16 de jun. de 2008

PT confirma em Encontro nome de Vado de Gago para prefeito de Pirambu


Por Claudomir Tavares (claudomir@infonet.com.br)

Aconteceu no último domingo, 15, o Encontro Municipal do PT, que confirmou o nome de Evaldo de Carvalho (Vado de Gago) como candidato do partido a prefeitura de Pirambu. A decisão foi tomada por 26 votos contra 04, definitivamente o partido estará na disputa pela primeira vez com uma candidatura própria, depois de participar de três eleições lançando apenas candidaturas proporcionais.

Participação popular

A cidade de Pirambu aguardava com ansiedade esta decisão, pois corria um boato de que forças externas estariam articulando-se junto aos filiados para que o partido recuasse da posição de candidatura própria, indo apoiar o pré-candidato do PMDB, José Nilton Souza. A sede do PT, localizada à Avenida Agostinho Trindade, ficou pequena para acomodar o grande número de petistas, simpatizantes e curiosos que queriam testemunhar este momento histórico.

Encontro prestigiado

Previsto para iniciar às 09 horas, o encontro só começou às 11 horas, sendo o resultado sido anunciado depois das 14 horas. Diversas lideranças do PT a nível estadual participaram do evento, a exemplo do secretário de estado da fazenda Nilson Lima, do líder da Corrente Articulação da Base Severino Bispo, do vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores Eduardo Marques de Souza (Dudu de Estância) e de Cristiano Santos, integrante da Corrente Articulação de esquerda, representando no encontro a deputada estadual Ana Lúcia Menezes e o deputado federal Iran Barbosa.


Duas propostas

Durante o encontro, duas propostas se fizeram anunciar. A primeira defendida pelo presidente do Diretório Municipal, Antônio Zacarias, de que o PT deveria indicar o candidato a vice-prefeito cabendo aos partidos aliados (leia-se o PMDB), a indicação do candidato a prefeito. A segunda, defendida pelas mais representativas lideranças regionais do partido, presente ao encontro, de que o PT não deveria deixar passar o cavalo selado, e que esta era a hora do partido chegar a prefeitura, com candidatura própria, que seria a de Vado de Gago. Este sentimento contagiou aos presentes, que com exceção do voto de Zacarias, aprovaram a proposta, inclusive com o voto favorável do ex-presidente, José Ronaldo Alves, que no Encontro Municipal de 20 de abril, tinha sido o único a votar contra a proposta de candidatura própria. Naquela ocasião, a proposta foi aprovada por 25 votos contra 01.


Ampliar com os aliados

Os filiados do PV aprovaram por unanimidade as indicações de pré-candidaturas proporcionais, entre elas a do estudante universitário Elder Muniz, do atual vereador Heribaldo Correia de Carvalho (Badinho), de Nega e Agnaldo do povoado Maribondo, do pescador Sandro dos Santos, entre mais outra dezena de nomes. Os nomes serão rediscutidos com a formulação da aliança proporcional, que segundo a proposta deve envolver todos os partidos da base aliada em Sergipe e em Pirambu, a saber: PMDB, PSB, PV, PC do B, PHS, PRB, PSL e PDT.

Candidato a vice-prefeito

O PT irá procurar os aliados para discutir com eles a indicação do candidato a vice-prefeito, que deve sair de um dos seguintes partidos: PMDB, PSB, PV, PHS e PC do B, siglas que tem como pré-candidatos respectivamente Zé Nilton/Tonho Santana, Marcos Cruz, Cláudio Biriba, Mirza Prado e Alexandre Espinheira.


Significado

Este encontro do PT reveste de um grande significado político. É que diferente por exemplo de alguns partidos da base aliada, a decisão foi tomada de forma democrática, com a participação dos filiados em dia com suas obrigações partidárias. Uma decisão que, se não agrada aos demais partidos, deve pelo menos ser respeitada e acatada, pelo que ela representa não só na trajetória do PT em Pirambu, mas para a conjuntura política, que exige atitudes como estas, enterrando de vez decisões monocráticas que provocaram estragos como os revelados nos últimos meses pelos seus próprios atores sociais.

Referência

O resultado deste encontro deve servir de referência para os demais partidos que, de 22 a 30 de junho, realizam suas respectivas convenções, estando confirmadas as do PSB, PC do B (29/06), do PHS e PV (30/06).

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS