25 de jun. de 2008

Escolas públicas salvam os festejos juninos em Pirambu


Amaral Lemos e Mário Trindade estão sendo responsáveis pela continuidade das festas, que hoje estão consolidadas no Calendário Escolar da rede estadual e municipal

Pelo nono ano consecutivo, as escolas da rede pública municipal e estadual estão salvando os festejos juninos no município de Pirambu. Com a descaracterização e conseqüentemente destruição desta que é a mais tradicional manifestação cultural de nossa cidade, coube as escolas segurar esta corrente.

Tudo isso teve início com a 1ª Cavalgada do Amaral Lemos, realizada pela primeira vez em 2001. De lá para cá são nove edições. O Mário Trindade seguiu os passos do Amaral e em 2002 realizava sua primeira cavalgada. De lá para cá já se vão 7 edições.

E assim o Ciclo Junino em Pirambu vai resistindo, com altos e baixos, mas preservando sua autenticidade. A programação teve início na tarde e noite de ontem, 20, com a 9ª Festa Junina do Mário Trindade, a maior e mais representativa escola da rede municipal, que este ano teve como tema ‘Valorizando os festejos juninos em Pirambu’, tema idealizado pelo conjunto dos professores, que após ampla discussão, foi levado à realização pos professores, estudantes e a comunidade que afluiu para o interior da escola. Os pequenos do Ensino Fundamental Menor (1ª a 4ª Séries) celebraram ‘Os Santos Juninos’ (Santo Antônio, São João e São Pedro).

Da programação constaram Apresentações Culturais, Cavalgada, Gincana, e Muito Forró, animado pelo Grupo Trio da Ilha e Shigeu do Forró, do professor Alysson Shigeaki. Regado a comidas típicas, curiosidades, transformando a grande área interna numa imensa comunidade rural dos autos tempos juninos.

O Colégio Estadual José Amaral Lemos que este ano além da 8ª Cavalgada, realiza a 9ª edição do ‘São João na minha Escola’, dividiu a festa em duas etapas. Na tarde de ontem, 20, foi à vez dos estudantes do Ensino Fundamental se deleitar com gincanas, brincadeiras, música, dança, uma animação pra frente, que só terminou ao cair da noite. Na próxima semana, sexta e sábado, 27 e 28 de Junho, será a vez do Ensino Médio fazer a festa.

A Tribuna da Praia estará selecionando os melhores momentos de ambas as festas para disponibilizar ao conjunto de nossos leitores.
Fonte: Tribuna da Praia - Em: 21/06/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS