13 de jun. de 2008

Encontro do PT irá confirmar Vado candidato a prefeito


Partido decidiu em 20 de abril de 2008 que terá candidato próprio a prefeitura de Pirambu e poderá oficializar o nome do comerciante no encontro deste domingo.
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

O grande acontecimento político deste final de semana será indubitavelmente a realização do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, a ser realizado no domingo, 15, a partir das 09 horas em sua sede, localizada à Avenida Agostinho Trindade.

A legitimidade deste encontro está na confirmação do nome de Vado de Gago como candidato a prefeito do partido, uma vez que esta foi uma decisão tomada democraticamente pelos conjunto dos filiados em 20 de abril de 2008, quando a decisão foi tomada por 25 votos contra apenas 1, para confirmar a máxima de que ‘toda unanimidade é burra’, como dizia Nelson Rodrigues.

Internamente e, principalmente fora do partido, existem algumas forças que se opõe ao lançamento de um nome do partido, preferindo uma solução vinda do PMDB, notadamente o pré-candidato José Nilton. Até domingo, vão se movimentar para garantir uma maioria capaz de derrubar a decisão de 20 de abril. Aí chamamos a atenção para que neste jogo político, não sejam utilizados expedientes abomináveis.

Por que esta preocupação?

É que na tarde de ontem, dois panfletos com conteúdos curiosos faziam o chamamento dos petistas e partidos aliados, mas mostrando em seu bojo divergências. O primeiro é um ‘Comunicado à População de Pirambu’ e soa como uma alerta a possível tentativa de evitar virada de mesa. Tem a assinatura do vereador Badinho, é datado de 10 de unho de 2008 e lembra que no Encontro Municipal realizado em 20 de abril a maioria absoluta dos seus filiados decidiu lançar candidatura própria a prefeito, informando que o Encontro de domingo deverá oficializá-la. A conclusão do texto faz um convite ao PSB, PC do B, PV e PHS para se unirem em torno da candidatura do PT a prefeitura de Pirambu. O segundo panfleto é um Convite, não tem a assinatura, mas é indicado como se produzido pela Direção Municipal. Além dos membros do PT, estende o convite a todos os partidos da base do Governo Estadual.

PMDB rachado

O que pareia ponto pacífico, não tem razão de ser mais. O PMDB está rachado com duas pré-candidaturas a prefeitura de Pirambu. Além do economista José Nilton Souza, que está nesta condição desde que foi impugnado em 2004, agora é o vereador Antônio Fernandes de Santana, prefeito em exercício, que reivindica para o si o direito de ser o candidato nato a reeleição, por já ocupar a cadeira de prefeito. As mudanças no tabuleiro da administração municipal ao longo desta semana nos dará uma mostra desta fissura, cujas conseqüências podem abortar em definitivamente o projeto peemedebista de permanecer na prefeitura por mais quatro anos.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS