11 de jun. de 2008

Aberta temporada de Convenções Partidárias


Com a proximidade das eleições de 05 de outubro e a abertura do prazo para a realização das convenções, esta semana será decisiva para os partidos políticos que pretendem lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores
Por Claudomir Tavares claudomir@infonet.com.br

Esta semana será decisiva para os partidos políticos habilitados a participar do processo eleitoral de 05 de outubro. A partir de terça-feira, 10, estará aberta a temporada de Convenções Partidárias, prazo que vai até o dia 30 de junho. Aqui em Pirambu, 14 partidos estão aptos a disputar eleição, a saber: PRB, PDT, PT, PTB, PMDB, PSOL, PSC, PR, PPS, DEM, PHS, PSB, PV e PC do B.

Apesar da quantidade de partidos políticos, não devemos ter mis que quatro candidatos a prefeito, sendo um da situação (PMDB) e três da oposição (PT, PV e DEM). Desses partidos oposicionistas, um é da base governista a nível estadual (PT), um atua de forma independente (PV) e um faz oposição (BEM).


Encontro Municipal do PT

Na próxima sexta-feira, 13 de junho, será a vez do Partido dos Trabalhadores realizar seu Encontro Municipal. O partido tem como pré-candidato a prefeito o comerciante Evaldo de Carvalho Filho (Vado de Gago), indicado em Encontro realizado em 20 de abril último passado, por 25 X 1 dos filiados presentes. “Pelas normas internas do partido para estas eleições, não há mais possibilidade do partido apoiar outro candidato (exemplo, do PMDB), pois foram esgotados os prazos para apresentações destas propostas”, disse o vereador Heribaldo Correia de Carvalho, o Badinho, líder do partido na Câmara Municipal.

Dentro do PT há quem defenda uma composição com o PMDB, o que se caracteriza um ato de infidelidade partidária, pois vai de encontro uma decisão soberana da principal instância de deliberação.

Arrastão de André Moura

N dia 22 de junho será a vez dos partidos que em Pirambu estão sob a liderança do ex-prefeito e deputado estadual André Moura (PSC, DEM, PR, PTB e PPS). Segundo militantes do grupo, será realizado um ato público (Convenção Municipal), seguido de um Arrastão, em que estarão presentes aliados do ex-prefeito de todos os povoados (e de cidades vizinhas para fazer volume). Aqui em Pirambu os mais reticentes duvidam da capacidade do deputado em arregimentar uma multidão, como eles prevêem, pra demonstrar solidariedade ao candidato do partido que deverá ser mesmo o do empresário Elinho Martins, tendo como vice-prefeito o atual Guilherme Melo. André Moura tem em mãos (ainda não tivemos cesso) pesquisa que lhe assegura vitória no caso de sair mais que um candidato da base de sustentação do governo Déda (leia-se Vado de Gago, do PT e de Zé Nilton, do PMDB).

Zé Nilton X Tonho Santana

No PMDB não há nada definido sobre quem será o candidato do partido. O prefeito em exercício, Antônio Santana, está bastante confiante na possibilidade de sir candidato a prefeito, com sinalização de setores da direção estadual, de que se ele apresentar viabilidade a partir dos apoios, terá a garantia da indicação pelo partido. Já o economista Zé Nilton aposta em uma pesquisa que será divulgada nesta quarta-feira, 11, cujo resultado ninguém em sã consciência acredita na credibilidade, uma vez que historicamente todas as pesquisas encomendadas apresentam na liderança o principal interessado, não sendo este o resultado revelado quando da abertura das urnas.

O Dia D

A maioria dos partidos devem realizar suas respectivas convenções nos dias 29 ou 30 de junho. É o caso do PHS, da pré-candidata Mirza Tâmara e o PV que deve confirmar o nome de Cláudio Biriba. Até lá, muitas águas vão rolar por debaixo da ponte, e a única certeza que temos é que não temos certeza de nada.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS