju, que permanece com este título até hoje), o Cristo Redentor, os Museus de Artes Sacra, Histórico de Sergipe e dos Ex-Votos, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, do Amparo, dos Pássaros e de Nossa Senhora do Carmo.

A professora Suzy avaliou a excursão como uma experiência “bastante positiva, uma experiência que deve ser extraída pelos alunos o maior volume de informações para enriquecer seus conhecimentos sobre a cultura colonial, entre elas a arquitetura”, disse. “Um outro ponto positivo foi o comportamento exemplar dos estudantes,sendo registrado pela funcionária que nos recebeu na Igreja de Nossa Senhora do Amparo”, completou Suzy.

Cultura Sergipana – No dia 27 de Novembro é a vez dos estudantes das 3º séries do Ensino Médio que embarcarão nesta viagem fantástica a cidade que, além de possuir uma Praça laureada como Patrimônio da Humanidade, a segunda maior peregrinação do Nordeste (a procissão dos penitentes em homenagem ao Senhor dos Passos) e local onde fora ordenada a freira baiana Irmã Dulce.

A excursão pedagógica será objeto de estudo da quarta unidade pedagógica das disciplinas Cultura Sergipana, ministrada pelo professor Claudomir Tavares da Silva, de Geografia e História, ministradas pelo professor Marcelo José Góis Ribeiro e de Física, ministrada pelo professor Antônio César da Silva Barroso. Estão previstos a participação de 90 alunos, dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno, uma responsabilidade que deve ser partilhada.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS