13 de out. de 2010

Projeto ‘Sociedade Canudos’

Idéia surgiu em 1994 na cidade de Pirambu e poderá ser colocada em prática em 2011, incluindo a cidade de Propriá
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net
 
Um sonho antigo começa a se transformar em realidade. Há 16 anos, no Colégio Estadual “José Amaral Lemos” era iniciado o Projeto “Canudos: Ontem e Hoje”, uma extensão das celebrações pelos “100 Anos de Luta pela Terra”, que se deu no ano anterior. O Amaral Lemos foi a primeira escola do interior de Sergipe a se incorporar ao estudo do tema. Um Concurso de Poesia e Redação, estudo de cordel produzido pelo professor e cordelista Zé Antônio e da cartilha produzida pelo MST na sala de aula. Nascia ali o indicativo de construção da Sociedade Canudos.

Nos anos seguintes, o Ciclo de Estudos Canudos Ontem e Hoje teve prosseguimento naquela instituição. Em 1999 a escola recebeu o Grupo de Teatro Canudos em Movimento, a época dirigido pelo professor Jorge Ramos, que apresentou o espetáculo “1999: 499 anos: negros, índios e mestiços – colonização e genocídio (ou algo parecido)”. No ano 2001 foi a vez da Escola Municipal Mário Trindade Cruz se incorporar ao estudo do tema, através da realização do Seminário “Canudos Ontem e Hoje”, com a palestra ministrada pelo professor Claudomir Tavares, apresentação do espetáculo “Guerra da Canudos”  encenada pelo Grupo de Teatro Canudos em Movimento, agora sediado no povoado São José da Caatinga.

A proposta de montar um grupo heterogêneo composto por estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos do tema em Propriá e Pirambu (cidades onde atuamos profissionalmente) surgiu em 2007, mas ficou apenas na idéia, a partir da presença da Tribuna da Praia na celebração daquele ano. O Portal esteve participando esse ano e se aquece a proposta de montar este grupo, a partir de uma organização, movimento ou algo parecido, podendo ser mesmo a Sociedade Canudos. Permanecerá a parceria com o Centro Canudos em Movimento, que seria assim nosso parceiro imediato e padrinho dos novos membros.

Ainda esta semana estaremos apresentando a proposta a personalidades e instituições que posam se integrar ao novo grupo ou contribuir financeiramente para viabilizar o projeto que seria construído nos próximos meses, devendo incluir reuniões preparatórias, seminários, exibição de vídeos, teatro, poesia, entre outros temas que teriam um cronograma de realização a ser cumprido no período de Novembro de 2010 a Outubro de 2011 com a participação da XXVIII Celebração Popular pelos Mártires de Canudos. Informações adicionais podem ser obtidas através do celular (079) 9917.0510 (Tribuna da Praia) ou 8834.1483 (Claudomir Tavares).]

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS