7 de nov. de 2010

ECOS POLÍTICOS: Sete pré-candidatos disputam a prefeitura de Pirambu

Confirmado o quadro atual, teremos a quebra da falsa polarização que tem predominado ao longo da história das disputas políticas
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net
Encerrado o período eleitoral de 2010, as atenções estão voltadas para as eleições 2012, quando serão eleitos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo país. Em nosso município, dada a fraca representação política eleita em 2008, avizinha-se uma limpeza que a sociedade clama nos poderes executivo e legislativo, com a eleição de um novo quadro que possa colocar Pirambu finalmente no século 21, pois a forma como a política tem sido operada atualmente nos remete ao século XIX.
Dez prefeitos, doze mandatos – Emancipada em 26 de Novembro de 1963, eleições são realizadas em Pirambu desde 1965 quando o saudoso João Doria do Nascimento fora eleito primeiro prefeito. De lá para cá dez prefeitos (João  Dória do Nascimento, Juarez Lopes Cruz, Walter Amaral, Daniel Luiz dos Santos, Marcos Lopes Cruz, Cesar Vladimir de Bonfim Rocha, Silvia Maria de Vasconcelos Palmeira Cruz, André Luiz Dantas Ferreira, Juarez Batista dos Santos e atual José Nilton de Souza). João Dória e André Moura foram prefeito em dois mandatos.
Polarizadas – Historicamente as eleições em Pirambu têm sido marcadas pela polarização, excetuando-se as eleições de 1982 quando tivemos cinco candidatos (José Alexandre Santos, Lúcio Almeida, e Marcos Cruz, pelo PDS, João da Silva e Nelson Vieira, pelo PMDB). Desde sua primeira eleição, ressalvando-se algumas exceções, apenas três famílias tiveram o comando do município, sendo os destoantes, apoiados por uma delas. Em 47 anos de emancipação e 45 de disputas políticas, apenas uma improdutiva dança de cadeiras.
Sopa de letrinhas – Para as eleições que se avizinham vinte e três partidos, quase todos eles de aluguel, consoante levantamentos preliminares, estão habilitados ou se habilitando, sendo alguns cartoriais e outros em formação, para concorrer ao pleito (PRB, PP, PDT, PT, PTB, PMDB, PSTU, PSL, PTN, PSC, PCB, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PMN, PSB, PV, PRP, PSDB, PSOL e PCdoB). É possível que até lá, muitos destes sejam deixados de lado quando os grupos finalmente definirem seus times e posições que mandam a campo.
Nomes – Enquanto 2012 não chegam, sete partidos anunciam intenções de lançamento de pré-candidaturas a prefeitura de Pirambu, sendo que praticamente todos, excetuando-se o PCB, já teriam definidos seus possíveis nomes. Pela ordem alfabética, seriam estes os pré-candidatos: Assis Conceição – PPS, Dr. Nilton – PMDB, Elinho – DEM, João Guilherme – PSDB, Mirza Prado – PHS, Vado de Gago – PT. O PCB terá candidato, mas pela ordem está dando prioridade a construção partidária, iniciada em 21 de julho de 2010.
Juarez Batista – Fortalecido pelo resultado das urnas obtidos pelo seu candidato a deputado federal, Laércio Oliveira, o ex-prefeito Juarez Batista dos Santos (PRP) não descarta a possibilidade de um novo julgamento das urnas, desta vez, distante do ex-padrinho político André Moura, a quem serviu durante dez anos (1987 até 2007), quando rompeu e denunciou ao maior esquema de corrupção da História de Pirambu, que tinha os dois ex-prefeitos como autores, um como intelectual e outro como operador do sistema.
Enquete – Nos próximos dias iremos fazer um análise específica sobre os nomes e as possibilidades, e limitações de cada um dos possíveis nomes elencados nesta matéria. Enquanto isso, convidamos nossos leitores a fazer um exercício sobre nossa Enquete disponibilizada neste portal em que perguntamos ‘Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Pirambu?’. Insistimos que Enquete não é pesquisa nem tem a intenção de ser, mas é um excelente exercício, considerando não ser permitido mais que um voto por computador (IP).
Formação Política – A cidade de Pirambu foi escolhida pelo Partido Comunista Brasileiro para sediar no próximo final de semana o Curso Estadual de Iniciação Política. Voltado para militantes, dirigentes e simpatizantes, o curso cujas vagas será limitada a 30 participantes para favorecer a dinâmica proposta pelo ministrante, acontece nos dias 13 e 14 de Novembro e reúne comunistas de Aracaju, Arauá, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, São Cristóvão, Simão Dias, Propriá e outras cidades que serão confirmadas nos próximos dias.

Um comentário:

Dayse Rocha disse...

Não esqueça que o PSOL estará também no cenário

TODAS AS NOTÍCIAS