13 de nov de 2010

IV Campanha Praias e Rios acontece dia 21 de Novembro em Pirambu

Evento é promovido pela Frente das Águas de Sergipe, da qual faz parte a ONG SOS Rio Japaratuba e a Tribuna da Praia
Uma reunião que acontecerá neste final de semana, concluirá a etapa local de organização para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na cidade, que acontecerá em 21 de Novembro (dentro das sugestões de data para 20 e 21/11). Este é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o Planeta. Entidades e comunidades que quiserem participar têm até o dia 15 para fazer o pedido de inscrição através do e-mail claudomir@tribunadapraia.net.  O contato é com Claudomir Tavares, da ONG SOS Rio Japaratuba, que coordena a campanha em 2010.
Desde 1986, a Ocean Conservancy, uma organização não governamental norte-americana, promove o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Clean up), uma das campanhas internacionais mais efetivas, amplas e contínuas do mundo. Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro (em Sergipe ele ocorre em datas definidas pela Frente das Águas, que tem a frente o jornalista Osmário Santos), voluntários em todas as partes do mundo coletam o lixo de praias e margens de rios. A cada ano, a participação popular aumenta. Desde o seu início, mais de 35 milhões de pessoas, de 120 países participaram da campanha. Além disso, mais de mil mutirões subaquáticos aconteceram em 100 países, com aproximadamente 900 mil mergulhadores.
Em Sergipe a campanha acontece pelo quarto ano consecutivo e este ano, de acordo com Osmário, deve reunir algo em torno de 5 mil voluntários. Aqui em Pirambu ela acontece desde 2007 e conta com as presenças de estudantes das redes municipal (Mário Trindade Cruz), estadual (José Amaral Lemos), ong’s (SOS Rio Japaratuba, Desbravadores Guardiões da Mata, Clubinho da Tartaruga, Vereda da Cultura, Instituto Tuturubá), poder público (Prefeitura de Pirambu, Projeto Tamar), órgãos de comunicação (Tribuna da Praia, Rádio Megafone), iniciativa privada, associações comunitárias, entre outras instituições.
Em 2007 a campanha foi dirigida pela Prefeitura Municipal de Pirambu (Período de Intervenção), reunindo estudantes das escolas Mário Trindade Cruz, José Amaral Lemos, programas como PETI e Desbravadores Guardiões da Mata. Em 2008 e 2009 ela foi dirigida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, e teve a participação das escolas citadas, das ong’s SOS Rio Japaratuba, Vereda da Cultura, Clubinho da Tartaruga,  e Institutos Tuturubá e Projeto Tamar.
Este ano a campanha será dirigida pela SOS Rio Japaratuba e além destas entidades, outras estarão se incorporando, devendo se incorporar a esta macro atividade de educação ambiental, como a Comissão Pró-Ong Cultivar, Instituto Sílvio Romero, Juventude Quadrangular e outras instituições.
Fonte: SOS Rio Japaratuba - Em: 12/11/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS