26 de out. de 2010

Colégio Atheneu comemora 140 anos

Alunos e professores do Colégio Estadual Atheneu Sergipense comemoraram na manhã desta segunda-feira, 25, os 140 anos de existência da escola. Um dos mais tradicionais colégios do estado, o Atheneu, foi fundado em 24 de outubro de 1870, sendo o primeiro estabelecimento de ensino de Sergipe. O evento contou com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, além de ex-alunos que foram homenageados.
“Os que fazem o Atheneu de hoje devem seguir o exemplo dos ex-alunos que foram homenageados, porque esta escola é um símbolo de sucesso e orgulho para todos os sergipanos”, disse o secretário. A comemoração foi feita na quadra de esportes da unidade de ensino, onde foi realizada uma missa de ação de graças, celebrada pelo padre Farias. O diretor do Colégio Atheneu, Genaldo Freitas de Lima, falou sobre a importância da escola para a história de Sergipe. “São 140 anos de formação da sociedade sergipana. Os grandes nomes ilustres de Sergipe passaram por aqui, e isso mostra que o Atheneu faz parte da história”, afirmou.
Satisfação
Os alunos mostraram bastante satisfação em fazer parte dessa comemoração. “Gosto daqui porque o Atheneu é um colégio histórico, o melhor de Sergipe. E é um dos que mais aprovam no vestibular”, disse Mirian Angélica de Oliveira Silva, 16, aluna do 1º ano. “Aqui temos a oportunidade de passar o dia todo na escola tendo estudos avançados. É uma grande felicidade poder homenagear a todos que fazem parte do Atheneu”, afirmou o aluno Jorgeval Monteiro Souza, 16.
Já a aluna Helen Luci Bezerra, 13, ressaltou a preparação que o Atheneu oferece aos alunos. “Aqui a escola nos prepara bastante para o vestibular e incentiva os alunos a se dedicarem mais aos estudos para terem um futuro melhor”, disse. Marques Fernandes de Sá Lima, 16, aluno do 1º ano, disse que para ele é uma honra estudar no Atheneu e fazer parte dessa história.
Cidadania
Um dos pontos ressaltados pelos professores é a formação do aluno para a cidadania. “O Atheneu comemora 140 anos de história e cultura, ensinando os alunos a serem cidadãos de bem e preparados para a vida”, disse o professor de geografia João Carlos Costa. A mesma opinião foi compartilhada com a professora de química Patrícia Soares de Lima. “É um momento ímpar, em que o Atheneu mostra a sua história, provando que é uma escola de alto padrão desde o seu início até hoje, formando verdadeiros cidadãos”, afirmou.
Homenagens
Durante a comemoração, os estudantes fizeram uma emocionante homenagem à aluna Carla Manuele Guedes, que faleceu no mês de setembro. Logo em seguida, foi realizada uma entrega de placas para 18 homenageados, entre alunos, ex-alunos, funcionários e professores do Colégio Atheneu Sergipense. Pela tarde haverá um almoço e também apresentações artísticas dos alunos.
Fonte: SEED/SE - Em: 25/10/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS