25 de nov. de 2010

Osmário Santos :: “Praias e Rios: Vamos Limpar e Aprender a Não Sujar”

Limpeza de nossas praias e rios


Coordenada pelo colunista através da Frente em Defesa das Águas de Sergipe, pelo quinto ano consecutivo acontece no Estado a campanha “Praias e Rios: Vamos Limpar e Aprender a Não Sujar”.

No sábado, 20, a Associação de Moradores do Conjunto Inácio Barbosa reuniu mais de 80 moradores e fez a limpeza do manguezal e do parque do Inácio Barbosa. No mesmo dia, a Associação dos Moradores do Conjunto Beira Rio, com mais de 30 moradores, realizou a limpeza de toda a área nas proximidades do rio Poxim.

Na Barra dos Coqueiros, a ONG Oscatama fez a limpeza do rio Guagenim – afluente do Rio Poxim –, da Atalaia Nova e da Praia do Jatobá.

O MST/SE, com mais de 300 assentados, limpou o rio Capivara em Estância e fez o reflorestamento do rio. Também fez a limpeza do rio Jacarecica ( afluente do rio Sergipe) na cidade de Riachuelo.

No Mosqueiro, o casal Rubens e Lourdes reuniu familiares, vizinhos e amigos e, com o conscientizado grupo, fez a limpeza do rio Vaza-Barris em área próxima de sua residência.

Na cidade de Estância, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, juntamente com um grupo de estudantes da Unit e da ONG Água é Vida, fez um trabalho de conscientização e de limpeza das lagoas da Praia do Abaís com o evento: Praias e Rios APA Sul.

No Mocambo, o MOPEC na Comunidade Quilombola fez a limpeza do rio São Francisco.

Na cidade de Salgado, com mais de 300 voluntários no sábado, a ONG Sociedade Ambientalista de Salgado e a Emdagro fizeram a limpeza do rio Piauitinga.

Na cidade de Socorro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do professor Manoel Messias e da professora Leuzenilda Pereira da Silva, realizaram a limpeza do rio do Sal e do riacho Moleque, com mais de 50 alunos – e com promessa de mais limpeza ainda este mês.

Na cidade de Carmópolis, a prefeitura e a Associação Amigos do Meio Ambiente fizeram a limpeza do Parque Ecológico das Mangueiras.

No domingo, 21, toldos instalados nas praias de Aracaju acolheram 780 voluntários, incluindo estudantes de diversos colégios, jovens adventistas do 7º Dia, integrantes do Lions Centro, Rotary Club, integrantes do Sesc, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da PRONESE, da FENEN/SE, da CUT, do Sintese, do JORNAL DA CIDADE, da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos e do Exército Brasileiro, presente pelo quinto ano consecutivo. Todos realizaram a limpeza da praia de Atalaia na região dos Arcos da Orla.

A realizar:

No próximo final de semana, dentro da campanha de educação ambiental “Praias e Rios: Vamos Limpar e Aprender a Não sujar”, vão acontecer:

Limpeza do rio Cotinguiba pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através do secretário Evaldino Calazans; limpeza das praias (1) pela Sociedade Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS –Japaratuba), Clubinho Tartaruga, Organização Vereda da Cultura e Jornal Tribuna da Praia.

Limpeza da ilha de São Pedro e Limpeza da Ilha do Ouro pela Unidade da Deagro de Porto da Folha; limpeza do rio Paramopama pela Colônia de Pesca Z-1 e do deputado estadual Professor Wanderlê.

Limpeza do riacho Grilo pela Unidade da Deagro de Boquim; limpeza da Prainha na cidade de Canindé o São Francisco pela Prefeitura Municipal, em ação coordenada pela jornalista Silvia Oliveira.

A quinta edição da campanha só foi possível graças aos parceiros: Petrobras, Secretaria de Estado da Agricultura, Pronese, Deso, Sedetec, Semarh e todos que participaram como voluntário.

*Osmário Santos é bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Tiradentes e pós-graduado "Lato Sensu", especialização em Jornalismo Político e Econômico, pela Universidade Tiradentes;

Nota:

(1) A campanha 'Praias e Rios:vamos limpar e aprender a não sujar', realizada em Pirambu pelo quarto ano con secultivo teve a participação do Grupo de Desbravadores Guardiões das Matas (Igreja Adventista do 7º Dia), da ONG SOS Rio Japaratuba (que coordenou a ação) e do Jornal Tribuna da Praia. A prefeitura municipal de Pirambu, através da secretaria municipal de Obras disponibilizou um tratou que acompanhou o grupo de voluntários em todo o percurso, recolhendo o lixo coletado.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS