No último final de semana ele esteve pesquisando o Samba de Aboio no povoado Aguada
Por Claudomir Tavares * | claudomir@tribunadapraia.net

Como acreditando que há tempo para tudo entre o Céu e a Terra, Amorim concluiu em 2009 seu curso de História-Licenciatura Plena, integrante da primeira turma da Universidade Estadual Vale do Acaraú/Sergipe, estando seguindo os caminhos dos seus melhores mestres: Heródoto, Galileu, Karl Marx, Marc Bloch, Erick Hobsbawm e Jussuê Ferreira, entre outros. Ele tem sido um incansável e com uma sede premente de pesquisa, qualidade imprescindível para os historiadores que valorizam a Clio.
Amorim tem viajado, feito palestras, pesquisado e apresentado o objeto de sua pesquisa de graduação, que resgatou a presença da Ditadura Militar em própria, um trabalho digno dos mais honestos elogios de quem teve a oportunidade de conhecê-lo, a exemplos dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente), o maior e mais representativo do baixo São Francisco em Sergipe e da Universidade Tiradentes (Unit), através do Campus de Propriá.
Falar de Amorim levaria a escrever várias laudas e assim, voltaremos a registrar as pegadas deste professor-historiador-pesquisador, tripé de quem está no mundo como um agente e não paciente da História. Assim, vamos contar um fuxico: no último sábado ele esteve no povoado Aguada, de fortes tradições culturais, pesquisando sobre o grupo folclórico ‘Samba de Aboio’. Mostra assim, que, identificado com seus princípios, faz opção pela vertente da cultura popular.
Parabéns mestre, pois segundo o grande João Guimarães Rosa, “mestre não é quem sempre ensina ( e você nos tem ensinado muito), mas quem sempre aprende” (e temos aprendido muito com você), e você tem aprendido no calor diário a nos ensinar as melhores lições de um profissional cada vez mais raro, mas que para grata surpresa existe,sendo você um espécie que precisamos perpetuar. “Um cheiro no coração”, como diria o professor Paulo Roberto Ayres de Freitas Britto, um velho (não tanto conhecido seu.
_______________________________
* Professor de Cultura Sergipana no CE Joana de Freitas Barbosa e de história no Pré-Universitário – Pré-Uni/SEED
Fonte: TRIBUNA DA PRAIA.net - Em: 16/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário