4 de out. de 2010

Pirambu deu a maior votação proporcional ao PCB em Sergipe

Partido não atinge meta estabelecida, mas supera em 50 votos quantitativos obtido em 2006
 
Em uma eleição polarizada, em que o eleitor faz opção pelo voto útil, conseguir votos para um candidato alternativo, que não tem nas disputas eleitorais uma prioridade de ação política, a votação obtida pelo PCB em Pirambu precisa ser avaliada numa perspectiva da sua representatividade no universo da proporcionalidade obtida no conjunto dos demais municípios.

A sua direção municipal previa uma votação máxima, caso se confirmasse as previsões de alcance de 3%, em Sergipe, de 300 (mais de 6%) e mínimo de 100 votos (mais de 2%), se o partido atingisse pelo menos 1%. Em todo o estado, o partido alcançou 4.247 (0,41%), contra os 2.562 (0,26%) de 2006. Em Pirambu, o partido superou o percentual mínimo, mas não o eleitoral esperado.

A votação do PCB em Pirambu, que priorizou apenas a candidatura de governador, pelo pouco tempo que seus dirigentes e militantes tiveram, associados a inexistência de recursos para promover uma campanha competitiva, Leonardo Dias obteve qualificados 57 votos (1,16%), contra os 7 (0,14%) de 2006, sendo este o maior percentual obtido pelo partido em Sergipe.

Segundo Claudomir Tavares, secretário político do partido em Pirambu, “o PCB nunca acalentou a perspectiva de uma votação expressiva, pois acreditávamos piamente apenas nos votos dos familiares de Leonardo Dias em Pirambu, Aguilhadas e Lagoa Redonda, os militantes do PCB (cerca de 10) e parte dos nossos familiares, o que se confirmou”, disse.

“A nossa tarefa imediata, passada as eleições, é prosseguir com a construção partidária, definir nossa posição diante da situação política municipal e inseri-lo nos movimentos sociais, ações adiadas em função de neste período termos dado preferência a construção dos pilares balizadores de nossa presença no município”, descreve o dirigente comunista.
Dentro do agenda do PCB, “está prevista uma reunião ordinária para o dia 30 de outubro, quando serão definidos os próximos passos políticos e organizativos, entre os quais a realização do Fórum ‘Pirambu no Século 21’, que deverá preparar o partido para os embates que se avizinham não só em anos eleitorais, como também nos anos ímpares”, conclui.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS