19 de nov de 2010

Estudantes de Propriá visitaram São Cristóvão

Na Excursão Pedagógica, uma aula de Educação Patrimonial na quarta cidade mais velha do Brasil


Estudantes do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, a maior e mais representativa do baixo São Francisco sergipano, da cidade de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju, visitaram na última quarta-feira, 17, a cidade de São Cristóvão, patrimônio histórico nacional e que com o advento da eleição da Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade, entra no rol mundial dos 18 conjuntos reconhecidos pela UNESCO nesta condição.

A excursão pedagógica foi coordenada pela professora Sezy Cristina Almeida Santos, da disciplina Artes e foi acompanhada pelos professores Antônio César (Ciências e Física), Claudomir Tavares (Filosofia), Conceição Lino (Português e Redação) e Regina Colossoco (Educação Física) e contou com a participação de 40 estudantes das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.

O grupo saí de Propriá às 07h30min, retornando às 18h30min, visitando na primeira capital de Sergipe (São Cristóvão foi fundada em 1º/01/1590 e capital do Estado até 17/03/1855, quando perdeu esta posição para Aracaju, que permanece com este título até hoje), o Cristo Redentor, os Museus de Artes Sacra, Histórico de Sergipe e dos Ex-Votos, as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, do Amparo, dos Pássaros e de Nossa Senhora do Carmo.

A professora Suzy avaliou a excursão como uma experiência “bastante positiva, uma experiência que deve ser extraída pelos alunos o maior volume de informações para enriquecer seus conhecimentos sobre a cultura colonial, entre elas a arquitetura”, disse. “Um outro ponto positivo foi o comportamento exemplar dos estudantes,sendo registrado pela funcionária que nos recebeu na Igreja de Nossa Senhora do Amparo”, completou Suzy.

Cultura Sergipana – No dia 27 de Novembro é a vez dos estudantes das 3º séries do Ensino Médio que embarcarão nesta viagem fantástica a cidade que, além de possuir uma Praça laureada como Patrimônio da Humanidade, a segunda maior peregrinação do Nordeste (a procissão dos penitentes em homenagem ao Senhor dos Passos) e local onde fora ordenada a freira baiana Irmã Dulce.

A excursão pedagógica será objeto de estudo da quarta unidade pedagógica das disciplinas Cultura Sergipana, ministrada pelo professor Claudomir Tavares da Silva, de Geografia e História, ministradas pelo professor Marcelo José Góis Ribeiro e de Física, ministrada pelo professor Antônio César da Silva Barroso. Estão previstos a participação de 90 alunos, dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno, uma responsabilidade que deve ser partilhada.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS