8 de out. de 2010

Sergipanos a caminho de Canudos

Neste momento caravana está em Caldas do Jorro, no município de Tucano (BA)
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net

As primeiras horas da manhã desta sexta-feira já encontram um grupo de sergipanos a caminho de Canudos. Eles irão participar da XXVII Celebração Popular pelos Mártires de Canudos, que acontece de 08 a 10 de Outubro no sertão baiano, e que esse ano maca os “180 anos de Antônio Conselheiro: Semeando ideais, construindo identidades”. Eles se juntam a outras delegações que sairão de Sergipe, Bahia, Pernambuco e outros estados, que se reúnem nesta sexta-feira (08/10) em Uauá (Colégio Antônio Conselheiro), sábado (09/10) em Bendengó, Mirante de Canudos e Açude de Cocorobó/Nova Canudos e domingo (10/10) em Monte Santo.

O grupo de sergipanos saiu a 1h50min do povoado São José, reunindo-se a outra parte a delegação que já os esperavam em Japaratuba. Nesse momento eles estão no balneário Caldas do Jorro, distrito de Tucano (BA), onde depois do almoço dirige-se a cidade de Uauá. Lá teremos manifestações artísticas e culturais (teatro, exposição de fotografias, poesias, reisado, forró, banda de pífano e cantoria com Fábio Paz, Dinho Oliveira, Zé Costa, Joaquim Antônio, Roze, Tato Lemos, Paulino Jequié, Gereba e Luizinho Calixto.
A delegação de São José e Japaratuba, eu inclui ainda este que vos escreve, é composta por membros do Grupo Folclórico ‘São João na Roça’ (tradicional grupo resgatado em 2006) e do Grupo de Teatro ‘Canudos em Movimento’, além de estudantes dos colégios João Prado e José de Matos Teles, professores, pesquisadores e ativistas culturais.

Segundo o professor Luciano Acciole Gomes, principal líder da expedição a Canudos, “há 12 anos participamos da celebração de Canudos e nos últimos 10 anos a viagem vinha sendo bancada pela prefeitura de Japaratuba. Este ano estamos indo a Canudos graças a amigos que acreditam na dimensão cultural do projeto”, disse. “A gente vai de ousado. Mas gostaríamos de afirmas aos que participam pela primeira vez, que vocês nunca mais serão os mesmos depois de uma viagem a Canudos, pois aqui não se trata de uma farra e sim de uma celebração popular”, completou.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS