Desde 1986, a Ocean Conservancy, uma organização não governamental norte-americana, promove o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Clean up), uma das campanhas internacionais mais efetivas, amplas e contínuas do mundo. Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro (em Sergipe ele ocorre em datas definidas pela Frente das Águas, que tem a frente o jornalista Osmário Santos), voluntários em todas as partes do mundo coletam o lixo de praias e margens de rios. A cada ano, a participação popular aumenta. Desde o seu início, mais de 35 milhões de pessoas, de 120 países participaram da campanha. Além disso, mais de mil mutirões subaquáticos aconteceram em 100 países, com aproximadamente 900 mil mergulhadores.
Em 2007 a campanha foi dirigida pela Prefeitura Municipal de Pirambu (Período de Intervenção), reunindo estudantes das escolas Mário Trindade Cruz, José Amaral Lemos, programas como PETI e Desbravadores Guardiões da Mata. Em 2008 e 2009 ela foi dirigida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, e teve a participação das escolas citadas, das ong’s SOS Rio Japaratuba, Vereda da Cultura, Clubinho da Tartaruga, e Institutos Tuturubá e Projeto Tamar.
Este ano a campanha será dirigida pela SOS Rio Japaratuba e além destas entidades, outras estarão se incorporando, devendo se incorporar a esta macro atividade de educação ambiental, como a Comissão Pró-Ong Cultivar, Instituto Sílvio Romero, Juventude Quadrangular e outras instituições.
Fonte: SOS Rio Japaratuba - Em: 12/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário