23 de jun. de 2008

Escolas que atuam com o Programa de Gestão para Resultados participam de intercâmbio


A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realiza nesta quarta-feira, 25/06, das 08 às 13 h, no Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu, mais um Intercâmbio entre as Escolas que atuam com o Programa de Gestão para Resultados (PGR). Na ocasião serão socializadas as experiências de práticas escolares de sucesso vivenciadas pelos alunos e professores, no âmbito da escola.

O Programa de Gestão para Resultados (PGR) é um conjunto de ações a serem desenvolvidas por meio de uma metodologia adaptada para o Sistema de Gestão da Educação. Ele é pautado em dois eixos: o Pedagógico e o Administrativo.
De acordo com a Chefe do Serviço de Desenvolvimento Institucional da Asplan/Seed, Leila Zilene de Farias Lemos, o Eixo Pedagógico tem como objetivo produzir melhores resultados no processo pedagógico, a exemplo do aumento da taxa de aprovação e redução das taxas de reprovação e abandono. Já o Eixo Administrativo atua no gerenciamento da rotina do dia a dia da escola, com vistas à otimização de tempo, recursos e resultados educacionais.
"O programa quer garantir a conquista das competências, atitudes e habilidades, contempladas nos parâmetros curriculares nacionais do Ministério da Educação (MEC) e melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)", explicou Leila Zilene. Ela acrescentou que o método utilizado é o PDCA, método de solução de problemas, que orienta para o estabelecimento de metas, elaboração e monitoramento de planos de ação, verificação de resultados, padronização das ações e/ou tomadas de ações corretivas.

Com informações do Portal SEED

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS