5 de jun. de 2008

Fique de Olho


Pesquisa indicará candidato em Pirambu
Acordo foi fechado por parte dos partidos da base aliada do governador Marcelo Déda
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

Uma reunião ocorrida na noite de ontem, 05/06, na sede municipal do PT em Pirambu pode ter encontrado o caminho das pedras para indicação do candidato a prefeito da base aliada ao governador Marcelo Deda. Participaram da reunião representantes devidamente credenciados pelos seguintes partidos: PMDB (Zé Nilton e Nado Federal), PRB (Irmão Josué e Golveia Sá), PT (Toinho Gagal e Gilvan Souza), PHS (Mirza Tâmara, Jucélia Silva e Helder), PC do B (Alexandre Espinheira), PSB (Acácia, Juraci, Marcos e Sílvia Cruz) e PV (Júnior Soledade, Cláudio Biriba e Claudomir Tavares).

Pesquisa

Ficou definido que o pré-candidato a prefeito de parte deste grupo será indicado através de uma Pesquisa de Opinião que será realizada entre hoje, 05, até o dia 10 e apresentada na próxima reunião, prevista para acontecer na quarta-feira, dia 11 de junho. Concordaram com esta posição o PMDB, o PRB, o PHS, o PSB, o PC do B e o PT, através do seu presidente (a Executiva Municipal, reunida horas antes, não deliberou nem pelo SIM nem pelo NÃO). O PC do B, inicialmente reticente, decidiu participar da pesquisa. O PT, que realizaria seu Encontro Municipal no dia 08, anunciou a nova data da reunião para o dia 13 de Junho. Até lá fica a dúvida de o partido ou o seu pré-candidato Vado de Gago aceitam a indicação da consulta técnica científica ou se vai para a pesquisa popular de 05 de Outubro.

Pré-candidatos

Cinco nomes irão constar da pesquisa que neste final de semana ou início da próxima estará percorrendo as ruas de Pirambu e povoados: Alexandre Espinheira (PC do B), Marcos Cruz (PSB), Mirza Tâmara (PHS), Zé Nilton (PMDB) e Vado de Gago (PT). Deste resultado sairão os desdobramentos das pré-candidaturas que devem formar o cenário da eleição municipal em Pirambu.

Por água abaixo

Esta decisão, põe por água abaixo o sonho do vereador Antônio Santana, prefeito temporário de Pirambu, de continuar com mandato em 2009. É que ele ainda sonha em ser candidato a prefeito, caso não progrida o projeto de pré-candidatura de Zé Nilton, ou de no mínimo, sair pré-candidato a vice-prefeito. Como o vice será indicado através de pesquisa, Tonho Santana que pode perder o mandato de vereador nos próximos dias por infidelidade partidária, terá que se com formar em ser chamado em breve de ex (ex-vereador e ex-prefeito).

PV mantém pré-candidatura

O Partido Verde referendou uma posição tomada em sucessivas reuniões anteriores, se absteve da pesquisa, mantendo a pré-candidatura própria do Cláudio Biriba. “Seria imprudência participar de uma pesquisa se o nosso nome só foi lançado como pré-candidato há menos de uma semana, concorrendo com candidatos que já estão em campanha há bastante tempo’, disse Cláudio. Além disse, a decisão de candidatura própria passa por uma deliberação partidária e não da vontade de apenas três dirigentes. O nosso nome está mantido e será submetido à Convenção Municipal, prevista para o dia 30 de Junho.

Convenções marcadas

Além do PT que realiza seu Encontro Municipal (Convenção Municipal) no dia 13 de Junho, outros partidos anunciaram que realizam seus fóruns deliberativos no dia 29 de junho. É o caso do PSB e provavelmente o PMDB e PRB. O PHS e o PV (que realizaria seu Encontro Municipal em 08 de Junho) realizam suas convenções em 30 de Junho, podendo antecipá-las para o dia 29, dependendo da evolução dos diálogos entre os partidos. O PC do B ainda não tem uma data definida para a realização da Convenção Municipal.

Convivência

Independente dos resultados destas reuniões que tem sido realizadas nos dias 29 de maio, 01 e 04 de junho, um sentimento coletivo já está sendo construído. O de que ateremos pelo menos uma campanha respeitosa, sem agressões, onde pela primeira vez estamos vendo ao debate acontecer de forma transparente. Inclusive com a apresentação de propostas, como as formuladas pelos partidos em 1º de junho e sistematizadas na noite de ontem por dois deles, o PSB e o PHS. Os demais devem elaborar ou sistematizar suas propostas até as convenções municipais.

Salários atrasados

Mesmo com uma arrecadação superior a 1milhão de reais mensais, a prefeitura de Pirambu insiste em atrasar de forma injustificada os salários dos seus funcionários. Os barnabés esperam que ao chegar na agência do Banese na manhã de hoje seus proventos estejam depositados em suas respectivas contas, pois a Folha de Pagamento já chegou aquela instituição na segunda-feira, 02 de Junho.

Tábua de Pirulito

A cidade de Pirambu está parecendo uma verdadeira ‘tábua de pirulito’. As incontáveis crateras em todas as ruas e logradouros da sede do município contrasta com a gorda receita do município, hoje superior a 1 milhão de reais.

Eco dos povoados

As comunidades dos povoados de Pirambu já descobriram o caminho para externar sua indignação diante do descaso que tem se constituído a atual administração. Do povoado baixa Grande, um abaixo-assinado com cerca de 80 assinaturas chegou ao Programa ‘Dia-a-Dia’ da Rádio Ouro Negro FM da cidade de Carmópolis, denunciando uma série de irregularidades como contratações irregulares, falta de iluminação, estradas intransitáveis, posto de saúde fechado, entre outros gritantes problemas. Um ouvinte, de pré-nome Rodrigues, ligou para o programa acrescentando que não é só a Baixa Grande que sofre com a falta de iluminação, mas todos os povoados, e que procurados, tanto a Prefeitura, quando a Energisa (ex-Energipe) colocam a culpa na outra.

Indignados

Enquanto trabalhadores (chamados de caronistas) são proibidos de viajar diariamente de Pirambu para Aracaju no ônibus dos estudantes, funcionários privilegiados viajam diariamente de Aracaju-Pirambu-Aracaju, com direito a embarque em suas respectivas residências. Uma aberração que o Santana atual (Antônio) aprendeu com o Santana anterior (Moacir). A sociedade pirambuense, estarrecida, reage com indignação a este abuso cometido pela atabalhoada ‘administração’. Isto tem sido uma dor de cabeça e nos parece que virará uma enxaqueca para o PMDB no período eleitoral. Depois não diga que foram pegos de surpresa!!!

Frase da Semana

"Uma comunidade é como um navio; todos devem estar preparados para tomar o leme" – Henrik Ibsen

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS